Uso de montagens

Montagens são úteis para criar combinações de geometria e objetos de luz que atuam como luminárias. Esses são usados para representar o alojamento de uma lâmpada e a origem, ou origens, da sua luz. É possível utilizar as montagens para representar luminárias tais como simples lâmpadas de mesa, faixas de iluminação, sistemas de vias, arandelas de parede com luzes fluorescente ou incandescentes, sistemas de candelabros, sistemas de cabos de voltagem e assim por diante.

O objeto à direita é uma montagem e é tratado como uma única entidade.

Ao criar montagens de luz, primeiro você cria os objetos e constrói uma hierarquia e depois define parâmetros de junção e atribui a CI (Cinemática inversa). Como último passo, monte a hierarquia do objeto. As luzes utilizadas na montagem possuem multiplicador de luz e controles de cor do filtro. Você conecta os parâmetros Regulador para iluminação e Cor do filtro do objeto auxiliar Luminária aos parâmetros das fontes de luz que são membros da montagem de luz.

Nota: Para conectar os controles de Luminária aos parâmetros de luz, primeiro é preciso abrir a montagem e depois fechá-la após a conexão.

É possível utilizar a cinemática inversa para apontar um feixe de luminária simplesmente movendo o objeto de destino da luz.

Montagens e grupos

A funcionalidade da montagem é um superconjunto de agrupamento. Como o agrupamento, a criação de uma montagem permite combinar dois ou mais objetos e tratá-los como um único objeto. A montagem do objeto recebe um nome e, a seguir, é tratada como qualquer outro objeto.

A principal diferença com as montagens é que, ao montar os objetos membros, você especifica um objeto de ponta: um objeto auxiliar de Luminária. O objeto de ponta age como uma extremidade frontal para a montagem e os seus parâmetros aparecem no painel Modificar quando a montagem é selecionada. É possível utilizar esses parâmetros para controlar as fontes de luz na montagem por meio da conexão de parâmetros. É possível criar outros tipos de objetos de ponta com o MAXScript.

Os nomes de montagem são semelhantes a nomes de objeto, exceto que são carregados pela montagem. Em listas como a do Flutuador de seleção, os nomes de montagens aparecem entre colchetes; por exemplo: [Montagem01]. No Scene Explorer e em caixas de diálogo relacionadas, os colchetes delimitam em vez disso o ícone do objeto de montagem.

Dica: Depois de ter criado em uma luminária e montado as peças, use o recurso de instanciação para copiar a luminária e depois distribua as cópias na cena. Dessa forma, se você alterar os atributos de uma origem de luz em uma montagem, as alterações serão refletidas em todos os exemplares de origens de luz. Por exemplo, nas primeiras etapas do projeto, você pode usar mapas de sombra, mas depois pode desejar alternar para sombras de tracejamento de raio avançado para uma maior precisão na renderização. Usar a instância facilita a alteração dessas configurações globalmente.

Características gerais de montagens

Uma vez que a montagem de objetos, você pode tratá-los como um objeto único em sua cena. Você pode clicar em qualquer objeto da montagem para selecionar toda a montagem.

Quando você cria uma montagem, todos os seus objetos membro ficam rigidamente vinculados a um objeto de ajuda da Luminária invisível. A montagem utiliza o ponto de giro e o sistema de coordenadas de transformação local deste objeto de ajuda.

Você pode aninhar montagens. Isto é, as montagens podem conter outras montagens (ou grupos), até qualquer nível.

Os parâmetros do objeto de ponta aparecem no painel Modificar quando a montagem é selecionada. Você pode utilizar a funcionalidade de Parâmetros de fio do 3ds Max para conectar esses parâmetros aos parâmetros de objetos de luz na montagem.

Tipos de luminárias:

Esquerda:Fixo

Meio: Orientável

Direita: Luzes múltiplas

Transformar e modificar uma montagem

É possível transformar ou modificar uma montagem como se fosse um único objeto, e você pode animar as transformações.

Diferentemente de um grupo, quando você aplica um modificador à montagem somente a luminária recebe o modificador. Portanto, modificadores de deformação como o Dobrar não têm nenhum efeito em montagens.

Quando você aplica uma transformação na montagem, ela se aplica à montagem como um todo. De forma mais precisa, o 3ds Max aplica a transformação ao objeto fictício que representa a montagem. Para modificar objetos membro, primeiro é preciso abrir a montagem, selecionar os objetos e, a seguir, aplicar os modificadores. Estes modificadores não aparecem na pilha de modificadores quando a montagem está fechada.

É possível transformar e animar objetos individuais dentro de uma montagem de forma independente da montagem. No entanto, quando você transforma a própria montagem, a transformação afeta todos os objetos montados igualmente. A transformação da montagem é adicionada de modo uniforme a objetos com movimentos independentes. Uma analogia é uma câmara de pássaros, cada voar em torno de em sua própria, enquanto o Cage em si está sendo movido. No caso das montagens, a "caixa" (objeto fictício) expande ao redor de todos os objetos na montagem, seja onde for que as transformações independentes dos objetos os levem.

