O operador Estático do material permite dar às partículas IDs de material que permanecem constantes durante o evento. Também permite atribuir um material a cada partícula com base em seu ID de material. O operador pode atribuir o mesmo ID de material a todas as partículas ou diferentes IDs a sucessivas partículas em uma base cíclica ou aleatória. O uso mais comum desse último recurso é com um material Múltiplo/Subobjeto, para aplicar um material diferente a cada partícula.
Interface
A interface do usuário é exibida no painel de parâmetros, no lado direito da caixa de diálogo Vista de partículas.
- Atribuir material
- Quando ativado, o operador atribuirá um material às partículas. Padrão=ativado.
- [botão]
- Utilize este botão para atribuir um material para o operador. Clique no botão e, em seguida, utilize o Navegador de material/mapa para selecionar o material. Alternativamente, arraste o material de uma ranhura de amostra do Editor de material ou do soquete de saída do nó (Editor de material slate) para o botão. Após atribuir um material ao operador, seu nome aparece no botão.
- Atribuir ID de material
- Quando ativado, o operador definirá um número de ID de material para cada partícula. Padrão=desativado.
- Exibir na viewport
- Quando ativado, o material é mostrado aplicado para as partículas nas viewports.
- Deslocamento de ID Sub-Mtl
- Ao usar a herança de material com um material Múltiplo/Subobjeto, o operador de Estático do material adiciona esse valor ao valor do ID de material para criar um ID de submaterial. O fluxo de partículas utiliza esse ID para determinar quais dos sub-materiais do material herdar e, portanto, aplicar às partículas em seu evento, com base no ID do sub-material no material.
[método de atribuição]
O operador Estático do material oferece três métodos diferentes para atribuição de IDs de material às partículas:
- ID de material Atribui o mesmo ID de material a todas as partículas. Utilize o campo numérico para definir o valor do ID.
- Ciclo Atribui cada partícula a um ID de material na faixa de 1 a N, em que N=# Submateriais, em ordem sequencial crescente. O primeiro ID atribuído é 1, depois 2, depois ..., depois N, depois 1 novamente, e assim por diante.
- Aleatório Atribui cada partícula a um ID de material aleatório na faixa de 1 a N, em que N=# Submateriais.
- Nº de sub-materiais
-
O maior número de ID atribuído a partículas usando a opção Ciclo ou Aleatório.
Em geral, defina isso como o mesmo número de sub-materiais no material Múltiplo/Subobjeto. Se for definido como um número menor, o operador utilizará apenas esses diversos sub-materiais, começando com o primeiro e contando para cima.
Nota: O fluxo de partículas define automaticamente esse valor como o número de submateriais no material, apenas uma vez, na primeira vez em que você aplica o material ao operador. As alterações subsequentes no material em si, ou aplicar um material diferente ao operador, não irão alterar ou atualizar a configuração.
Taxa de grupo
Essas configurações permitem escolher a base em que o operador muda as atribuições de ID de material e especificam a taxa de alteração.
- Por segundo Define o número de vezes por segundo que o ID de material atribuído é incrementado. Se esse valor for igual à taxa em que as partículas entram no evento, então um ID será atribuído por partícula. Se for inferior, então várias partículas receberão o mesmo ID, ou, se for maior, então o Fluxo de partículas aumentará o ID atribuído mais rápido que 1 por partícula.
Por exemplo, se as partículas entrarem no evento em intervalos de 1/60 de um segundo e Por segundo=30, a cada par de partículas será atribuída a mesma ID. Ou, se as partículas entrarem no evento em intervalos de 1/15 de um segundo, e Por segundo=30, então o ID será incrementado (ou alterado aleatoriamente) duas vezes por partícula.
- Por partícula Define o número de partículas que m aparecer antes que a atribuição de ID de material mude. Por exemplo, se você definir Por partícula=3, o ID de material mudará a cada três partículas.
Se você definir Por partícula como um número menor que 1,0, então o fluxo de partículas se moverá através da lista de submateriais mais rapidamente do que uma (ou mais) partícula por ID. Ou seja, o fluxo de partículas divide esse valor em 1,0 e adiciona o resultado ao ID de material atual para obter o seguinte. Por exemplo, com oito submateriais, se você definir Por partícula=0,33 e usar a opção Ciclo, as seguintes séries de IDs serão resultantes: 1, 4, 7, 2, 5, 8, 3, 6, 1, ... Em geral, esta opção é útil apenas com a opção Ciclo.
- Loop
- Quando ativado e com a última ID atribuída, o Fluxo de partículas faz o loop ao redor da primeira ID e continua o ciclo. Quando desativado, o Fluxo de partículas atribui a última ID de ciclo a todas as partículas subsequentes. Disponível apenas com o método de atribuição Ciclo. Padrão=ativado.
Por exemplo, suponhamos que você queira que as oito primeiras partículas que entram no evento usem diferentes materiais e todas as partículas subsequentes utilizem um novo material. Para fazer isso, você cria um material Múltiplo/Subobjeto de nove submateriais e o atribui os operador de Estático do material. Ative Atribuir ID de material, escolha o método de atribuição de Ciclo e defina Nº de submateriais=9. Para Taxa, utilize as configurações padrão de Por partícula e 1,0. Por último, desative Loop.
Grupo de exclusividade
A configuração de Exclusividade varia a sequência dos IDs atribuído com a opção Aleatório.
- Semente
- Especifica um valor de randomization.
- Novo
- Calcula uma nova semente randomization utilizando uma fórmula.