Usar grupos

O agrupamento permite combinar dois ou mais objetos em um único objeto agrupado. O objeto agrupado recebe um nome e logo, é tratado como qualquer outro objeto.

O objeto à direita é um grupo e é tratado como uma única entidade.

Os nomes de grupos são similares aos nomes de objetos, com exceção de que são suportados pelo objeto do grupo. Em listas como a lista no Substituto de seleção, os nomes de grupos aparecem entre colchetes. Por exemplo: [Group01]. No Scene Explorer e nas caixas de diálogo relacionadas, os colchetes encerram o ícone do objeto de grupo.

Os comandos para gerenciar grupos estão no menu Grupo padrão.

Características gerais de grupos

Ao agrupar objetos, você pode tratá-los como um único objeto em sua cena. Você pode clicar em qualquer objeto do grupo para selecionar o objeto do grupo.

Ao criar um grupo, todos os seus membros objetos estão vinculados de forma rígida a um objeto fictício invisível. O objeto do grupo utiliza o ponto de giro e o sistema de coordenadas de transformação local desse objeto fictício.

Os grupos podem ser aninhados. Isto é, os grupos podem conter outros grupos, para qualquer nível.

Transformar e modificar um grupo

É possível transformar e modificar um grupo como se fosse um único objeto, e você pode animar as transformações e os modificadores.

Quando você aplica um modificador ao grupo, este aplica uma instância do modificador para cada objeto no grupo. Um objeto agrupado mantém a sua instância de modificador, mesmo que ele seja removido do grupo mais tarde.

Quando você aplica uma transformação ao grupo, por outro lado, ela se aplica somente para o grupo como um todo. De forma mais precisa, o 3ds Max aplica a transformação ao objeto fictício que representa o grupo.

É possível transformar e animar objetos individuais dentro de um grupo de forma independente do grupo. No entanto, quando você transforma o grupo em si, a transformação afeta todos os objetos agrupados por igual. A transformação do grupo é adicionado de forma uniforme aos objetos que têm movimentos independente. Uma analogia é uma gaiola de pássaros, cada um voando sozinho, enquanto a gaiola em si está sendo movida. No caso dos grupos, a "gaiola" (o objeto fictício) expande ao redor de todos os objetos no grupo, seja onde for que as transformações independentes do objeto os levem.

Acesso a objetos em um grupo

É possível abrir e fechar os grupos para acessar os objetos individuais contidos neles sem dissolver o grupo. Esses comandos mantêm a integridade do grupo.

Dissolvendo grupos

É possível dissolver grupos de forma permanente seja desagrupando ou explodindo-os. Os dois comandos dissolvem grupos, mas em níveis diferentes.

Quando você Desagrupa ou Explode um grupo, os objetos dentro do grupo perdem todas as transformações de grupo que não estejam no quadro atual. No entanto, os objetos retêm qualquer animação individual.

Para transformar ou modificar os objetos dentro de um grupo, você deve primeiro removê-los do grupo, seja temporariamente ou permanentemente. O comando Abrir permite que você faça isso.

Comparação de grupos com Outros métodos de seleção

Comparado com os outros métodos que podem ser usados para combinar objetos no 3ds Max, o agrupamento é mais permanente do que fazer uma seleção transitória, mas menos permanente que anexar objetos.