A interface do 3ds Max oferece comandos de container no menu Arquivo, no painel Comando, no menu Ferramentas, nas barras de ferramentas flutuantes e nos Explorers.
Os comandos de menu e de barra de ferramentas são úteis quando se trabalha com mais de um container. Os comandos para um container único e selecionado são ativados do painel Modificar.
Este tópico resume cada grupo de comandos de container na interface.
menu Arquivo
Insere um container de origem em sua cena. A cena faz referência ao conteúdo de seu arquivo de origem.
Painel de Comando
As implementações oferecem controles para o trabalho com um container selecionado. Para obter descrições de comando, consulte Interface.
Barra de ferramentas Container
Clicar com o botão direito do mouse em uma região vazia da barra de ferramentas principal e escolher Containers abrirá a barra de ferramentas Containers, que tem um número de comandos para trabalho com containers.
Barra de menus
Fornece os comandos que permitem herdar containers e editar containers selecionados em sua cena.
Se você usar os menus Alt, esses comandos aparecerão no menu Editar painel Contêineres.
Container Explorer
O Container Explorer é uma versão personalizada da Scene Explorer. Ele apresenta uma barra de ferramentas Container, que permite herdar e editar containers em sua cena.
Clicar com o botão direito do mouse na vista de tabela abrirá um menu de contexto com o submenu Containers.
Se o Container Explorer não for exibido no menu Ferramentas, faça o seguinte:
Agora o Container Explorer será exibido no menu Ferramentas.
Scene Explorer
Clicar com o botão direito do mouse na vista de tabela abrirá um menu com um submenu Containers.
Para exibir um Container Explorer em um Scene Explorer normal, vá para a barra de menus do Scene Explorer e escolha Personalizar Ferramentas
Container.
Preferências de containers
O painel define as preferências do container; em particular, é possível utilizar as configurações de Status e de Atualização para aprimorar o desempenho.
Esta seção descreve os comandos de container disponíveis no painel Modificar. Muitos desses comandos estão duplicados nas barras de ferramentas e nos submenus do Scene Explorer e do Container Explorer, bem como no menu Ferramentas submenu Containers.
A implementação Gerenciar container permite que você abra, feche, herde, salve e atualize containers em sua cena. Ela também permite que você converta um container de origem em um container único.
Clique em Descarregar para salvar o container e remover seu conteúdo da cena.
Clique em Carregar para carregar a versão mais recente do container salva na cena e exibir seu conteúdo. O estado fechado/aberto antes do carregamento é restaurado.
Clique em Fechar para salvar o container e impedir qualquer edição ou adição ao seu conteúdo. (O container ainda pode ser selecionado, transformado, copiado e assim por diante).
Quando você fechar um container, seu conteúdo será salvo como um arquivo MAXC e será referenciado pela cena, e o container poderá ser herdado para qualquer cena como um container de origem. Fechar um container pode aprimorar o desempenho da cena.
Clique em Abrir para editar o conteúdo do container. Essa opção não estará disponível para um container herdado caso a implementação Regras tenha sido definida como Sem acesso quando o container foi salvo.
Essa opção elimina a necessidade de clicar em Atualizar para visualizar uma versão atualizada do container.
Quando esta caixa de seleção está ativada e um nome de camada coincide, mas seus pais não, o 3ds Max cria uma nova camada sem pai que tem o mesmo nome seguido de um número de sequência.
Por exemplo, suponha que o arquivo de origem tenha esta disposição:
Layer: Men Layer: Soldiers Soldier character objects
... e o arquivo local tenha esta disposição:
Layer: Women Layer: Soldiers Soldier character objects
Com Combinar camadas por nome e pai desativado, os personagens do container são colocados na camada Women
Soldiers. Com Combinar camadas por nome e pai ativado, os personagens do container são colocados em uma nova camada sem pai chamada Soldiers.001 .
Essa configuração se aplica ao container quando ele está aberto ou fechado, e se aplica a todo o conteúdo do container, incluindo os containers aninhados.
Abrir ou fechar um container desbloqueia ou bloqueia as suas camadas.
Se o container herdado tiver uma definição local (isto é, ele foi herdado com a regra Adicionar somente objetos novos ou qualquer item desbloqueado e então salvo), sua atualização manterá todas as alterações feitas na definição local que não fizerem parte da definição de origem, como objetos adicionados.
O comando Atualizar não se aplica a containers únicos.
