Operador de instância de forma

A instância de forma permite usar qualquer referência de objeto na cena, como partículas.

É possível definir de maneira eficaz somente uma referência de objeto por evento, mas o objeto pode incluir qualquer número de objetos secundários, e cada um deles o fluxo de partículas pode tratar como uma nova partícula. Além disso, com o uso de testes, é possível dividir o fluxo de partículas em várias ramificações e definir uma forma de partícula diferentes para cada um.

Como o nome do operador indica, a geometria de referência é instanciada no sistema de partículas. Portanto, quaisquer alterações físicas as alterações efetuadas na geometria original são refletidas imediatamente no sistema de partículas. Se você ocultar a geometria original, as partículas ainda aparecem. No entanto, se excluir a geometria original, as partículas também são excluídas.

Usando objetos de referência animados por transformação

É possível criar formas de partículas animadas ao animar a referência de objeto com modificadores e, depois, ativar Forma Animada. No entanto, a instância de forma ignora qualquer transformação de rotação e posição aplicada diretamente à referência de objeto; ele utiliza somente o componente de escala pura. Por exemplo, se você definir a escala de um objeto de forma não uniforme utilizando o sistema de visualizar coordenadas de referência, o resultado pode desviar a forma do objeto. Como a inclinação é a função de uma transformação rotacional, ela não ser refletida na forma das partículas. No entanto, os modificadores e as funções comparáveis que contêm transformações aplicadas à referência de objeto são refletidos nas partículas de instância. Por exemplo, se você deseja que as partículas utilizem transformações rotacionais aplicadas à referência de objeto, utilize a opção Redefinir função XForm na referência de objeto. Redefinir XForm está disponível no painel Utilities.

Dica: O fluxo de partículas pode, no entanto, utilizar animação de rotação e de posição aplicada aos objetos descendentes em uma hierarquia, quando se usa toda a hierarquia como uma única partícula. Para fazer isto, crie uma hierarquia, anime os objetos descendentes e, a seguir, designe o principal como a referência de objeto. Não ative Separar as partículas para objeto e secundários. Você encontrará um procedimento ilustrando abaixo.

Ao usar um objeto de animação de referência, recomenda-se ocultar a referência de objeto após colocar no sistema de partículas.

Procedimentos

Exemplo: usar animação de posição e rotação da referência de objeto no sistema de partículas:

  1. Crie um objeto que deseja utilizar como a forma de partículas, como um bule, e um objeto de ajuda fictício.
  2. Anime o bule usando as ferramentas Mover e Girar.
  3. Use a ferramenta Alinhar para centralizar o bule no objeto fictício.

    Este passo não é necessário, mas pode ajudar a obter resultados mais consistentes.

  4. Vincule o bule como filho do objeto fictício (arraste do bule até o objeto fictício).

    É possível utilizar qualquer objeto como principal, mas, ao usar um fictício, que não é renderizado, permite animar todas as partículas instanciadas visíveis na animação final.

  5. Criar um sistema de fluxo de partículas.
  6. Na exibição de Partículas, exclua o operador de Rotação.
  7. Substituir o operador de Forma por um operador de instância de forma.
  8. Nos parâmetros do operador de Forma, designe o objeto fictício como o Objeto de Geometria de Partículas.
  9. Ativar Forma Animada.
  10. Para uma animação sequencial, que pode ser mais interessante visualmente, na Tecla de Deslocamento de Animação, defina sincronizar pela idade da partícula ou duração do evento.

Interface

Grupo de geometria de partículas

Utilize este controle para definir o objeto a ser utilizado como geometria de partículas. Este objeto é conhecido como referência de objeto.

[Botão de geometria de partículas]
Clique neste botão e, a seguir, selecione um objeto de geometria na cena para ser utilizado como a forma de partícula. O cursor é alterado para uma forma de cruz ao ser posicionado sobre um objeto válido para utilizar como uma referência de objeto. Os objetos válidos incluem os de várias formas como grupos e hierarquias; consulte Separar as partículas por grupo.

Após selecionar uma referência de objeto, seu nome aparece no botão.

É possível utilizar quase todo objeto de geometria como uma referência de objeto. Por padrão, o operador automaticamente converte splines fechadas para renderizar geometria por “preencher" a área definida pelo contorno da forma. Para utilizar o contorno da forma, selecione a forma original e, no painel Modificar renderização de lançamento, ative a exibição de renderização de malha. Não é necessário ativar Renderizável, mas as alterações para todas as outras configurações de implantação de renderização, como espessura e lados, são refletidas nas partículas renderizadas.

