O objeto Parede é composto por três tipos de subobjetos que podem ser editados no painel Modificar. De forma similar ao modo como você edita splines, é possível editar o objeto de parede, os seus vértices, os seus segmentose o seuperfil.
Quando você cria dois segmentos da parede que se encontram em um canto, o 3ds Max remove qualquer geometria duplicada. Esta "limpeza" dos cantos pode implicar em aparar os mesmos. 3ds Max limpa somente os primeiros dois segmentos de parede de um canto, e não quaisquer outros segmentos da parede no mesmo canto. 3ds Max não limpa as intersecções.
3ds Max pode, em uma parede, criar automaticamente aberturas para portas e janelas. Ao mesmo tempo, a porta ou janela são ligadas à parede como seus filhos. A forma mais eficaz de fazer ambos é criar as portas e janelas diretamente num segmento de parede, fazendo o snap a uma face, vértice ou bordas do objeto parede.
Se você mover, redimensionar ou rodar o objeto parede, a porta ou janela ligada se move, redimensiona ou roda junto com a parede. Se você mover uma porta ou janela ligada ao longo da sua parede usando o sistema de coordenadas local dessa janela ou porta e restringindo o movimento ao plano XY, a abertura seguirá esse movimento. De forma semelhante, se você alterar a largura ou altura de uma porta ou janela no painel Modificar, a abertura irá refletir essas alterações.
Para mais informações, consulte o procedimento Criar e colocar uma janela ou porta em uma parede.
Por padrão, o 3ds Max designa às paredes cinco IDs diferentes de materiais. A Biblioteca de Materiais aectemplates.mat inclui o Modelo de Paredeum material Multi/Subobjeto projetado para ser usado com paredes. Cada componente da parede/material é listado abaixo juntamente com o seu ID de Material correspondente.
ID de material | Componente de Material/Parede |
---|---|
1 | Extremidades verticais da parede |
2 | Exterior da parede |
3 | Interior da parede |
4 | Topo da parede, incluindo quaisquer bordas cortadas da parede |
5 | Parte inferior da parede |
Criar uma parede:
É possível criar uma parede em qualquer janela de visualização, mas para paredes verticais utilize uma viewport de Perspectiva, Câmera ou Superior.
Isto cria um segmento de parede. Pode terminar a parede clicando com o botão direito, ou pode continuar para criar outro segmento.
Se criar uma divisão terminando um segmento em cima do final de outro segmento do mesmo objeto parede, o 3ds Max mostra-lhe a caixa de diálogo Ponto de Solda. Esta caixa de diálogo permite-lhe converter os dois vértices finais em um só ou mantê-los separados.
Anexar paredes separadas:
Os dois objetos parede tornam-se um só, mas não estão fisicamente ligados.
A operação Anexar continua ativa e pode-se continuar a clicar em segmentos de parede para anexá-los. Para parar de anexar, clique no botão Anexar ou clique com o botão direito do mouse na viewport ativa.
Para anexar simultaneamente vários objetos parede ao objeto parede selecionado, clique em Anexar Vários no painel Modificar para abrir a caixa de diálogo Anexar Vários. Isto funciona da mesma forma que a caixa de diálogo Selecionar da cena, exceto que só lhe são mostrados objetos de parede; selecione várias paredes para anexar e clique no botão Anexar.
Ligar vértices em uma parede:
Este método permite-lhe ligar duas secções de parede separadas a um novo segmento.
Inserir um vértice em uma parede:
É mais fácil trabalhar com vértices de parede no modo de vista de estrutura de arame.
É mostrada uma linha realçada ao longo do da parte inferior da parede, indicando onde é possível inserir vértices.
O novo vértice é ligado ao cursor do mouse.
Agora o mouse está ligado a um dos novos segmentos.