Quando um container herdado for selecionado, um ícone ao lado do botão Atualizar mostrará o status do container de origem:
A edição de um container herdado usa um arquivo com bloqueio temporário. Para obter detalhes, consulte Definições bloqueadas.
A implementação Conteúdo local permite que você edite, atualize e salve containers abertos e salvos localmente em sua estação de trabalho.
Esta implementação ficará oculta caso o container esteja fechado ou descarregado.
Se você adicionar um objeto que já pertença a outro container, terá a opção de mover o objeto do container atual para um novo ou de cancelar, clicando em Não.
É possível adicionar um objeto ao qual uma Cena XRef esteja vinculada, mas a vinculação será perdida quando o container for fechado.
Por fim, é altamente recomendável que você não combine ações de agrupamento a containers. Ou seja, não agrupe um container com outros objetos e não adicione objetos agrupados a um container.
Na caixa de diálogo de arquivo, você pode usar a lista suspensa "Salvar como tipo" para salvar no formato de versões anteriores do 3ds Max, até a "Definição de container do 3ds Max 2013 (*.maxc)".
A implementação Regras permite que o autor do container especifique o nível de acesso para aqueles que herdarão o container. As regras não se aplicam a conteúdo local.
Quando você edita um container no local, tem o mesmo nível de controle sobre o container do que o criador. É possível alterar a regra, bloquear e desbloquear trilhas, adicionar e excluir conteúdo e assim por diante.
Use essa opção quando estiver passando conteúdo entre diversos membros de uma equipe de desenvolvimento para impedir a substituição acidental do trabalho de outros membros.
Quando você herdar um container com essa opção ativada, o container entrará na cena em um estado aberto. Quando você clicar em Fechar ou Salvar, um nome de arquivo será solicitado. Use um nome diferente do container de origem para evitar sua substituição.
Isso cria uma definição local do container, que armazena as edições locais do container, bem como a referência à origem do conteúdo herdado, que ainda é atualizada.
Quando você herdar um container com essa opção ativada, o container entrará na cena em um estado aberto. Quando você clicar em Fechar ou Salvar, um nome de arquivo será solicitado. Use um nome diferente do container de origem para evitar substituí-lo, criando uma definição local. Quando qualquer usuário tiver essa definição local aberta, o container estará bloqueado de forma que outros usuários não consigam substituí-lo.
As alterações subsequentes feitas nesse container, quando herdadas, serão salvas na versão local, mas não transferidas de volta para o container de origem. No entanto, as alterações na origem ainda podem ser herdadas por atualização, com uma advertência (consulte Nota, a seguir).
Os botões de alternância de bloqueio "globais" descritos a seguir bloqueiam os atributos escolhidos no arquivo de definição no salvamento, mas não na cena atual. É possível utilizar qualquer combinação de:
Você também pode bloquear e desbloquear camadas de animação.
O recurso Proxies permite que você substitua temporariamente um arquivo de container em disco para o container selecionado. Por exemplo, um container de proxy pode usar versões de baixa resolução dos objetos no container original para liberar memória e velocidade de renderização durante a configuração de uma cena. Use esse recurso como uma alternativa a Descarregar quando você precisar reduzir a complexidade da cena e ainda assim ser capaz de ver onde estão os objetos na cena.
É possível especificar qualquer número de proxies para um container e, em seguida, usar a lista suspensa Arquivo de definição para trocar os proxies diferentes rapidamente dentro e fora da cena para controlar a complexidade geral da cena. Ou simplesmente escolha Nenhum proxy para restaurar o container original.
Se você escolher Arquivo de definição sem proxies definidos, uma caixa de diálogo de arquivo abrirá para que você possa escolher um arquivo de proxy. A partir daí, o nome do arquivo proxy aparece na caixa de texto e o arquivo substitui o container original na cena.
Na caixa de diálogo, use os botões Adicionar e Remover para alterar o conteúdo da lista.
A implementação Conteúdo herdado identifica o caminho e o nome da definição de container de origem atualmente selecionada, o arquivo de onde você herda o conteúdo e permite que você mescle o conteúdo em sua cena.
Essa implementação será oculta caso o container tenha sido criado localmente.
O grupo Container permite que você defina as propriedades de exibição da ajuda de Container nos seus viewports.
Para substituir algumas dessas configurações globalmente, use Status de exibição em viewports.
Se as propriedades de exibição do container forem controladas por camada, somente os objetos em um container que faça parte de outras camadas obedecerão à camada do container.