Utilize controle de forma para atribuir formas às partículas. É mais flexível que o operador da instância de forma porque permite o controle direto dos parâmetros de forma para cada partícula. O subpoerador do Controle de Forma pode ver todos os parâmetros do modificador e formas. A única restrição é que não é possível ter mais de nove valores de entrada (tempo mais até oito valores de controlador) e o material deve ser definido por meio de suboperadores, por exemplo, por Herança de Material.
Interface

- Objeto de Geometria de Partículas
- Clique para selecionar o objeto de geometria a ser usada como a instância de partículas de forma.
- Animação de forma
- Quando ativado, um suboperador de entrada fica disponível. É possível ligar os dados de tempo e a forma de partícula é definida pela geometria de animação e o tempo definido para uma determinada partícula. Esta opção é aplicada somente se a geometria de referência for animada.
- Adquirir o mapeamento
- Similar ao parâmetro do mesmo nome no operador da Instância de Forma.
- Controladores de parâmetro
- A lista dos controladores para os parâmetros de forma (até oito). Cada controle é listado com seu tipo de dados e nome e cria uma nova entrada para a suboperador ao qual se conecta um canal de dados. Os controladores disponíveis são derivados do objeto de geometria de partículas.
Utilize o botão Adicionar para adicionar controladores, um de cada vez, e o botão Remover para remover um controlador de realçado na lista. Para renomear um controlador, realce-o, indique um nome novo no campo de texto ao lado de Renomear e, a seguir, clique em Renomear. O tipo de dados é preservado na lista.
- Otimização discreta
- Quando desativada, a forma de cada partícula é avaliada em individualmente. Em outras palavras, com n partículas, a geometria de referência é avaliada n vezes com diferentes parâmetros; com um grande número de partículas, pode ser muito lenta. No entanto, se alguns parâmetros podem ter somente número limitado de valores e o número destes valores é significativamente menor número de partículas, é melhor ativar esta opção. Quando ativada, há uma pequena penalização devido a uma análise preliminar dos valores de entrada encontrar o valor que corresponda às diferentes partículas. Por outro lado, isto pode ser mais rápido, já que a geometria de referência é avaliada com menos chamadas: somente uma chamada para uma entrada diferente com valor.
Para ajudar a acelerar a operação de operadores e testes personalizados que usam o Controle de Forma em sistemas de partículas de larga escala, utilize Suboperador Discretizador entre o Controle de Forma e seu fluxo de entrada de dados.
- Prioridade e Ordem de Execução
- O Controle de Forma é um suboperador do tipo de saída e, como tal, tem a prioridade e a ordem de execução de um grupo de parâmetros. Para obter detalhes, consulte Prioridade e Ordem de Execução.