Separar e reorientar uma cópia de um segmento de parede:
3ds Max copia o Sistema de coordenadas local da parede original quando cria uma cópia do segmento que foi separado. O novo objeto é colocado de maneira que o seu Sistema de Coordenadas Local coincida com a origem do espaço mundo.
Adicionar um ponto de empena a um perfil de parede ou ajustar devido a terreno irregular:
É mostrada uma grade.
Se quiser adicionar o ponto de perfil manualmente, clique em Inserir, clique num ponto no perfil de topo realçado, arraste o novo ponto até ao seu local e solte o botão onde quiser colocar o novo ponto de empena. Você pode movimentar pontos de perfil que criou com Inserir apenas dentro do plano do segmento de parede e não pode movê-los abaixo da borda superior original.
Se desejar ajustar o perfil devido a terreno irregular debaixo de uma parede, clique em Inserir, escolha o perfil inferior realçado e adicione pontos conforme necessário.
Se quiser estender vários segmentos de forma uniforme abaixo do nível do chão, faça o seguinte: no nível de subobjeto Segmento, selecione os segmentos, e na implementação de Editar Segmento, insira um valor de Deslocamento Inferior para mover os segmentos para baixo. Adicione o valor absoluto do Deslocamento Inferior ao valor da Altura para trazer o topo da altura da parede de volta acima e nivele-o com os outros segmentos de parede.
Aplicar uma textura a uma parede:
As paredes são criadas com cinco IDs de Material diferentes para os seus vários componentes.
A Biblioteca de Materiaisaectemplates.mat inclui Modelo de Parede, um material Multi/Subobjeto projetado para ser usado em paredes. É possível copiar ou copiar e modificar este modelo ou criar o seu próprio material da seguinte forma:
Criar e colocar uma janela ou porta em uma parede:
Para obter melhores resultados, execute este procedimento em modo de vista de estrutura de arame.
Em seguida, use os valores de deslocamento relativos a esta posição para posicionar a janela ou porta com precisão. Como exemplo, seguindo os próximos dois passos, você pode mover uma janela do seu canto superior esquerdo para o canto superior esquerdo do segmento de parede, de maneira que possa então movê-la 3 pés para a direita e 2 pés para baixo.
Define a coordenada de posição ao longo do eixo X para o ponto inicial de um segmento de parede no plano de construção ativo.
Define a coordenada de posição ao longo do eixo Y para o ponto inicial de um segmento de parede no plano de construção ativo.
Define a coordenada de posição ao longo do eixo Z para o ponto inicial de um segmento de parede no plano de construção ativo.
Adiciona o ponto dos valores de coordenadas X, Y e Z que você inseriu.
Finaliza a criação do objeto parede e cria um segmento entre o ponto final do último segmento e o ponto inicial do primeiro segmento, de modo a criar uma parede fechada.
Finaliza a criação do objeto parede, deixando-o aberto.
Permite que você use uma spline como caminho da parede. Clique, depois clique em uma spline na viewport para usá-la como caminho da parede. 3ds Max utiliza a spline como o caminho ao longo do qual se deseja aplicar o objeto parede. 3ds Max não reconhece imediatamente Formas 2D vindas de um desenho associado do AutoCAD. Para reconhecer Formas a partir de um desenho associado do AutoCAD, editar a Forma com Editar Spline a partir do painel Modificar.
As predefinições o produzem um objeto parede com 5 unidades de largura, 96 unidades de altura e justificado ao centro da parede.
Define a espessura da parede. Faixa=0,01 unidade a 100.000 unidades. Padrão = 5.
Define a altura da parede. Faixa=0,01 unidade a 100.000 unidades. Padrão=96.
Atribui coordenadas de mapeamento à parede. Padrão=ativado.
Controla o método de dimensionamento usado para materiais mapeados de textura aplicados ao objeto. Os valores de dimensionamento são controlados pelas configurações Usar dimensionamento do mundo real encontradas na Implementação Coordenadas do material aplicado. Padrão=desativado.