Suboperador Escalar

O suboperador Escalar gera dados escalares, isto é, valores numéricos que indicam somente a magnitude, não a direção. Para gerar dados de vetor (magnitude e direção), utilize o suboperador Vetor.

Interface

Tipo de saída
Define o tipo de Dados do valor escalar de saída. Selecione o tipo na lista suspensa. As escolhas são autoexplicativas.
Valor
Defina o valor de saída explicitamente ou ative E1 e ligue um suboperador Parâmetro ao suboperador Escalar para permitir que o usuário especifique o valor. Disponível com todos os tipos de saída, exceto Boolean.
Variação
Defina um no qual o valor de saída variará explicitamente ou ative E2 e ligue um suboperador Parâmetro ao suboperador Escalar para permitir que o usuário especifique a variação. Disponível com todos os tipos de saída, exceto Boolean.
Verdadeiro/Falso
Defina o valor booleano de saída. Disponível somente com o tipo de saída Booleano.
Usar como valor de aceleração/valor de velocidade
Quando Tipo de saída=Unidade universal, você pode escolher qualquer um destes para fazer com que o Fluxo de partículas use os dados escalares como uma taxa de aceleração ou de velocidade, em unidades por quadro, segundo ou marcador. É possível ativar somente aceleração valor ou do valor de velocidade, não os dois; clique novamente ativa a opção.
Usar como taxa de giro
Quando Tipo de saída=Ângulo e esta caixa de seleção estiver marcada, o Fluxo de partículas utilizará os dados escalares como uma taxa de giro, em unidades por quadro, segundo ou marcador.
Unidades por
Define o período de tempo dos dados de taxa de velocidade, de aceleração ou de giro.
Usar para relacionado ao tempo
Estas opções permitem que o suboperador leve o tamanho da etapa de integração em conta ao determinar o valor de saída. Com os tipos de saída Flutuante, Porcentagem ou Tempo, é possível escolher Adição ou Multiplicação. Escolher um deles desativa a outra opção. Para desativar ambos, clique na caixa de seleção ativa. Com o tipo de saída Ângulo ou Unidade universal, é possível escolher Usar como taxa de giro/valor de velocidade (respectivamente) ou Adição. Escolher Adição define a configuração Unidades por como Unidade de tempo. As opções são as mesmas.

Normalmente, o suboperador gera o valor indicado pela configuração Valor. No entanto, quando a opção Adição está ativada, o valor é ajustado para o tamanho atual da etapa de integração. Por exemplo, se a Unidade de tempo estiver definida como Quadro e o tamanho da etapa de integração for um único quadro, o suboperador indicará o valor de Valor. Se o tamanho da etapa de integração for um quarto de quadro, o valor de saída será um quarto do valor de Valor. Assim, quando o valor é utilizado para operações de adição, o resultado é acumulado em várias etapas de integração e é igual à configuração Valor.

Se o suboperador Escalar for usado para multiplicação (como tornar uma partícula mais lenta multiplicando a respectiva velocidade por um coeficiente inferior a 1,0), utilize a opção Multiplicação. Isso também leva em conta o tamanho da etapa de integração para ajustar a saída do suboperador. Por exemplo, suponhamos que você deseje tornar uma partícula mais lenta por um coeficiente de 0,25 em um único quadro, de modo que você define Valor=0,25. Se o tamanho da etapa de for um único quadro, a saída do suboperador será 0,25. Se o tamanho da etapa de integração for meio quadro, a saída será 0,5. Esse valor, quando usado duas vezes para multiplicação (0,5 x 0,5) é igual a 0,25, que é a configuração de saída explícita de Valor.

Sincronização de animação de parâmetros
Se você criar uma animação de parâmetros do suboperador, o software pode começar aplicando esta animação a todas as partículas com início no quadro inicial da animação ou o primeiro quadro do evento atual, ou ainda para cada partícula com base em sua idade. As opções são:
  • Tempo absoluto Quaisquer teclas definidas para parâmetros são aplicadas nos quadros reais para os quais foram definidas.
  • Duração de evento Quaisquer chaves definidas para parâmetros são aplicadas a cada partícula relativa ao quadro no qual ela entra pela primeira vez no evento.
  • Idade de partículasQuaisquer teclas definidas para parâmetros são aplicadas nos quadros correspondentes à existência de cada partícula.
  • Vida útil de partículas Dimensiona/mapeia a animação dos parâmetros no período de vida útil de partículas. Por exemplo, se um valor de parâmetro for animado de 5 a 20 ou mais quadros 0-100, então esse parâmetro terá o valor 5 quando a partícula nascer, e o valor 20 quando ela morrer. Dessa forma, você pode, por exemplo, definir a alteração na escala da partícula durante seu tempo de vida.

    Para esta opção funcione corretamente, deve haver uma exclusão de operador definido por idade de partículas no fluxo de partículas para definir o tempo de vida.

  • Entrada de dados de tempo Adiciona uma entrada Tempo ao suboperador à qual você pode vincular qualquer outro suboperador que produza dados no formato de Tempo.
E3
Adiciona uma entrada de dados Tipo Equivalente para controlar o valor de Sincronização da Animação. Esta entrada somente pode receber a partir de um parâmetro suboperador definida para Type = animação sincronizar. Para tornar as configurações disponíveis na interface de Vista de Partículas, utilize Exibir Parâmetros.

Exclusividade grupo

Semente
Permite definir um Semente aleatória para diferenciar o comportamento de outros aleatoriamente seeded funções. Altere o valor Propagação para variar a variação aleatória, inserindo um valor ou clicando em Novo. Disponível com todos os tipos de saída, exceto Boolean.
E4
Quando ativado, você pode exibir o parâmetro de propagação por meio de um parâmetro suboperator e permitir que o usuário selecione. Ative o E4, adicione um suboperador Parâmetro definido como Tipo: propagação de exclusividade, ligue-o à entrada do E4 no suboperador Escalar e, em seguida, utilize Expor parâmetros para tornar a configuração disponível na interface Vista de partículas.