O fluxo de partículas não "preenche" automaticamente as formas abertas como Linha (não-fechada) e de Arco. Para renderizar estas formas quando utilizá-los como partículas, ative o painel Modificar renderização de implementação Exibir renderização de malha.

Se um operador de instância de forma estiver em vigor para o qual o objeto da geometria não está definido e o tipo de exibição de viewport está definido para Geometria, então, as partículas aparecem nas viewports como caracteres X.

Nota: Se um objeto de várias formas usado como uma referência de objeto inclui objetos tanto com e sem materiais aplicados e Adquirir o Material estiver ativado, o fluxo de partículas irá aplicar o primeiro material disponível para todo objeto sem materiais aplicados.
Nota: É possível usar uma superfície NURBS como referência de objeto, mas não uma curva NURBS. Para usar uma curva NURBS como geometria de partículas, primeiro converta para uma superfície utilizando um método como a função Cápsula.
Dica: Para obter melhores resultados, ao utilizar uma animação de referência de objeto, é altamente recomendado ocultar o objeto original antes de renderizar, ou usar as propriedades do objeto para desativar a caixa de seleção para renderização.
Nota: Se estiver utilizando um grupo como referência de objeto, assegure-se de que o grupo esteja fechado antes de selecioná-lo. Selecionar um grupo aberto irá adicionar somente o membro do grupo em que clicar, não o grupo todo.

Separar as partículas por grupo

O 3ds Max fornece diversos métodos para combinar diferentes objetos em entidades simples, incluindo agrupamento, hierarquias de construção com vínculos e anexos. Por padrão, quando usar um objeto de formas múltiplas como geometria de partículas, cada partícula engloba todos os objetos do membro. Por outro lado, é possível instruir o fluxo de partículas para tratar cada objeto membro como uma partícula separada com estas opções. Quando ativado, o fluxo de partículas utiliza cada objeto membro como uma partícula única, da esquerda para a direita, de acordo com sua posição no eixo X, por padrão. Portanto, por exemplo, se você criar texto na viewport frontal, atribuí-lo como geometria de referência e ativar elementos de objetos, as letras surgem na ordem apropriada.

É possível alterar a ordem aleatoriamente ao ativar Ordem aleatória de formas múltiplas.

É possível ativar qualquer combinação de itens Separar as Partículas. Todos estão desativados por padrão.

Os membros do grupo
Quando ativado, os membros do grupo são tratados como partículas separadas.
Objeto e secundários
Quando ativado, os objetos vinculados serão tratados como partículas separadas.
Elementos de objeto
Quando ativados, os objetos secundários de elemento de um único objeto de malha são tratados como partículas separadas.
Vértices / faces
Mostrar o número de vértices e triângulos por partícula. Se a geometria de referência é de formas múltiplas e as caixas de seleção em Separar as Partículas estiverem ativadas, então estas telas mostram uma média de contagem de vértice / face.
Número de formas
Mostra o número de diferentes formas de partículas. Este número é sempre 1, a não ser que a geometria de referência seja de formas múltiplas e as caixas de seleção no grupo Separar Partículas Para estiverem ativadas; no caso, exibe o número de diferentes formas resultantes.
Escala (%)
Especifica um fator de escala uniforme para todas as partículas. Faixa = 0 a 100000. Padrão = ativada, 100.

O centro da escala para membros de objeto de múltiplas formas tratados individualmente depende de como os objetos são combinados. Para objetos vinculados e agrupados, a escala é feita sobre os pontos de giro dos objetos. Para elementos de objeto, o centro da escala é o centro geométrico da cada objeto; isto é, a localização média de todos os vértices.

Este valor não pode ser animado. Para animar tamanho de partículas, use a Operador de Escala.

Variação (%)
Especifica uma porcentagem aleatória de variação de escala. Use a configuração Exclusividade para alterar a aleatorização. Intervalo=0 a 100. Padrão=0.

Este valor não pode ser animado. Para animar a variação de escala, use o Operador de escala.

Adquirir mapeamento
Quando ativados, todos os dados de mapeamento da referência de objeto são transferidos para as partículas. Padrão=ativado.
Adquirir material
Quando ativado, os dados do material do objeto de referência são transferidos para partículas. Padrão=ativado.

Se a referência de objeto for um grupo, com diferentes materiais aplicados aos membros do grupo, o fluxo de partículas cria um material múltiplo/subobjeto que contém todos os materiais e utiliza-o como material de partículas.

