Introdução à seleção de objeto

O3ds Max é um programa de orientada a objetos. Isso significa que cada objeto na cena 3D carrega instruções sobre o 3ds Max e o que você pode fazer com ele. As instruções variam de acordo com o tipo de objeto. Como cada objeto pode responder a um conjunto diferente de comandos, você usa os comandos selecionando o objeto e selecionando o comando. Isso é conhecido como uma interface de substantivo-verbo, porque primeiro você seleciona o objeto (substantivo) e, a seguir, seleciona o comando (verbo).

Identificando a seleção de interface

Na interface do usuário, os comandos de seleção ou funções aparecem nas seguintes áreas:

Os botões na barra de ferramentas principal oferece um meio direto de seleção. A caixa de diálogo Selecione a partir da cena é fácil de usar, enquanto o menu Editar oferece comandos de seleção mais gerais, além de métodos de seleção de objetos por propriedade. Talvez a mais poderosa ferramenta de seleção seja a Scene Explorer, que permite selecionar objetos por diversos métodos, e também editar hierarquias de objeto e propriedades. A Vista de Trilha e a Vista Esquemática permitem selecionar objetos a partir de uma lista hierárquica.

Botões de seleção

A barra de ferramentas principal tem diversas ferramentas de modo de seleção, listados a seguir. Se quaisquer destas ferramentas estiverem ativas, você pode selecionar os objetos clicando neles.

Selecionar objeto

Selecionar por nome

Selecionar e mover

Selecionar e rotacionar

Selecionar e escalar

Selecionar e manipular

Dos botões de seleção, utilize Selecionar objeto quando desejar somente a seleção. Os demais botões permitem selecionar, transformar ou manipular sua seleção. Utilize as transformações para mover, rotacionar e alterar a escala de sua seleção. Consulte Mover, rotacionar e dimensionar objetos e Selecionar e manipular.

Selecionar com comando de menu Quad

Ao invés de utilizar os botões da barra de ferramentas, você pode achar mais rápido escolher as ferramentas de modo-seleção do quadrante de transformação do menu quad (clique com o botão direito do mouse), onde você pode alternar facilmente entre mover, rotacionar, escalar e selecionar. Selecione qualquer um dos seguintes e clique no objeto para selecionar na viewport.

Selecionar por nome

Uma forma rápida de selecionar um objeto é usar o atalho de teclado para o comando Selecionar por nome. Pressione H no teclado para abrir a caixa de diálogo Selecionar a partir da cena e, a seguir, selecione o objeto pelo nome da lista. Essa é uma maneira infalível de assegurar que você selecione o objeto correto quando a cena contém muitos objetos sobrepostos.

Seleção de janela versus cruzamento

Uma forma de selecionar múltiplos objetos ao mesmo tempo é arrastar uma região, como um retângulo, ao redor dela. A barra de ferramentas principal Janela/Cruzamento alternar entre a janela e modos de cruzamento ao selecionar por região. No modo Janela, selecione somente os objetos que estão dentro da seleção. No modo de cruzamento, você seleciona todos os objetos dentro da região, e todos os objetos que fazem interseção com os limites da região.

Acima: a seleção por janela seleciona a lixeira e bancada, mas não o streetlight.

Abaixo: a seleção cruzada seleciona todos os três: lixeira, bancada e streetlight.

Comando do menu Editar

O menu Editar contém comandos que operam globalmente em seus objetos.

Os comandos de seleção do menu Editar incluem:

Selecionar tudo

Selecionar nenhum

Inverter seleção

Selecionar similares

Selecionar instâncias

Selecionar por > nome(também um botão da barra de ferramentas)

Selecionar por > camada

Selecionar por > cor

Região de seleção > região retangular

Região de seleção > região circular

Região de seleção > região de cerca

Região de seleção > região de laço

Região de seleção > região de seleção de tinta

Região de seleção > janela(também um botão da barra de ferramentas)

Região de seleção >(também um botão da barra de ferramentas)

Gerenciar conjuntos de seleção

Comando do menu Ferramentas

O menu Ferramentas oferece os comandos Scene Explorer, bem como acesso à caixa de diálogosem restrição ou "floaters". É possível colocá-los em qualquer lugar da tela, ou minimizá-los clicando com o botão direito do mouse e escolhendo minimizar:

Scene Explorer

O Scene Explorer fornece uma caixa de diálogo sem janela restrita para selecionar e vincular objetos, bem como alterar as propriedades, como nome e características de exibição. Você pode manipular relacionamentos hierárquicos usando as técnicas de arrastar e soltar, e usar vários métodos de pesquisa, incluindo um poderoso editor booleano para ajustar sua seleção. Também é possível editar as propriedades para vários objetos de uma só vez, apenas selecionando e alterando um deles.

Rastrear/vista esquemática

A Vista de trilha é projetada principalmente como uma ferramenta de animação, mas também é possível usar a janela de lista de hierarquia como um método alternativo de selecionar objetos por nome e hierarquia. Isso funciona no editor de curva e nos modos Dope Sheet de Vista de trilha.

A Vista esquemática é projetada especificamente para permitir que você navegue em sua cena com eficiência, apresentando uma vista hierárquica e permitindo que você selecione os objetos e suas propriedades por nome.

Painel de exibição de seleção

O painel Exibição fornece opções para ocultar e congelar objetos. Essas técnicas excluem objetos de outros métodos de seleção, e são úteis na simplificação de cenas complexas. Os objetos congelados ainda estão visíveis, mas os objetos ocultos não estão.