Utilize a opção Figura de Linha de Centro no painel Usinagem de Figuras para criar uma figura gravada de linha de centro a partir de um vetor selecionado, geralmente vetor de texto, que pode ser usinado utilizando o percurso de Usinagem de Figuras.
A fronteira de um vetor selecionado representa a linha de centro da ferramenta de corte. A figura gravada apresenta o diâmetro da ponta da ferramenta de corte.
Para criar uma figura gravada de linha de centro:
- Selecione o vetor a partir do qual você deseja criar uma figura positiva.
- Na área Percursos 3D, clique em Criar Percurso de Usinagem de Figura
para exibir o painel Usinagem de Figura.
- Selecione Figura de Linha de Centro.
- Insira a profundidade da figura gravada de linha de centro que você deseja criar na caixa Profundidade da Figura.
- Para executar a estratégia de usinagem selecionada como uma série de passos na direção Z, selecione Múltiplos Passos em Z.
- Insira o número de passos Z que você deseja executar na caixa Nº Camadas.
- Clique em Espaçamento Linear. Isso distribui os passos Z pelo material da figura.
- Clique em Adicionar para adicionar uma nova camada.
- Destaque um valor na caixa à esquerda da área Múltiplos Passos e clique em Apagar para apagar um valor individual.
- Selecione como a ferramenta de corte alcança a profundidade definida.
- Descer Ferramenta — Quando selecionado, o ArtCAM verifica quanto a colisões entre a geometria da ferramenta e o relevo usinado. Isso reduz a possibilidade de invasões.
- Projetar Ferramenta — Quando selecionado, o ArtCAM ignora a geometria da ferramenta e a linha de centro da ferramenta é projetada no relevo.
- Selecione a Direção de Corte que você deseja utilizar.
- Concordante — Selecione a opção para rotacionar a fresa na mesma direção que o movimento de avanço. A opção está selecionada por padrão.
- Discordante — Selecione a opção para rotacionar a fresa na direção oposta ao movimento de avanço.
Nota: Configure a direção de corte padrão no painel Opções.
- Insira um valor na caixa Tolerância para especificar com que precisão você deseja que a ferramenta de cortesiga a forma da figura selecionada.
- Caso deseje modificar a altura em que a ferramenta executa movimentos rápidos entre segmentos do percurso e definir a posição inicial para a ferramenta, clique na barra de controle Z da Máquina para expandir suas configurações.
- Z Seguro — Insira a altura em que a ferramenta selecionada realiza movimentos rápidos entre segmentos de percurso. Esse valor precisa ser suficiente para evitar qualquer fixação utilizada para manter a folha ou bloco de material em posição.
- Início X, Y e Z — Insira as coordenadas X, Y e Z das posições inicial e final da ferramenta. Devem estar a uma distância segura da sua folha ou bloco de material.
- Clique em Selecionar próximo a Ferramenta de Figura para exibir o diálogo Base de Dados de Ferramenta, que permite selecionar a ferramenta que você deseja utilizar.
- Clique em Configurar próximo a Material para definir o tamanho do seu bloco de material.
- Na área Percurso, insira um Nome para o percurso. Se você deixar essa caixa em branco, o percurso é nomeado de acordo com o tipo de percurso sendo criado. Por exemplo, se você criar três percursos de Usinagem de Figuras e não renomeá-los, eles são nomeados Usinagem de Figuras, Usinagem de Figuras 1 e Usinagem de Figuras 2.
- Certifique-se de que os vetores a partir dos quais você deseja criar o percurso de Usinagem de Figura estejam selecionados, e então:
- Clique em Calcular Depois caso deseje calcular o percurso posteriormente sozinho ou como parte de um lote. O percurso é adicionado à Árvore de Projeto sob o item Percursos, mas é exibido em vermelho para indicar que não foi calculado.
- Clique em Calcular Agora para calcular o percurso agora. Uma barra de progresso é exibida na área Barra de Status durante o cálculo, então o percurso é adicionado à Árvore de Projeto sob o item Percursos. É exibido em preto para indicar que foi calculado.
Uma representação em arames do percurso calculado é exibida na vista 3D.
Nota: Você pode editar as configurações de um percurso antes ou depois de ter sido calculado.
Após ter sido calculado, o percurso pode ser simulado.
Nota: A disponibilidade dessa função depende do tipo de licença.