O suboperador Escalar gera dados escalares, isto é, valores numéricos que indicam somente a magnitude, não a direção. Para gerar dados de vetor (magnitude e direção), utilize o suboperador Vetor.
Interface

- Tipo de saída
- Define o tipo de Dados do valor escalar de saída. Selecione o tipo na lista suspensa. As escolhas são autoexplicativas.
- Valor
- Defina o valor de saída explicitamente ou ative E1 e ligue um suboperador Parâmetro ao suboperador Escalar para permitir que o usuário especifique o valor. Disponível com todos os tipos de saída, exceto Boolean.
- Variação
- Defina um no qual o valor de saída variará explicitamente ou ative E2 e ligue um suboperador Parâmetro ao suboperador Escalar para permitir que o usuário especifique a variação. Disponível com todos os tipos de saída, exceto Boolean.
- Verdadeiro/Falso
- Defina o valor booleano de saída. Disponível somente com o tipo de saída Booleano.
- Usar como valor de aceleração/valor de velocidade
- Quando Tipo de saída=Unidade universal, você pode escolher qualquer um destes para fazer com que o Fluxo de partículas use os dados escalares como uma taxa de aceleração ou de velocidade, em unidades por quadro, segundo ou marcador. É possível ativar somente aceleração valor ou do valor de velocidade, não os dois; clique novamente ativa a opção.
- Usar como taxa de giro
- Quando Tipo de saída=Ângulo e esta caixa de seleção estiver marcada, o Fluxo de partículas utilizará os dados escalares como uma taxa de giro, em unidades por quadro, segundo ou marcador.
- Unidades por
- Define o período de tempo dos dados de taxa de velocidade, de aceleração ou de giro.
- Usar para relacionado ao tempo
- Estas opções permitem que o suboperador leve o tamanho da etapa de integração em conta ao determinar o valor de saída. Com os tipos de saída Flutuante, Porcentagem ou Tempo, é possível escolher Adição ou Multiplicação. Escolher um deles desativa a outra opção. Para desativar ambos, clique na caixa de seleção ativa. Com o tipo de saída Ângulo ou Unidade universal, é possível escolher Usar como taxa de giro/valor de velocidade (respectivamente) ou Adição. Escolher Adição define a configuração Unidades por como Unidade de tempo. As opções são as mesmas.
Normalmente, o suboperador gera o valor indicado pela configuração Valor. No entanto, quando a opção Adição está ativada, o valor é ajustado para o tamanho atual da etapa de integração. Por exemplo, se a Unidade de tempo estiver definida como Quadro e o tamanho da etapa de integração for um único quadro, o suboperador indicará o valor de Valor. Se o tamanho da etapa de integração for um quarto de quadro, o valor de saída será um quarto do valor de Valor. Assim, quando o valor é utilizado para operações de adição, o resultado é acumulado em várias etapas de integração e é igual à configuração Valor.
Se o suboperador Escalar for usado para multiplicação (como tornar uma partícula mais lenta multiplicando a respectiva velocidade por um coeficiente inferior a 1,0), utilize a opção Multiplicação. Isso também leva em conta o tamanho da etapa de integração para ajustar a saída do suboperador. Por exemplo, suponhamos que você deseje tornar uma partícula mais lenta por um coeficiente de 0,25 em um único quadro, de modo que você define Valor=0,25. Se o tamanho da etapa de for um único quadro, a saída do suboperador será 0,25. Se o tamanho da etapa de integração for meio quadro, a saída será 0,5. Esse valor, quando usado duas vezes para multiplicação (0,5 x 0,5) é igual a 0,25, que é a configuração de saída explícita de Valor.
- Sincronização de animação de parâmetros
- Se você criar uma animação de parâmetros do suboperador, o software pode começar aplicando esta animação a todas as partículas com início no quadro inicial da animação ou o primeiro quadro do evento atual, ou ainda para cada partícula com base em sua idade. As opções são:
- E3
- Adiciona uma entrada de dados Tipo Equivalente para controlar o valor de Sincronização da Animação. Esta entrada somente pode receber a partir de um parâmetro suboperador definida para Type = animação sincronizar. Para tornar as configurações disponíveis na interface de Vista de Partículas, utilize Exibir Parâmetros.
Exclusividade grupo
- Semente
- Permite definir um Semente aleatória para diferenciar o comportamento de outros aleatoriamente seeded funções. Altere o valor Propagação para variar a variação aleatória, inserindo um valor ou clicando em Novo. Disponível com todos os tipos de saída, exceto Boolean.
- E4
- Quando ativado, você pode exibir o parâmetro de propagação por meio de um parâmetro suboperator e permitir que o usuário selecione. Ative o E4, adicione um suboperador Parâmetro definido como Tipo: propagação de exclusividade, ligue-o à entrada do E4 no suboperador Escalar e, em seguida, utilize Expor parâmetros para tornar a configuração disponível na interface Vista de partículas.