Operador do arquivo de nascimento

O operador do Arquivo de nascimento ativa a interoperabilidade entre o 3ds Max e os aplicativos que geram arquivos do cache de partículas com o formato Maya nCache, incluindo Maya e Softimage. Você utiliza especificamente a função Enviar para a fim de enviar uma cena para Softimage, o ICE para adicionar efeitos de partículas, em seguida, envia a cena para o 3ds Max. A cena retornada agora contém um sistema de fluxo de partículas cujas partículas são geradas por um operador do Arquivo de nascimento a partir de um arquivo da nuvem de pontos.

O arquivo principal do formato nCache utiliza a extensão .xml e é acompanhado por uma ou mais arquivos MC (chace do Maya): um para cada quadro em cache. Cada arquivo de MC descreve um quadro consecutivo na animação da partícula. O operador do Arquivo de nascimento forma a base do recurso Enviar para, que simplifica o uso de ICE do Softimage para simulações de partículas do 3ds Max. No contexto dos fluxos de trabalho de Enviar para, o operador é adicionado e configurado automaticamente.

Para obter mais informações sobre este processo, consulte Ajuda do Softimage.

Procedimento

Exemplo: para utilizar as partículas de ICE do Softimage com o 3ds Max:

    Para seguir este procedimento, instale o Autodesk Softimage 2015 e o Autodesk 3ds Max 2022 no mesmo computador.

  1. No 3ds Max, adicione dois ou três objetos simples a uma nova cena.
  2. Selecione todos os objetos (pressione Ctrl+A) e, no menu Arquivo, escolha Enviar para Enviar para o Softimage Enviar como nova cena.

    Não importa se o Softimage já está aberto ou não.

    Após alguns minutos, os objetos são enviados para o Softimage. Se uma caixa de diálogo de aviso for exibida, clique em OK para continuar.

  3. Alterne para o Softimage e observe os objetos na janela Câmera.
    Nota: Observe também que a animação tem a mesma duração. Para obter melhores resultados, ajuste a duração da animação no 3ds Max antes do primeiro envio de dados para o Softimage.
  4. No Softimage, selecione todos os objetos (pressione Ctrl+A).
  5. No menu ICE, escolha Partículas Criar Emissão básica.
  6. Reproduza a animação.

    A configuração Emissão básica resulta na emanação de partículas dos objetos.

  7. Ajuste o sistema de partículas no Softimage, como necessário.
  8. No menu Arquivo, escolha Enviar para 3ds Max Atualizar cena atual do 3ds Max.

    Como alternativa, clique no botão Atualizar próximo do canto inferior direito, ao lado da mensagem "Conectado ao 3ds Max".

  9. Alterne para o 3ds Max e reproduza a animação.

    Como no Softimage, todos os objetos parecem emitir partículas.

  10. Para verificar o que está causando isso, abra a Vista de partícula e clique no operador do Arquivo de nascimento no Evento 001. O nome deve ser "pointcloud (pointcloud.xml)".

    Os parâmetros do operador aparecem em um lançamento no lado direito da caixa de diálogo Vista de partícula.

  11. Faça o scrub do controle deslizante de tempo e observe os parâmetros cujos valores mudam: Nº (Número de) partículas, tempo do arquivo e arquivo de dados.

    Os arquivos de dados têm a extensão do nome de arquivo .mc . Isto significa "Cache do Maya" (esse recurso utiliza o formato de dados do Maya nCache) e indica que cada arquivo de dados representa um quadro em cache da animação de partículas original no Softimage.

    Este é um ponto importante: o Softimage não envia um sistema de partículas, mas apenas os dados em cache resultantes da animação de partículas. Portanto, não é possível alterar a configuração da animação de partículas no 3ds Max e enviá-la para o Softimage. Ao utilizar esse recurso de interoperabilidade, você executa todas as configurações e modificações do sistema de partículas no Softimage. Entretanto, é possível modificar o sistema de partículas até certo ponto alterando outras configurações no 3ds Max, como você verá nas próximas etapas.

  12. No 3ds Max, mova um ou mais objetos sem partículas, em seguida, faça o scrub do controle deslizante de tempo ou reproduza a animação novamente.

    As partículas continuam no lugar, pois ainda estão utilizando os mesmos dados de aminação em cache.

  13. Selecione todos os objetos sem partículas e, na barra de status, clique em (Atualizar).

    No Softimage, as posições do objeto mudam para refletir a atualização. Se necessário, altere a vista para visualizar isso.

  14. Reproduza a animação novamente para visualizar as mudanças das posições de partículas a fim de usar as novas posições dos objetos como emissores.

    Isso ocorre porque o sistema de partículas do ICE se refere dinamicamente aos objetos, atualizando automaticamente as posições da partícula se os objetos do emissor se moverem.

  15. Envie a cena de volta para 3ds Max, em seguida, reproduza a animação e observe as alterações no posicionamento dos emissores de partículas.

    Isso mostra que a animação das partículas em cache foi atualizada.

    Na última parte deste procedimento, você tentará mudar um parâmetro no sistema de Fluxo de partículas.

  16. Use a caixa de diálogo Configuração de tempo para aumentar a duração da animação até 200.
  17. Reproduza a animação.

    Após o último quadro de animação de partícula em cache, que deve ser 100, as partículas param de se mover.

  18. Na Vista de partículas, clique no operador do Arquivo de nascimento, em seguida, no grupo Tempo, clique no botão Extrapolação e selecione Desligar na lista suspensa.
  19. Reproduza a animação novamente.

    Desta vez, as partículas desaparecem após o último quadro em cache.

