O objeto Proxy mr é projetado para uso em cenas grandes para renderização com mental ray.
Esse tipo de objeto é útil quando as cenas contêm muitas instâncias de um objeto, como um auditório com centenas ou milhares de instâncias de um modelo de assento. Ele também é particularmente útil para objetos com contagens de polígonos extremamente altas, pois previne a conversão em formato mental ray e a presença do objeto de origem no momento da renderização, poupando tempo e liberando uma grande quantidade de memória para a renderização. Os únicos inconvenientes são a menor fidelidade do objeto proxy nas viewports e a incapacidade de editar proxies diretamente.
O uso básico do objeto Proxy mr lhe permite criar e, opcionalmente, animar o objeto de “origem”, aplicar um material e salvar uma cópia em disco para possíveis modificações futuras. Em seguida, você converte o objeto em formato Proxy mr e grava o proxy em um arquivo ou em uma série de arquivos no disco. Depois desse procedimento, ele aparece nas viewports como uma nuvem de pontos (um conjunto de vértices mostrando o tamanho e a forma aproximada do objeto). Por fim, você exclui o objeto de origem, pois sua presença na cena não é mais necessária. A partir desse momento, é possível utilizar o objeto Proxy mr como qualquer objeto na cena, criando instâncias dele, transformando-o etc. Quando você renderiza, o mental ray carrega os arquivos do disco e utiliza a geometria neles definida. No entanto, se você precisar modificá-la (por exemplo, alterar um parâmetro do modificador ou editar um subobjeto), deverá carregar o objeto de origem, modificá-lo, reconectá-lo ao objeto proxy e regravar os arquivos.
Para utilizar o objeto Proxy mr:
Até que você defina o objeto de origem, o objeto Proxy mr será exibido na cena como um cubo com estrutura de arame.
O objeto Proxy mr exige que você especifique o objeto de origem no painel Modificar.
O nome do objeto de origem será exibido no botão.
Isso abre a caixa de diálogo Criação de Proxy mr, que permite definir os parâmetros do arquivo de objeto proxy, inclusive os quadros de animação e as configurações de visualização. Altere as configurações conforme necessário e clique em OK para continuar.
O arquivo será salvo no formato MIB e seus caminho e nome serão inseridos no campo Arquivo de proxy. Depois de salvar o arquivo, a opção Exibir grupo mostra a geometria do proxy e a viewport mostra o objeto, por padrão, como uma nuvem de pontos: um grupo de vértices que define aproximadamente a forma do objeto. É possível alterar o número de pontos na nuvem e utilizar uma caixa delimitadora para representar o objeto, com ou sem a nuvem de pontos. (Quando a nuvem de pontos está ativada, é possível alternar a caixa delimitadora, mas quando você desativa a nuvem de pontos, a caixa delimitadora é sempre exibida.)
Objeto Proxy mr representado como uma nuvem de pontos
Se você quiser, agora pode excluir o objeto original.
Você pode agora usar esse objeto como qualquer outro no 3ds Max, aplicando materiais, copiando, animando com ele e assim por diante.
Para utilizar materiais com o objeto Proxy mr:
Quando você converte um objeto em formato Proxy mr, o proxy não herda o material do objeto. Uma forma eficaz para lidar com isso é com o material de XRef.
Em seguida, para modificar o material no proxy, carregue o objeto de origem, edite seu material e salve o arquivo. Como o material do objeto proxy é referenciado externamente, ele é atualizado automaticamente.
Exemplo: para utilizar um objeto de origem animado:
O objeto Proxy mr suporta animação no nível do vértice, assim como alterações topológicas no objeto de origem. Por exemplo, é possível criar uma simulação de fluidos com um sistema de partículas ao qual se aplique BlobMesh e, em seguida, consolidá-la em uma série de arquivos Proxy mr. Esse procedimento é um exemplo de como utilizar esse recurso.
Na caixa de diálogo Criação de Proxy mr, selecione uma opção de animação (Segmento de tempo ativo ou Intervalo personalizado) e, se desejar, alterne entre as opções de Visualizar geração. Clique em OK para continuar.
3ds Max grava um par de arquivos (geometria e miniatura) para cada quadro da animação.
Exibe o nome do objeto de origem ou, se você ainda não tiver atribuído um, o texto “Nenhum”. Para atribuir um objeto, clique no botão e selecione o objeto de origem. O nome do objeto de origem aparece no botão, a menos que você exclua o objeto de origem em seguida. Nesse caso, a legenda do botão volta a ser “Nenhum”, embora o objeto Proxy mr continue funcionando normalmente, presumindo-se que você tenha salvado o objeto em um arquivo MIB.
Restaura a legenda do botão do objeto de origem para “Nenhum”, mas não afeta de outra forma o objeto proxy.
Permite salvar o objeto como arquivo MIB, que pode ser carregado no outro objeto Proxy mr usando-se os controles de Arquivo de proxy.
Clicar no botão abre uma caixa de diálogo Nome do arquivo, onde é possível navegar até a pasta desejada e inserir um nome de arquivo. Em seguida, quando se clica em Salvar, o 3ds Max abre a caixa de diálogo Criação de Proxy mr. Defina os parâmetros como desejar e clique em OK.
