O operador do Arquivo de nascimento ativa a interoperabilidade entre o 3ds Max e os aplicativos que geram arquivos do cache de partículas com o formato Maya nCache, incluindo Maya e Softimage. Você utiliza especificamente a função Enviar para a fim de enviar uma cena para Softimage, o ICE para adicionar efeitos de partículas, em seguida, envia a cena para o 3ds Max. A cena retornada agora contém um sistema de fluxo de partículas cujas partículas são geradas por um operador do Arquivo de nascimento a partir de um arquivo da nuvem de pontos.
O arquivo principal do formato nCache utiliza a extensão .xml e é acompanhado por uma ou mais arquivos MC (chace do Maya): um para cada quadro em cache. Cada arquivo de MC descreve um quadro consecutivo na animação da partícula. O operador do Arquivo de nascimento forma a base do recurso Enviar para, que simplifica o uso de ICE do Softimage para simulações de partículas do 3ds Max. No contexto dos fluxos de trabalho de Enviar para, o operador é adicionado e configurado automaticamente.
Para obter mais informações sobre este processo, consulte Ajuda do Softimage.
Exemplo: para utilizar as partículas de ICE do Softimage com o 3ds Max:
Para seguir este procedimento, instale o Autodesk Softimage 2015 e o Autodesk 3ds Max 2022 no mesmo computador.
Não importa se o Softimage já está aberto ou não.
Após alguns minutos, os objetos são enviados para o Softimage. Se uma caixa de diálogo de aviso for exibida, clique em OK para continuar.
A configuração Emissão básica resulta na emanação de partículas dos objetos.
Como alternativa, clique no botão Atualizar próximo do canto inferior direito, ao lado da mensagem "Conectado ao 3ds Max".
Como no Softimage, todos os objetos parecem emitir partículas.
Os parâmetros do operador aparecem em um lançamento no lado direito da caixa de diálogo Vista de partícula.
Os arquivos de dados têm a extensão do nome de arquivo .mc . Isto significa "Cache do Maya" (esse recurso utiliza o formato de dados do Maya nCache) e indica que cada arquivo de dados representa um quadro em cache da animação de partículas original no Softimage.
Este é um ponto importante: o Softimage não envia um sistema de partículas, mas apenas os dados em cache resultantes da animação de partículas. Portanto, não é possível alterar a configuração da animação de partículas no 3ds Max e enviá-la para o Softimage. Ao utilizar esse recurso de interoperabilidade, você executa todas as configurações e modificações do sistema de partículas no Softimage. Entretanto, é possível modificar o sistema de partículas até certo ponto alterando outras configurações no 3ds Max, como você verá nas próximas etapas.
As partículas continuam no lugar, pois ainda estão utilizando os mesmos dados de aminação em cache.
No Softimage, as posições do objeto mudam para refletir a atualização. Se necessário, altere a vista para visualizar isso.
Isso ocorre porque o sistema de partículas do ICE se refere dinamicamente aos objetos, atualizando automaticamente as posições da partícula se os objetos do emissor se moverem.
Isso mostra que a animação das partículas em cache foi atualizada.
Na última parte deste procedimento, você tentará mudar um parâmetro no sistema de Fluxo de partículas.
Após o último quadro de animação de partícula em cache, que deve ser 100, as partículas param de se mover.
Desta vez, as partículas desaparecem após o último quadro em cache.
A interface do usuário aparece no painel de parâmetros, no lado direito da caixa de diálogo Visualização de partículas.
Contém um botão que mostra o nome do arquivo da nuvem de pontos XML que define os parâmetros de nascimento das partículas; para escolher um arquivo diferente, clique no botão e utilize a caixa de diálogo do arquivo que abre. Este grupo também contém dados básicos somente leitura sobre o arquivo de partículas, incluindo o número total de quadros, o tempo de início e fim, além da taxa de quadros da animação.
Dados de partículas somente leitura somente para esse quadro (altere o quadro com o controle deslizante de tempo). Mostra o número total de partículas, o número do quadro do arquivo de MC ativo para esse quadro e o nome do arquivo de MC.
Os dados do quadro atual são interessantes de o valor de Velocidade (%) (consulte a seguir) não é 100,0. Nessa situação, o quadro atual no 3ds Max pode não ser o mesmo que o quadro de MC ativo, portanto o grupo informa qual quadro do arquivo nCache o Fluxo de partículas usa para preencher o quadro atual. Por exemplo, se o quadro atual é 30 e o valor da Velocidade (%) é 80,0, o valor de Tempo do arquivo é 24.
Utilize estas opções para especificar quais canais de dados devem ser utilizados na sequência do arquivo de MC. O arquivo da nuvem de pontos (XML) especifica os canais para os quais os dados estão disponíveis; os canais sem dados especificados não estão disponíveis nesse grupo.
Esta configuração pode compensar o fato de vários programas utilizarem eixos diferentes para a direção vertical. O Maya permite que você escolha entre Y superior e Z superior, o Softimage utiliza somente Y superior, enquanto o 3ds Max utiliza Z superior. Como o arquivo de partículas de entrada não especifica o vetor acima, você deve selecioná-lo. O padrão é Y superior porque será a convenção correta na maior parte do tempo.
Você pode observar o efeito desta configuração se utilizar o operador de Instância de forma no evento com Orientação (consulte o item anterior) operador do Arquivo de nascimento. Por exemplo, se você utilizar um cone, é possível observar que a orientação final das partículas depende da configuração do Vetor acima.
Utilize a configuração numérica para especificar o Canal de mapas ao qual as informações de cor de entrada devem ser aplicadas. Este valor deve ser utilizado no material associado a um operador Estático do material.
Utilize a configuração numérica para especificar o canal de mapas ao qual as informações de opacidade de entrada devem ser aplicadas. Este valor deve ser utilizado no material associado a um operador Estático do material.