O recurso Camadas de animação permite combinar várias faixas de animação no mesmo objeto. É possível armazenar diferentes animações em camadas ao testá-las, ativá-las ou desativá-las ao seu gosto e mesclá-las com configurações de espessura. Na maioria dos casos, a melhor maneira para usar este recurso é através dos comandos na barra de ferramentas Camadas de animação, abordada na seção Interface neste tópico.
A opção Camadas de animação é comparável aos recursos Controlador de lista e Sistema de camadas de bípedes, mas é mais fácil para os animadores usarem. Ela também é mais flexível.
Quando você ativa camadas de animação para um objeto selecionado, o 3ds Max designa um controlador de camada para cada rastreamento de animação especificado na caixa de diálogo Ativar camadas de animação.
Quando o 3ds Max adiciona um controlador de camada, ele copia o controlador original na sua primeira camada (chamada camada Base), preservando quaisquer dados de animação que já possam estar contidos.
![]() O controlador original antes de ativar camadas de animação |
![]() |
![]() O controlador Camada encaixa o controlador original em sua camada Base. |
Para reverter de um Controlador de camada para o controlador original, clique em Desativar camada de animação) na barra de ferramentas Camadas de animação. Observe que o comando Desativar está disponível somente quando somente a camada Base existe; se o objeto contiver mais de uma camada de animação, primeiro é preciso excluí-los ou retrai-los.
É possível designar um controlador Camada no nível de folha de um rastreio de controlador (como o rastreio Cor difusa de um material) ou em um nível de ramificação (como um rastreio Posição).
![]() O controlador Camada afeta uma ramificação de três pontos. |
![]() O controlador Camada afeta o rastreio de folha. |
Se o objeto selecionado já tiver um rastreio de controlador Lista quando você ativar camadas, esse controlador será preservado na camada Base do novo controlador Camada.
![]() O controlador Lista original |
![]() |
![]() O novo controlador Camada encaixa-se no controlador Lista. |
A lista de camadas de animação na barra de ferramentas Camadas de animação funciona do modo a seguir. Para exemplos de fluxo de trabalho comum, consulte a seção Procedimentos que segue neste tópico.
A lista suspensa exibe todas as camadas comuns (isto é, com o mesmo nome); camadas não comuns a todos não estão disponíveis.
Quando você seleciona vários objetos, as camadas não comuns a todos aparecem como indisponíveis na lista suspensa.
Para alternar uma camada, clique no seu ícone de lâmpada.
Para alternar uma inclusão de camada no rastreio de saída, clique no ícone de sinal de mais/menos.
Para alterar a capacidade de alteração na animação de uma camada, clique no ícone de cadeado na camada em questão.
Cada camada de animação tem um valor da espessura global que, quando alterado, afeta todos os controladores naquela camada ativa. Tal como no Controlador de lista, é possível animar uma espessura de camada e alternar a visibilidade das chaves resultantes na Barra de acompanhamento usando o submenu Filtro da barra de acompanhamento.
Quando você adiciona uma nova camada de animação, pode escolher um nome já em uso por uma camada existente; isso vincula ambas as trajetórias de espessura das camadas, agora instanciadas.
Quando você mescla ou referencia externamente uma cena (ou um objeto) de origem que contém camadas em sua cena principal, o sistema adiciona camadas de entrada à lista de camadas da cena principal.
Se um nome de camada da cena mesclada ou Refex corresponder a um nome da cena principal, ambas as camadas serão sincronizadas, ou seja, o rastreio de espessura será instanciado nas duas.
Recolher uma camada mescla as chaves se qualquer uma dessas condições for atendida:
Entretanto, muitos fatores podem causar recolhimento por quadro (isto é, definindo uma chave em cada quadro):
A sequência de procedimentos a seguir ilustram como é possível usar camadas de animação em seu fluxo de trabalho para criar e combinar rapidamente rastreios de animação diferentes juntos para o mesmo objeto. Você deve estar familiarizado com os conceitos básicos de animação e criação de chave antes de passar pelas etapas a seguir.
Exemplo: para ativar as camadas:
Por padrão, isso também cria uma chave no quadro 1. A chave inicial pode ser no quadro 0; para este exemplo, é imaterial.
Isto abre a barra de ferramentas Camadas de animação.
Agora o novo controlador Camada encaixa-se na animação do bule.
Exemplo: para adicionar uma camada e alterar seu tipo de controlador:
Esta é a continuação do procedimento anterior, na qual as camadas são ativadas para um objeto de animação.
Agora o bule tem duas camadas de animação, com cada uma podendo conter uma animação separada possível de controlar de maneira independente de outra.
Em Posição, você verá camada Base, camada Ruído, dois Rastreamentos de espessura e Saída
Agora, dois controladores diferentes estão orientando a posição do bule.
Exemplo: para ativar e desativar uma camada:
Este procedimento discute ativar e desativar camadas existentes. Ela continua a partir do procedimento anterior.