Isso salva um arquivo chamado [nome do arquivo].mib, que contém os dados de geometria, e outro chamado [nome do arquivo].mib.bmp, , que contém a imagem em miniatura exibida na implementação de Parâmetros.
Se a opção Suporte a animação estiver ativada, o 3ds Max grava uma sequência de ambos os tipos de arquivo, com um número de quadro de quatro dígitos anexado ao nome do arquivo base de cada arquivo. Por exemplo, se você utilizar o nome de arquivo
Teste
e definir o grupo Suporte a animação Quadros como 10, o primeiro par de arquivos receberá os nomes
Test0000.mib
e
Test0000.mib.bmp,
o segundo par receberá os nomes
Test0001.mib
e
Test0001.mib.bmp
e assim por diante.
Esse campo editável exibe a localização e o nome do arquivo base MIB armazenado com o comando Gravar objeto em arquivo. Para usar outro arquivo, é possível editar o campo manualmente ou clicar no botão [...] e utilizar a caixa de diálogo Nome de arquivo para selecionar um novo arquivo.
Clique nesse botão para escolher um arquivo MIB para carregar no objeto proxy. Você pode utilizar esse botão para carregar um arquivo MIB existente em um objeto proxy novo, permitindo transferir facilmente objetos entre diferentes cenas.
Ajusta o tamanho do objeto proxy. Alternativamente, é possível utilizar a ferramenta Escala para redimensionar o objeto.
O número de vértices exibidos na nuvem de pontos para o objeto proxy. Para obter o melhor desempenho, exiba somente os vértices suficientes para tornar o objeto reconhecível.
Quando essa opção está ativada, o objeto proxy é exibido como uma nuvem de pontos (grupo de vértices) nas viewports. Quando essa opção está ativada, você pode combiná-la com Mostrar caixa delimitadora (veja a seguir).
Quando essa opção está ativada, o objeto proxy é exibido como uma caixa delimitadora nas viewports. Disponível somente quando a opção Mostrar nuvem de pontos está ativada. Quando a opção Mostrar nuvem de pontos está desativada, a caixa delimitadora é sempre exibida.
Exibe a imagem em miniatura armazenada para o quadro atual do arquivo MIB. A miniatura é gerada quando se clica em Gravar objeto em arquivo. A imagem inclui o plano de fundo da cena atual. Também, se você desativar a opção Excluir outros objetos na implementação de Visualizar opções de geração, ela incluirá outros objetos na cena.
Essas configurações controlam a reprodução da animação; a gravação de animações é controlada pelas configurações de Criação de Proxy mr (veja a seguir) quando você salva o objeto Proxy.
Quando essa opção está ativada, a animação é reproduzida no objeto proxy se o atual arquivo MIB for parte de uma sequência de animação. Quando essa opção está desativada, o objeto proxy permanece no estado do último quadro da animação.
Salvar ou carregar um objeto proxy animado automaticamente ativa a reprodução da animação.
O restante das configurações de Suporte a animação só está disponível quando a animação está ativada.
O número de quadros na animação a serem usados, iniciando no primeiro quadro da animação + o valor de Deslocamento do quadro.
Após o último quadro ser reproduzido, a animação se repete, novamente do primeiro quadro em diante ou, se a opção Reproduzir Ping-Pong estiver ativada, para frente e para trás.
Salvar ou carregar um objeto Proxy animado define automaticamente a opção Quadros com o valor correto.
Permite ajustar a velocidade de reprodução como multiplicador. Por exemplo, se você carregar uma animação com 100 quadros e, em seguida, definir Velocidade de reprodução como 0,5 (metade da velocidade), o 3ds Max reproduzirá cada quadro duas vezes, e a reprodução total da animação terá 200 quadros. Padrão=1,0 (velocidade total).
Permite iniciar a reprodução da animação em um quadro diferente do primeiro. Adicione esse valor ao quadro inicial (consulte Geometria para gravação) para determinar em qual quadro começa a reprodução da animação.
Quando essa opção está ativada, a reprodução da animação avança, em seguida, é revertida, torna a avançar e assim por diante. Quando essa opção está desativada, a reprodução só avança.
Essa caixa de diálogo aparece quando você clica em Gravar objeto em arquivo, insere um nome de arquivo e clica em Salvar. Elas determinam se a animação é salva no arquivo de proxy, como isso é feito e como exibir a visualização.
Escolha a opção que especifica como salvar animação de deformação, como aquela produzida por modificadores, no arquivo de proxy. A animação de transformação, como a rotação de todo o objeto, não é salva.
Essas configurações determinam como exibir a visualização do objeto e são salvas com o arquivo de proxy.
Quando essa opção está ativada, a imagem da visualização contém apenas a geometria do objeto proxy. Quando essa opção está desativada, a visualização exibe qualquer geometria adicional na cena até o limite de zoom da imagem (consulte Extensões de zoom automáticas, a seguir). Padrão=ativado.
Quando essa opção está ativada, amplia a imagem da visualização até a caixa delimitadora do objeto proxy antes de renderizar a imagem. Padrão=ativado.