Definição do membro – Parâmetros (BS 5950:2000)

A opção é usada para determinar os parâmetros de norma de um tipo de membro. A opção se torna disponível selecionando a opção Novo tipo de membro na caixa de diálogo Tipo de membro ou pressionando o botão Parâmetros na caixa de diálogo Definições.

Um nome de um tipo de membro selecionado é especificado no campo Tipo de membro (qualquer nome do tipo de membro definido pode ser inserido aqui). Nos campos Flambagem (eixo y) e Flambagem (eixo z), pode ser determinado o comprimento de um membro para o plano apropriado. Existem duas maneiras de definir esse comprimento:

Para a definição simultânea de vários membros cujos comprimentos reais diferem e, por exemplo, suportes adicionais são igualmente espaçados, o segundo método mencionado é muito conveniente. Se os parâmetros definidos tiverem que ser salvos como uma categoria, será necessário usar essa forma de definição do comprimento. Se o valor 1,0 for inserido, isso permitirá garantir que o comprimento real de cada membro definido usando como categoria Ly será aceito.

Os coeficientes dos comprimentos de flambagem dos membros em ambas as direções podem ser definidos no campo Coeficiente do comprimento de flambagem. O comprimento real da barra (ou a soma dos comprimentos dos membros do componente) é inserido automaticamente nos campos apropriados.

O coeficiente do comprimento de flambagem depende da condição do suporte final dos nós do membro no plano de flambagem. O comprimento de flambagem de um membro também pode ser definido na caixa de diálogo Tipos de flambagem, pressionando o ícone que representa o tipo de modelo de flambagem selecionado. Os esquemas comuns de suporte dos membros são fornecidos aqui; quando um deles é selecionado, o valor do coeficiente será aceito ou calculado automaticamente.

Os ícones na caixa de diálogo são divididos em dois grupos: o primeiro contém métodos comuns (norma) de suporte de membros e os valores correspondentes de coeficientes de flambagem, enquanto o outro contém ícones de opções usadas para calcular o coeficiente de flambagem para colunas de estruturas com vários andares.

A flambagem é considerada nos cálculos sempre que uma força de compressão atua sobre um membro, mesmo que seja insignificante em comparação com outras forças internas. O programa não executa, por si só, uma análise separada que determina se os efeitos de flambagem podem ser desconsiderados ou não. Se o usuário desejar excluir efeitos de flambagem dos cálculos, o último ícone deverá ser selecionado. Se pressionado, a flambagem será desconsiderada no processo de cálculo.

As opções de Curva de flambagem permitem que o programa adote curvas de flambagem. Se a opção “automático” for selecionada, o programa selecionará automaticamente uma curva de flambagem apropriada para a seção aplicada de acordo com a tabela 23 da norma; em outros casos, o programa executará os cálculos assumindo a curva de flambagem definida pelo usuário.

No campo Parâmetros de flambagem lateral, o usuário pode selecionar as opções usadas durante a verificação da flambagem lateral do membro: tipo de flambagem lateral, valor do coeficiente mLT e coeficiente do comprimento de flambagem lateral para os flanges superior e inferior. Ao pressionar o ícone apropriado, abre a caixa de diálogo para definir os parâmetros adequados.

A opção Tipo de flambagem lateral é usada para definir os parâmetros adequados de flambagem lateral da norma, dependendo do padrão estático do membro. Conforme exigido pela norma, um dos padrões incluídos na norma deve ser aceito. Os padrões na forma de ícones refletem exatamente os itens apropriados da norma. Quando o último ícone é selecionado, significa que os efeitos de flambagem lateral não serão considerados durante os cálculos.

Para determinar as condições de flambagem lateral, também é necessário especificar um valor do coeficiente de distribuição de momento.

Os cálculos de flambagem lateral requerem a definição para um membro da distância entre as seções protegidas em relação à torção, o chamado comprimento de flambagem lateral. É necessário distinguir dois comprimentos de flambagem (para os flanges superior e o inferior), pois é possível fixar os flanges superior e inferior separadamente e pode ocorrer tensão de compressão em diferentes casos de carga nos flanges superior ou inferior. Portanto, o usuário deve fornecer um valor do coeficiente pelo qual o comprimento do membro da base deve ser multiplicado para obter o comprimento de flambagem lateral. O comprimento Iz é assumido como sendo o comprimento da base. O valor do coeficiente pode ser inserido diretamente ou selecionando o ícone que representa o caso típico de anexação para o qual o coeficiente será automaticamente escolhido (consulte: comprimento efetivo das vigas e comprimento efetivo do balanço.

Nota: Os símbolos incluídos na caixa de diálogo acima são explicados na caixa de diálogo Resultados (guia Resultados detalhados). A caixa de diálogo mencionada contém as definições de todos os parâmetros estabelecidos para os cálculos de membros de aço e os valores de resultados obtidos após os cálculos dos membros.

Quando o botão Mais é pressionado, a caixa de diálogo adicional aparece na tela, onde o usuário pode definir os parâmetros de tipo dos membros restantes descritos na norma, tais como: fator de momento equivalente, parâmetros de seção etc.

Após pressionar o botão Serviço, a caixa de diálogo adicional abre na tela, na qual podem ser definidos os parâmetros de tipo de membro (deslocamentos de limite, curvatura).

Quando o botão Enrijecedores é pressionado, a caixa de diálogo adicional é exibida na tela, na qual o usuário pode definir os enrijecedores (enrijecedores transversais) ao longo do comprimento do membro.

Ao pressionar o botão Salvar, são adicionados à lista de tipos de membros de aço previamente definidos o tipo de membro com um nome definido e os parâmetros determinados.