Operador de velocidade

É o operador de Velocidade padrão que aparece no primeiro evento quando você cria um novo ícone do Fluxo de partículas. Ele fornece controles básicos sobre velocidade e direção da partícula.

Os controles direcionais fornecidos pelo operador de Velocidade são baseados na posição e orientação do ícone do Fluxo de partículas. Para obter melhores resultados ao utilizar outros objetos, como emissores, use o operador Velocidade por operador de superfície.

Procedimentos

Exemplo: para alterar a velocidade das partículas:

    O operador de Velocidade funciona em uma base instantânea: ele define cada velocidade da partícula apenas uma vez, quando insere o evento. Mesmo se você animar o valor da Velocidade, cada partícula se moverá em uma taxa constante de velocidade, definida pelo valor no momento em que ele insere evento. Este procedimento demonstra um truque que você pode usar para alterar a velocidade de partículas com um valor de Velocidade animado, graças à capacidade de loop do Fluxo de partículas.

  1. Crie um sistema de partículas padrão e posicione-o na parte superior do viewport Perspectiva.
  2. Reproduza a animação.

    As partículas ficam abaixo da taxa de padrão: 300 unidades por segundo.

  3. Adicione um teste Enviar na parte inferior do evento 01.
  4. Adicione um operador de Velocidade em uma área vazia da exibição de eventos.

    Isto criará um novo evento.

  5. Ative e mova o controle deslizante de tempo para o quadro 30.
  6. Na Exibição de partículas, clique no novo operador de Velocidade 02 e, em seguida, no painel de parâmetros Exibição de partícula, defina a Velocidade para 0.

    Esta ação animará o valor da Velocidade de 300 no quadro 0 para 0 no quadro 30.

  7. Desative .
  8. Vincule o teste Enviar no evento 01 ao evento 02.
  9. Reproduzir a animação.

    As partículas criadas posteriormente movem-se mais lentamente, mas todas ainda movem-se em uma taxa constante de velocidade.

  10. Adicionar um teste Enviar no final do evento 02.
  11. Crie um novo evento usando um Age Test. Clique no Age Test para exibir seus parâmetros e, em seguida, defina o seguinte:
    • Idade do evento
    • Testar Valor=1
    • Variação=0
  12. Vincule o teste Enviar no evento 02 para o evento 03.
  13. Vincule o Age Test no evento 03 para o evento 02.
  14. Reproduzir a animação.

    Todas as partículas diminuem simultaneamente e, posteriormente param.

    Veja como funciona: conforme cada partícula entra no evento 02, sua velocidade é definida para o valor de Velocidade no operador de Velocidade. Em seguida, o Fluxo de partículas envia a partícula imediatamente para o evento 03, onde ela é colocada em um quadro. O Evento 03, em seguida, retorna a partícula para o evento 02, cujo valor Velocidade agora é inferior. O Fluxo de partículas identifica a partícula retornada como inserida recentemente no evento, dessa forma ele altera sua velocidade para o valor de Velocidade atual. Portanto, as partículas retornam continuamente ao evento 02, um quadro após o anterior e são atribuídas a uma velocidade inferior progressivamente.

    Se quiser que as partículas façam algo após pararem, é possível adicionar um Teste de velocidade ao evento 02, acima do teste Enviar, defina Teste verdadeiro se o valor da partícula for menor que o valor do teste e defina o Valor do teste para um valor inferior, como 0,01. Em seguida, vincule o Teste de velocidade a um evento diferente.

Interface

A interface do usuário aparece no painel de parâmetros, no lado direito da caixa de diálogo Visualização de partículas.

Velocidade
A velocidade da partícula nas unidades do sistema por segundo. Padrão=300.

Um valor de Velocidade positivo move as partículas na direção determinada pela configuração da Direção; um valor de Velocidade negativo move as partículas na direção oposta.

Nota: A velocidade define cada velocidade de partícula apenas uma vez: quando a partícula insere o evento (ou é criado, no caso de um evento de nascimento). Se você criar uma animação do valor de velocidade, a velocidade da partícula não variará: ao invés disso, cada partícula receberá uma velocidade constante igual ao valor atual da Velocidade quando ela inserir o evento.
Variação
A quantidade pela qual a velocidade da partícula pode variar, em unidades do sistema por segundo. Padrão=0,0.

Para obter a velocidade de cada partícula, o sistema multiplica o valor da Variação por um número aleatório entre – 1,0 e 1,0 e, em seguida, adiciona o resultado ao valor da velocidade. Por exemplo, se a Velocidade=300 e Variação=100, então a velocidade de cada partícula ficaria entre 200 e 400.

Grupo Direção

A lista suspensa Direção permite que você especifique de que maneira as partículas ficarão após serem criadas. Na maioria dos casos, a direção real também depende da orientação do ícone. A exceção principal é quando a Localização da posição é definida como Giro.

O movimento da partícula é sempre em uma linha reta, exceto quando influenciado por outros fatores.

  • Ao longo da seta do ícone(o padrão). As partículas se movem de modo paralelo à seta do ícone. Rotacione o ícone para alterar a direção.
  • Centro do ícone Cada partícula move-se ao longo de uma linha imaginária desenhada entre a localização da partícula e o centro do ícone.

    Com os tipos de ícones planos (retângulo e círculo), isso faz com que todas as partículas se movam em um plano, a não ser que você aumente a divergência acima de 0,0. Com ícones que têm altura (caixa e esfera), as partículas se movem para fora em três dimensões.

    As partículas no centro, como ocorre quando o parâmetro localização do operador da posição for configurado como Giro, movem-se de forma arbitrária ao longo do eixo X.

  • Seta do ícone Cada partícula move-se ao longo de uma linha imaginária desenhada entre a localização da partícula e o ícone de seta. A linha é perpendicular ao ícone de seta, que é considerada uma linha infinita para esta finalidade.

    Com os tipos de ícones planos (retângulo e círculo), isso resulta em todas as partículas se movendo em um plano, a não ser que você aumente a divergência acima de 0,0. com ícones que têm altura (caixa e esfera), as partículas move-se para fora na formação cilíndrica.

  • 3D aleatório as partículas movem-se em todas as direções. Esta opção é afetada pela configuração Exclusividade.
  • Horizontal aleatório Cada partícula move-se em uma direção horizontal aleatório; isto é, paralela ao plano XY do mundo. Esta opção é afetada pela configuração Exclusividade.
  • Herdar anterior

    Utiliza a direção atual do movimento.

    Se você escolher Herdar anterior, mas nenhuma direção foi especificada anteriormente, a velocidade e a direção estarão indefinidas; as partículas não irão se mover.

Inverter
Quando ativada, a direção é invertida. Padrão=desativado.

Utilizar Inverter é o equivalente a multiplicar o valor da Velocidade por – 1. Esta opção fica indisponível se a opção Aleatório 3D ou Horizontal aleatório for selecionada.

Divergência
Quando está ativada, espalha o fluxo partículas. Utilize a configuração numérica para definir a extensão da divergência em graus. Intervalo=0 a 180. Padrão=0. O valor pode ser animado.

Esta opção fica indisponível se a opção Aleatório 3D estiver selecionada.

Dica: Para começar, defina a Localização da posição para girar, defina a Direção para ao longo de um ícone de seta, defina Divergência para o ângulo desejado, e rotacione o ícone de modo que a seta aponte para cima.

Exclusividade grupo

A configuração Exclusividade permite randomização da variação de velocidade e randomização da direção com as opções 3D Aleatório e Horizontal aleatório.

Semente
Especifica um valor de randomization.
Novo
Calcula uma nova semente randomization utilizando uma fórmula.