Acessar objetos em uma montagem

É possível abrir e fechar montagens para acessar os diferentes objetos contidos nelas sem dissolver a montagem. Estes comandos mantêm a integridade da montagem.

Usar Tornar único com montagens

Quando você duplica montagens utilizando a instância e, a seguir, torna os clones únicos, é importante considerar como isso afeta a fiação de parâmetros. Considere o seguinte caso de utilização típica:

  1. Arraste uma montagem, como uma luminária, para uma cena.
  2. Duplique a montagem várias vezes usando a opção Instância e posicione as instâncias na cena.
  3. Para tornar a aparência da cena mais realista, dando a impressão de aleatoriedade aos objetos em cena, torne únicos alguns dos exemplares da montagem e ajuste seus parâmetros para diferir do resto das instâncias.

Quando você duplica uma montagem com a instância, todos os objetos na montagem, junto com todos os arames de parâmetros, são instanciados. Portanto, se você alterar um parâmetro de uma luminária conectada, todas instâncias de montagens são afetadas.

Quando a pilha do modificador exibe uma ponta de montagem que é uma instância ou referência, o botão Tornar único está ativo. Clicando nesse botão, o objeto de cabeça de montagem torna-se único com relação às suas instâncias e todos os membros da montagem também se tornam únicos.

A fiação de parâmetro entre a cabeça de montagem única e seus membros é desacoplada das outras instâncias da montagem. Alterar os parâmetros do objeto de cabeça de montagem único afeta somente os parâmetros dos seus próprios membros, não os membros das outras instâncias da montagem.

Quando múltiplas instâncias de montagem são selecionadas, o comando Tornar único funciona da mesma forma que quando várias instâncias de um objeto são selecionadas. Você será perguntado se deseja tornar as montagens selecionadas únicas umas com respeito às outras.

Dissolver montagens

É possível dissolver montagens permanentemente desmontando-as ou explodindo-as . Os dois comandos dissolvem montagens, mas em diferentes níveis.

Quando você desmonta ou explode uma montagem, qualquer animação de transformação aplicada à montagem é perdida e os objetos permanecem como estavam no quadro onde a separação foi executada. No entanto, os objetos retêm qualquer animação individual.

Para transformar ou modificar os objetos dentro de uma montagem, primeiro é preciso removê-los da montagem, seja de forma temporária ou permanente. O comando Abrir permite fazer isso.

Comparar montagens com outros métodos de seleção

Comparado com os outros métodos que podem ser usados para combinar objetos no 3ds Max, a montagem é mais permanente do que fazer uma seleção de transientes, porém menos permanente do que anexar objetos.

Procedimentos

Para inserir e colocar uma montagem existente:

  1. Ativar AutoGrid.
  2. Arraste a montagem de uma página da Web (se for um objeto i-drop) ou do seu disco local e solte-a na cena, colocando-a em qualquer superfície existente.
  3. Na barra de ferramentas principal, clique em (Usar centro de ponto de giro).
  4. Posicione a montagem como faria com qualquer outro objeto para mirar em uma direção específica.
  5. Se necessário, conecte a luminária de montagem à(s) sua(s) fonte(s) de luz.
  6. Selecione a montagem e, a seguir, utilize as configurações do painel Modificar para ajustar a intensidade da luz com o controle Regulador para iluminação.

Para criar a sua própria luminária:

  1. Crie a geometria da luminária.
  2. Crie uma luz ou, no painel Criar, clique em Luzes para adicionar uma luz padrão ou fotométrica à geometria da luminária que você acabou criar.
  3. Selecione todos os objetos na montagem, incluindo objetos geométricos e luzes.
    Nota: Se utilizar cinemática inversa, deixe os destinos da luz fora da montagem, de modo que você possa manipulá-los de forma independente.
  4. Selecione menu Montagens Montar.

    Aparece uma caixa de diálogo solicitando um nome para a montagem e que você especifique um objeto de ponta. O único tipo de objeto de ponta disponível por padrão é Luminária.

  5. Insira um nome para a montagem e clique em OK.
  6. Conecte a luminária de montagem à(s) sua(s) fonte(s) de luz. Mais informações sobre a fiação de parâmetros está disponível no link desta etapa.

    Se mais de uma origem de luz está presente dentro da montagem, crie uma cadeia de parâmetros conectados. A seguir, insira a expressão de relacionamento desejada na caixa de texto de expressão.

Para ajustar a localização do ponto de giro de uma montagem:

Para utilizar uma montagem com radiosidade:

Para ajustar as propriedades de uma montagem:

  1. Após conectar os parâmetros do Regulador para iluminação e Cor de filtro, selecione a Luminária e, em seguida, vá para o painel Modificar para exibir os parâmetros da luminária.
  2. Ajustar os parâmetros.

    O efeito é visível no viewport.