No momento, a lista contém a camada base original e a camada Ruído, do procedimento anterior.
Isso desativa a camada e oculta o rastreamento do controlador Ruído do restante dos rastreamentos.
Exemplo: para bloquear e desbloquear uma camada:
Este procedimento discute o bloqueio e desbloqueio de camadas. Ela continua a partir do procedimento anterior.
Agora, ao reproduzir a animação, a nova chave é incluída.
Não é possível porque a camada está bloqueada. Isso protege a animação na camada de alterações inadvertidas.
O texto "(Bloqueado)" não aparece mais após as camadas base.
Ela não mais está bloqueada. Isso mostra que a ação de bloquear ou desbloquear um rastreamento em uma camada de animação afeta todos os rastreamentos controlados por aquela camada.
Exemplo: vincular dois objetos com parâmetros de fio usando a trajetória de saída do Controlador de camada:
Este procedimento refere-se a uma maneira simples de usar o rastreio de saída para controlar a posição do cubo através dos parâmetros de fio. Ela continua a partir do procedimento anterior.
Isto exclui a camada do rastreamento de saída.
Tente incluir e excluir as duas camadas na lista para ver os resultados.
Exemplo: para copiar e colar uma camada e atualizar uma camada ativa:
Este procedimento é a continuação do procedimento anterior e foca exclusivamente no bule
Esta nova camada torna-se a camada ativa.
Esta atualização de animação afeta somente os rastreamentos de posição da camada ativa.
Exemplo: para retrair uma camada:
Este procedimento é a continuação do anterior.
Isso mescla a camada na próxima camada disponível (camada Base), ignorando a camada Ruído, que é desativada.
Designa um controlador Camada para rastrear o que estiver especificado.
Essa ação abre a caixa de diálogo Ativar camadas de animação, que permite ativar os rastreamentos para designar um controlador Camada.
Por padrão, os rastreamentos Posição, Rotação e Dimensionamento estão ativados. Ainda é possível animar os atributos diferentes dos ativados nesta caixa de diálogo, mas eles não estão sujeitos a controlar pelo controlador Camada.
Se você ativar as camadas de animação para um objeto que tenha animação carregada no Motion Mixer, será exibida a caixa de diálogo a seguir:
É necessário remapear neste caso, pois a ação de habilitar Camadas de animação causa a alteração de nomes completos do controlador. Por exemplo, se uma posição X de esfera rastrear antes de ativar as camadas de Animação for Sphere01\Transform\Position\X Position, após a ativação das camadas de animação, será possível alterar Sphere01\Transform\Position\Base Layer\X Position (o nome da camada é inserido no nome do controlador).
Se você aceitar a opção padrão da caixa de diálogo, para criar os novos arquivos de mapa automaticamente, o 3ds Max gerará qualquer arquivo XMM necessário com o mesmo nome do arquivo XAF e os colocará no mesmo diretório que o arquivo original do mapa, ou, se não houver arquivo de mapa, no mesmo diretório que os arquivos XAF. A partir daí, se você abrir esse arquivo de cena, o arquivo de mapa será carregado automaticamente e nenhum mapeamento adicional será necessário.
No entanto, se você desativar "Criar automaticamente os novos arquivos de mapa?" antes de clicar em OK, não não será gerado nenhum arquivo de mapa e, na próxima vez que você abrir o arquivo de cena, será solicitado a criar arquivos de mapa. Sem arquivos de mapa, a animação não aparecerá corretamente.
Consulte Trabalhar com camadas de animação, abordado anteriormente neste tópico.
Define uma espessura global para a camada ativa, que afeta se a camada ativa é compartilhada por diversos objetos (por exemplo, camada Base) e alterar sua espessura afeta todas elas.
Abre a caixa de diálogo Propriedades de camada para o controlador Camada, que fornece opções globais para camadas de animação.
Abre a caixa de diálogo Criar nova camada de animação, que permite especificar configurações relacionadas à nova camada. Isto adiciona uma nova camada para cada rastreio que tiver um controlador Camada.
Remove a camada ativa, junto com os dados contidos nela. Uma caixa de diálogo de confirmação aparece antes da exclusão.
Copia os dados da camada ativa e habilita Colar camada de animação ativa e Colar nova camada.
Substitui o tipo de controlador da camada ativa e as chaves de animação com os dados copiados.
Cria uma nova camada com o tipo de controlador da camada copiada e as chaves de animação. Abre a caixa de diálogo Renomear camada de animação, na qual é possível usar o nome de camada padrão ou insira o seu próprio.
Retrai a camada ativa para a que está abaixo dela, desde que não seja desativada. Se estiver, a camada retraída circula pela lista até encontrar uma camada disponível.
Remove o controlador Camada a partir do objeto selecionado. As chaves de animação na camada Base revertem para o controlador original. Uma caixa de diálogo solicita confirmação.