Dica: Como os materiais são “dependentes” do fluxo de partículas, se desativar Adquirir Material após a especificação de uma referência de objeto com um determinado material, o material é continua aplicado às partículas. Para evitar aplicar o material da forma instanciada às partículas, desative Adquirir o Material antes de especificar a referência de objeto.
Deslocamento de ID Sub-Mtl
Ao usar herança de material com múltiplos materiais/subobjeto, o operadora da instância de forma adiciona este valor para a ID de material para criar um ID de submaterial. Fluxo de partículas utiliza esta ID para determinar quais do material sub-materials para herdar e, portanto, aplicam para as partículas em seu evento, com base na sub-material ID do material.
Ordem aleatória multiforma
Quando ativada, atribui formas para as partículas em ordem aleatória. Quando desativado, o fluxo de partículas emite cada forma no objeto de múltiplas formas como uma única partícula, na ordem da coordenada X da forma. Em outras palavras, a forma com a menor coordenada do eixo X emitida primeiro, depois o próximo maior, e assim por diante. A opção só está disponível se, ao menos, uma das caixas de seleção do grupo Separar Partículas Para estiver ativada. Padrão=desativado.

Por exemplo, se quiser que as partículas soletrem uma palavra ou frase, utilize o texto criado por extrusão na viewport frontal como a referência de objeto, ative Separar as Partículas por Elementos de Grupos, mas deixe Ordem Aleatória de Várias Formas desativada.

Animação de forma
Quando ativadas, as partículas usam qualquer animação na referência de objeto cíclica, incluindo animação cíclica aplicada com os controles de tipos Fora do Intervalo da Curva de Parâmetro. Quando desativadas, as partículas não são animadas.

Com esta opção, é possível usar os controles de Chaveamento do Deslocamento de Animação para especificar como sincronizar a animação referência-objeto com as partículas. Consulte a seção seguinte.

Nota: Uma partícula que utiliza esta opção é animada somente enquanto estiver no evento que contenha o operador da instância de forma. Se passar a outro evento que não contenha um operador de forma, ele mantém a mesma forma, mas a animação para. A maneira mais fácil de manter a animação indo de evento a evento é colocar o operador da instância de forma no evento global. Caso contrário, você precisa inserir o operador em cada evento no qual a partícula deve ser animada.
Avaliação rápida da forma
Quando ativada, esta opção acelera a execução do operador da instância de forma ao avaliar a forma de partícula somente na etapa final da integração. Esta opção é semelhante à opção dependente do histórico para os operadores secundários de Saída.

É possível ver como a opção funciona com a cena de exemplo SpidersForCaching.max. Comparar o tempo para alternar do primeiro para o último quadro na viewport com esta opção ativada e desativada.

Adquirir forma atual
Quando ativado, o fluxo de partículas adquire a forma de partícula da referência de objeto, conforme cada partícula insere o evento. Portanto, se a referência de objeto for uma animação, as partículas que entram em diferentes momentos obtêm formas diferentes. No entanto, estas formas não são animadas. Quando a opção estiver desativada, a forma é obtida a partir do quadro 0. Padrão=desativado.

Esta opção está disponível somente quando a forma da animação estiver desativada.

Grupo de Chaveamento de Deslocamento de Animação

Estes controles estão disponíveis somente quando a Forma Animada estiver ativada.

Sincronizar por
Permite escolher como sincronizar animação referência-objeto com as partículas.
  • Tempo Absoluto Todas as partículas têm a mesma forma a qualquer momento.
  • Idade de partículas A animação da referência de objeto está sincronizada com a idade da partícul: quadro 0 da animação de referência-objeto corresponde ao quadro de criação de cada partícula.
  • Duração de evento O quadro 0 da animação referência-objeto corresponde ao momento em que a partícula entra no evento.
Rand deslocamento
Quando ativado, aleatoriamente varia o início da animação de cada partícula. Utilize o parâmetro numérico para especificar o número de quadros em que o início da animação pode variar.
Atualizar forma de partícula
Atualiza formas da partícula instanciadas da referência de objeto. Utilize depois de alterar um referência de objeto hierárquica.

Na maioria dos casos, o fluxo de partículas atualiza automaticamente partículas instanciadas quando alterações são feitas na referência de objeto. No entanto, em alguns casos, quando se altera um objeto abaixo em uma hierarquia, as instâncias de partículas não podem ser atualizadas. Em tal caso, clique em Atualizar Forma de Partícula para atualizar as instâncias.

Grupo Exclusividade

O parâmetro de Exclusividade permite alterar a escolha aleatória da variação de escala, compensação da animação e a ordem aleatória de várias formas.

Semente
Especifica um valor de randomization.
Novo
Calcula uma nova semente randomization utilizando uma fórmula.