Utilize o recurso de design baseado em critérios para aplicar normas específicas de órgão para um alinhamento.
O recurso de projeto baseado em critérios fornece a habilidade para verificar se o seu projeto de alinhamento atende aos padrões mínimos exigidos pelo seu órgão local.
Ao usar o recurso de projeto baseado em critérios, é possível selecionar um arquivo de critérios de projeto, a partir do qual pode especificar critérios, como o método de obtenção e tabelas de raio e comprimento de transição (espiral) mínimos. Quando definir o alinhamento, os valores mínimos especificados no arquivo de critérios de projeto são exibidos na linha de comando. Você pode aceitar o valor mínimo padrão para uma determinada subentidade ou especificar um novo valor.
Os valores de comprimento mínimo de transição são gerados automaticamente utilizando o raio da curva especificado. Se não houver nenhuma curva associada com a espiral, então o valor mínimo é o raio de espiral de menor tamanho aceitável.
Se os parâmetros de projeto para um subentidade violarem os valores mínimos estabelecidos no arquivo de critérios de projeto, um símbolo de aviso aparece na subentidade na janela de desenho e próximo ao valor violado na vista de Entidades de alinhamento e na janela de Parâmetros de layout do alinhamento. Quando você passa o cursor sobre um símbolo de aviso, uma dica de ferramenta exibirá qual norma foi infringida e como corrigir a infração. A exibição do símbolo de aviso é controlado pelo estilo de alinhamento.
Você pode gerar um relatório que documenta validações ou violações no projeto do alinhamento. O relatório de critérios de projeto identifica se cada subentidade em dentro de um determinado intervalo de estaca viola ou atende aos critérios de projeto e verificações de projeto apropriados.
Após um alinhamento ter sido criado, é possível verificar que as entidades são tangentes entre si.
O arquivo de critérios de projeto contém o mínimo de normas do projeto para o objetos de alinhamento e de perfil. Você pode personalizar o arquivo de critérios de projeto para oferecer suporte a padrões de projeto locais para parâmetros, como raio mínimo e comprimento de transição.
Arquivos de critérios de projeto contendo normas em ambas unidades métricas e imperiais são incluídos no AutoCAD Civil 3D.
Se as normas do órgão local se diferem daquelas fornecidas no arquivo de critérios de projeto, é possível utilizar a caixa de diálogo Editor de critérios de projeto para personalizar o arquivo para atender suas normas locais.
Alguns critérios de projeto de alinhamento não estão disponíveis em forma de tabela no arquivo de critérios de projeto. Para estes critérios, é possível definir Verificações de projeto para validar normas do projeto. Para aplicar uma verificação do projeto em um alinhamento, é preciso adicioná-lo à um conjunto de verificações do projeto.
Arquivos de critérios de projeto específicos estão disponíveis para aplicativos de estradas e ferrovias. A tipo de alinhamento da Ferrovia não pode usar o arquivo de critérios de projeto de estrada, e os tipos de alinhamento da Linha central, Deslocamento e Esquina do meio-fio não podem usar o arquivo de critérios de projeto da ferrovia.
O arquivo de critérios de projeto de estrada também podem incluir critérios para suportar automaticamente adição de alargamento em torno de curvas para alinhamentos de deslocamento dinâmicos.
Um arquivo de critérios de projeto pode conter as seguintes critérios de projeto de alinhamento:
Um arquivo de critérios de projeto de estrada pode conter as tabelas de normas para valores mínimos de K em velocidades de projeto especificadas. Tabelas de valores mínimos de K para distâncias a seguir estão disponíveis: