Essa técnica de acabamento é mais adequada para usinagem de áreas que exigem um passo lateral constante, e funciona bem em superfícies quase horizontais.
Percursos em espiral fresam uma figura através de uma série de offsets na direção do centro da figura. O padrão inicial é especificado tomando a fronteira do bloco, a fronteira da figura ou a curva especificada na guia Bloco.
Para utilizar a fronteira do bloco, clique em Usar dimensões do bloco na guia Bloco. Isso resulta numa forma quadrada inicial para os percursos. O próximo percurso e os subsequentes são obtidos pelo offset da forma inicial em 3D (ao longo das superfícies sendo cortadas). Isso difere das operações espiral 2D que aplicam offset à forma inicial em 2D e então projetam essa forma nas superfícies.
Selecione Usar dimensões da superfície da peça para utilizar a silhueta das superfícies da peça como a forma de fronteira inicial como mostrado na imagem simples à esquerda. A imagem à direita mostra os percursos que seriam criados se Usar dimensões do bloco fosse utilizado.
A opção Espiral contínua no diálogo Propriedades da Figura elimina o passo lateral entre os offsets, e combina o padrão numa espiral contínua. Com a opção Espiral contínua selecionada, você obtém o resultado mostrado abaixo. Você pode observar que isso minimiza o número de retrações da ferramenta e converte os contornos originais fechados em uma longa espiral.
Sem a opção Espiral contínua, você obtém o seguinte resultado. Note que existe uma retração entre cada contorno.
Você também pode utilizar curvas de fronteira para controlar a forma da espiral. Todas essas opções são acessadas clicando no botão Opções Curva na guia Bloco. Especificando uma curva de fronteira, essa forma é utilizada como o contorno inicial da espiral.
A curva de fronteira é trimada pelas superfícies da peça como mostrado na imagem abaixo. Se a curva estiver completamente fora do bloco, a silhueta das superfícies é utilizada como a curva de fronteira.
Se a operação for especificada como um postiço, então curvas de fronteira determinam regiões que são evitadas.
Se a operação for especificada como uma cavidade, então as curvas de fronteira representam a forma de cada região. Qualquer curva de ilha é evitada. No exemplo abaixo, a operação é especificada como uma cavidade com três curvas de fronteira. A região inferior esquerda apresenta também uma região de ilha circular.
Detalhes sobre fresamento espiral 3D