Interface

A interface do usuário aparece no painel de parâmetros, no lado direito da caixa de diálogo Visualização de partículas.

Grupo de Arquivos de partícula

Contém um botão que mostra o nome do arquivo da nuvem de pontos XML que define os parâmetros de nascimento das partículas; para escolher um arquivo diferente, clique no botão e utilize a caixa de diálogo do arquivo que abre. Este grupo também contém dados básicos somente leitura sobre o arquivo de partículas, incluindo o número total de quadros, o tempo de início e fim, além da taxa de quadros da animação.

Grupo Quadro atual

Dados de partículas somente leitura somente para esse quadro (altere o quadro com o controle deslizante de tempo). Mostra o número total de partículas, o número do quadro do arquivo de MC ativo para esse quadro e o nome do arquivo de MC.

Os dados do quadro atual são interessantes de o valor de Velocidade (%) (consulte a seguir) não é 100,0. Nessa situação, o quadro atual no 3ds Max pode não ser o mesmo que o quadro de MC ativo, portanto o grupo informa qual quadro do arquivo nCache o Fluxo de partículas usa para preencher o quadro atual. Por exemplo, se o quadro atual é 30 e o valor da Velocidade (%) é 80,0, o valor de Tempo do arquivo é 24.

Grupo Tempo

Intervalo
Escolha como definir o intervalo de quadros do nascimento da partícula:
  • Utilizar arquivo Obtém o intervalo de quadros do arquivo de pontos da nuvem e o utiliza para preencher os valores De e Para.
  • Personalizado Permite que você substitua o intervalo de quadros no arquivo da nuvem de pontos ao configurar os valores De e Para(consulte a seguir).
De/Para
O intervalo dos arquivos de MC utilizados para emitir partículas. Por exemplo, se você definir De como 5, a emissão de partículas começa pelo quinto arquivo de MC. Quando o intervalo esta definido como Usar arquivo, essas configurações não estão indisponíveis e você deve utilizar os valores do arquivo da nuvem de pontos (XML) especificado pela configuração do Arquivo de partículas.
Emitir inicial
O quadro no qual a emissão de partículas é iniciada. O primeiro quadro da emissão de partículas utiliza o arquivo de MC especificado no campo De (consulte item anterior) e continua até os arquivos de MC subsequentes nos quadros restantes.
Velocidade (%)
Um multiplicador de velocidade das partículas definido na sequência do arquivo de MC. O valor padrão, 100,0, utiliza a velocidade da partícula original.
Extrapolação
Determina o que acontece quando o tempo atual está fora do intervalo de tempo especificado (consulte De/Para, anterior). Quando a Extrapolação está configurada como Constante, as partículas permanecem presentes e imóveis quando o tempo atual está fora do intervalo. Quando a Extrapolação está desativada, as partículas desaparecem fora do intervalo.

Grupo de canais

Utilize estas opções para especificar quais canais de dados devem ser utilizados na sequência do arquivo de MC. O arquivo da nuvem de pontos (XML) especifica os canais para os quais os dados estão disponíveis; os canais sem dados especificados não estão disponíveis nesse grupo.

Position (Posição)
Quando ativado, as informações de posicionamento da sequência do arquivo de MC são aplicadas às partículas no Fluxo de partículas. Quando desativado, é possível modificar as posições das partículas com os operadores do Fluxo de partículas.
Orientação
Quando ativado, as informações de orientação da sequência do arquivo de MC são aplicadas às partículas no Fluxo de partículas. Quando desativado, você pode modificar as orientações de partículas com os operadores do Fluxo de partículas.
Vetor acima
Determina a referência do vetor para as rotações lidas a partir do arquivo; escolha Y ou Z na lista suspensa.

Esta configuração pode compensar o fato de vários programas utilizarem eixos diferentes para a direção vertical. O Maya permite que você escolha entre Y superior e Z superior, o Softimage utiliza somente Y superior, enquanto o 3ds Max utiliza Z superior. Como o arquivo de partículas de entrada não especifica o vetor acima, você deve selecioná-lo. O padrão é Y superior porque será a convenção correta na maior parte do tempo.

Você pode observar o efeito desta configuração se utilizar o operador de Instância de forma no evento com Orientação (consulte o item anterior) operador do Arquivo de nascimento. Por exemplo, se você utilizar um cone, é possível observar que a orientação final das partículas depende da configuração do Vetor acima.

Escala
Quando ativada, as informações de dimensionamento do arquivo de MC são aplicadas às partículas no Fluxo de partículas. Quando desativada, é possível modificar o dimensionamento de partículas com os operadores do Fluxo de partículas.
Velocidade
Quando ativada, as informações de velocidade da sequência do arquivo de MC são aplicadas às partículas no Fluxo de partículas. Quando desativada, é possível modificar as velocidades das partículas com os operadores do Fluxo de partículas.
Cor
Quando ativada, as informações de cores da sequência do arquivo de MC são aplicadas às partículas no Fluxo de partículas. Quando desativada, é possível modificar as cores das partículas com os operadores do Fluxo de partículas.

Utilize a configuração numérica para especificar o Canal de mapas ao qual as informações de cor de entrada devem ser aplicadas. Este valor deve ser utilizado no material associado a um operador Estático do material.

Opacidade
Quando ativada, as informações de opacidade da sequência do arquivo de MC são aplicadas às partículas no Fluxo de partículas. Quando desativada, é possível modificar a opacidade das partículas com materiais através dos operadores de Material do fluxo de partículas.

Utilize a configuração numérica para especificar o canal de mapas ao qual as informações de opacidade de entrada devem ser aplicadas. Este valor deve ser utilizado no material associado a um operador Estático do material.