Para criar um objeto, você precisa especificar sua posição na área de trabalho. Inserir posições é uma das operações mais comuns e mais importantes no PowerShape. Utilize os seguintes métodos para inserir posições:
- Uso do cursor — Conforme o cursor se movimenta através do plano principal (por exemplo XY do plano de trabalho ativo ou área de trabalho global), suas coordenadas com relação ao plano de trabalho ativo são mostradas na barra de status. Para inserir uma nova posição, movimente o cursor e clique.
Se o cursor for clicado dentro de um raio de alcance de um objeto existente, o cursor se posicionará no ponto-chave mais próximo no objeto ou em um ponto de interseção entre objetos.
- Utilizando o Cursor Inteligente
- Uso da barra de status — Você pode inserir posições Cartesianase polaresna caixa de entrada Dados na barra de status.
Você também pode digitar as coordenadas na janela gráfica e elas são automaticamente inseridas na caixa de entrada de Dados na barra de status. Quando você pressiona a tecla Enter, as coordenadas são inseridas no PowerShape.
- Uso de caixas de diálogo — Onde uma caixa de diálogo exigir que você insira uma posição, caixas separadas serão fornecidas para os eixos X, Y e Z. Insira os valores em cada caixa para especificar as coordenadas da posição.
- Para construções mais complexas, clique no botão Posição
na barra de status ou em um diálogo para exibir o diálogo Posição.
Nota: Você também pode criar objetos ponto para marcar posições no seu modelo.