O 3ds Max inclui recursos como Vegetação, Portas, Janelas, Escadas, Corrimãos e Paredes para facilitar a exploração de ideias de design tridimensional.
Esta seção fornece informações gerais sobre estes recursos. Para obter explicações e procedimentos detalhados, consulte os tópicos listados abaixo:
O 3ds Max fornece vários objetos de portas e janelas paramétricos que você pode colocar em aberturas da parede para adicionar realismo a um modelo arquitetônico. Esses objetos permitem controlar detalhes como preenchimento de revestimentos e painéis no seu modelo.
Ao criar uma nova porta ou janela, você deve selecionar quatro pontos na cena que definam o tamanho e orientação do retângulo que será a porta ou janela. Você pode achar mais fácil selecionar estes pontos em uma determinada sequência, dependendo de sua cena e vistas da cena.
Se você já tiver um espaço rectangular que pretende preencher, você pode criar uma porta ou janela na mesma de acordo com suas especificações usando o procedimento que se segue.
Para criar uma porta ou janela:
A largura e a orientação da porta/janela são sempre definidas pelo primeiro clique no mouse e subsequentemente arrastamento do mouse. Dependendo do método de criação que você usar, a altura ou a profundidade do objeto é definida em seguida.
Se você não tiver ajustes de objeto definidos e estiver trabalhando em uma Vista em Perspectiva ou Vista do Usuário, usar o Método Largura/Profundidade/Altura cria uma Porta ou Janela vertical. O Método de Criação Largura/Altura/Profundidade cria o objetivo como se estivesse apoiado de lado.
A alternância Permitir Ombreiras Não Verticais é útil para criar portas ou janelas que não se encaixem em um plano vertical como, por exemplo, janelas de claraboias em um teto inclinado. Por padrão, esta alternância está desativada, colocando o terceiro ponto na sequência de criação diretamente acima (Largura/Altura/Profundidade) ou no mesmo plano horizontal (Largura/Profundidade/Altura) com o segundo ponto.
Ao ativar a opção Permitir Ombreiras Não Verticais, o terceiro ponto na sequência de criação fica onde você escolher e o quarto ponto é adicionado pelo 3ds Max. Seu desvio do plano é determinado pelos primeiros três pontos.
Usar o Método de Criação Largura/Altura/Profundidade na Vista em Perspectiva e Vista do Usuário com a opção Permitir Ombreiras Não Verticais desativada pode ser uma forma eficaz de criar portas e janelas com Ajustes de Objeto. No entanto, inicialmente pode ser confuso. Lembre-se de que o terceiro ponto que você define, a Altura, é interpretado como um ponto na grade inicial até você indicar um ponto superior ou inferior à grade. Se você estiver usando uma configuração de Ajuste de Objeto, o 3ds Max pode não perceber que você se refere a um ponto fora da grade, salvo se você colocar o cursor próximo a um ponto não plano em que poderá efetuar ajustes.
Existem parâmetros adicionais específicos a cada tipo de porta e janela que controlam os parâmetros de dimensão gerais, tal como os parâmetros detalhados para componentes de subobjetos como travessas, revestimentos e painéis em folhas. Consulte Portas e Janelas para obter mais informações sobre esses parâmetros.
O 3ds Max contém quatro tipos de escada: escadas em espiral, escadas em U com um patamar intermédio, escadas em L com um patamar na curvatura na escada e escadas retas sem patamares intermédios. É possível usar um objeto Corrimão complementar para criar qualquer quantidade de desenhos de corrimão que seguem um caminho de spline.
Para obter mais informações, consulte Escadas.
Use o botão Corrimão no painel Criar, na categoria AEC Aumentado, para produzir objetos corrimão. Os componentes de corrimão incluem cercas, postos da categoria de AEC Aumentadoe barreiras. Barreiras incluem estacas (balaústres) ou material de preenchimento sólido (como vidro ou faixas de madeira).
É possível criar um corrimão de dois modos: especifique a orientação e a altura do corrimão, ou selecione um caminho de spline e aplique o corrimão a esse caminho. O caminho de spline com um corrimão é denominado um caminho do corrimão. Mais tarde, se você editar o caminho do corrimão, o objeto Corrimão é automaticamente atualizada para acompanhar as alterações que você vai fazendo. Os caminhos de corrimão podem ocupar espaço tridimensional.
Quando você cria as cercas inferiores, postes e barreiras de um objeto Corrimão, você usa uma versão especial da Ferramenta de Espaçamento para especificar o espaçamento desses componentes. O 3ds Max exibe a caixa de diálogo Ferramenta de Espaçamento para cada componente de corrimão: Cerca Inferior, Espaçamento entre Postes ou Espaçamento entre Estacas. Para obter mais informações sobre a Ferramenta de Espaçamento, consulte Ferramenta de Espaçamento.
Para obter mais informações sobre parâmetros de Corrimãos e informações sobre a criação de um objeto Corrimão, consulte Corrimão.
Use o botão Parede no painel Criar, na categoria AEC Aumentado, para produzir objetos de parede plana. Um objeto de parede é composto por segmentos de subobjetos que você pode editar com o painel Modificar.
É possível:
Quando você cria dois segmentos da parede que se encontram em um canto, o 3ds Max remove qualquer geometria duplicada. Esta "limpeza" dos cantos pode envolver recorte. O 3ds Max limpa somente os primeiros dois segmentos de parede de um canto e não outros segmentos da parede que possam compartilhar o canto. 3ds Max não limpa as intersecções.
É possível editar os segmentos de uma parede usando o modo de seleção de subobjeto no painel Modificar. Por exemplo, você pode definir um perfil de altura da parede. O 3ds Max move a grade ativa para o plano da parede que você está editando. Isso permite efetuar o ajuste dos vértices do perfil no plano da parede.
Se você mover, dimensionar ou rodar o objeto de parede, a porta e janela associadas se movem, são dimensionadas ou rodam junto com a parede. Se você mover a porta ou janela associada ao longo da parede usando o sistema de coordenadas local da porta ou janela e ativando o Plano Restringir para XY na barra de ferramentas Restrições do Eixo, ela será aberta. Além disso, se você alterar a largura e altura totais de uma porta ou janela no painel Modificar, o espaço refletirá essas alterações.
Em seguida, encontram-se algumas dicas para trabalhar com objetos de parede:
Para obter mais informações, consulte Parede.
Criar uma parede:
Isto cria um segmento de parede. Você pode finalizar a parede ou você continuar para criar outro segmento da parede.
Se criar uma divisão terminando um segmento em cima do final de outro segmento do mesmo objeto parede, o 3ds Max mostra-lhe a caixa de diálogo Ponto de Solda. Esta caixa de diálogo permite converter os dois vértices em um único vértice ou manter os dois vértices finais separados.
Anexar paredes separadas:
Os dois objetos parede tornam-se um só, mas não estão fisicamente ligados.
A operação Anexar continua ativa e pode-se continuar a clicar em segmentos de parede para anexá-los. Para parar de anexar, clique no botão Anexar ou clique com o botão direito do mouse na viewport ativa.
Para anexar simultaneamente vários objetos parede ao objeto parede selecionado, clique em Anexar Vários no painel Modificar para abrir a caixa de diálogo Anexar Vários. Isto funciona da mesma forma que a caixa de diálogo Selecionar da cena, exceto que só lhe são mostrados objetos de parede; selecione várias paredes para anexar e clique no botão Anexar.
Ligar vértices em uma parede:
Este método permite-lhe ligar duas secções de parede separadas a um novo segmento.
Inserir um vértice em uma parede:
É mais fácil trabalhar com vértices de parede no modo de vista de estrutura de arame.
É mostrada uma linha realçada ao longo do da parte inferior da parede, indicando onde é possível inserir vértices.
O novo vértice é ligado ao cursor do mouse.
Agora o mouse está ligado a um dos novos segmentos.