Use essa opção para definir os parâmetros de tipo de membro para a norma de aço polonesa PN90-03200.
Há duas maneiras de acessar essa opção.
A seguinte caixa de diálogo é exibida:
O campo de tipo de barra exibe o nome do tipo de barra selecionado (insira o nome do tipo de barra definido). Os campos Flambagem com relação ao eixo Y ou Z exibem o comprimento da barra para o plano apropriado.
Há duas maneiras de definir esse comprimento.
Selecione a opção Coeficiente para definir membros simultâneos de diferentes comprimentos reais cujos suportes adicionais são, por exemplo, igualmente espaçados. Se for necessário manter os parâmetros definidos como uma categoria, será preciso inserir o comprimento. A introdução do valor 1,0 garante que cada membro definido com a ajuda da categoria como Ly terá seu comprimento real aceito.
No campo Coeficiente de comprimento de flambagem, o comprimento real do membro (ou a soma dos comprimentos do elemento do componente) é automaticamente inserido nos campos apropriados. Os coeficientes de comprimento de flambagem de um membro são definidos em ambas as direções.
O coeficiente de comprimento de flambagem depende das condições de suporte de extremidade de um nó de barra no plano de flambagem. O comprimento da flambagem também é definido na caixa de diálogo Padrões de flambagem, que é aberta clicando no ícone que representa o tipo de modelo de flambagem de barra selecionado. Após selecionar um esquema típico, o valor do coeficiente é aceito ou calculado automaticamente.
Os ícones na caixa de diálogo são divididos em dois grupos:
A flambagem será considerada durante os cálculos se uma força de compressão operar em um membro, mesmo que seja pequena em comparação com as outras forças internas. Não é executada uma análise separada que determine se os efeitos da flambagem devem ser ignorados. Para eliminar os efeitos de flambagem dos cálculos, clique no último ícone.
Selecione a opção Seções recozidas para incluir a operação de tratamento térmico (recozimento) nos parâmetros de aço. Para esse aço, a verificação em determinados estágios dos cálculos das normas continua de forma diferente do que para aço normal. Portanto, é necessário indicar isso antes dos cálculos. Se a opção estiver selecionada, o aço usado nos cálculos será considerado como aço tratado termicamente.
No campo Parâmetro de flambagem lateral, é possível selecionar as seguintes opções usadas durante a verificação da flambagem lateral para o membro: tipo de flambagem lateral, nível de carga e o coeficiente de comprimento da flambagem lateral. Clicar no ícone apropriado abre a caixa de diálogo para a definição dos parâmetros correspondentes.
A opção Tipo de flambagem lateral define os parâmetros de flambagem lateral de código correspondentes, dependendo do padrão estático do membro. Conforme exigido pela norma, um dos padrões incluídos na norma deve ser aceito. Os padrões na forma de ícones espelham os itens apropriados da norma. O último ícone representa a aceitação da inclusão de efeitos de flambagem lateral durante os cálculos.
A opção Tipo de carga define o esquema de carga de uma viga analisada. Conforme exigido pela norma, ao calcular coeficientes da norma (relativos à flambagem, flambagem lateral), é necessário determinar o caráter das cargas que atuam em um membro em ambos ou em um plano do eixo de seção do membro.
Para descrever com precisão as condições de flambagem lateral, o nível de aplicação de carga deve ser incluído. A altura ordenada da aplicação de carga é definida no sistema de eixos da seção do membro. Presumindo que a flambagem lateral ocorrerá ao carregar o membro no plano XZ, somente uma coordenada é inserida. É um valor relativo do intervalo <-1,0;1,0>. Se a carga for aplicada em um ponto de seção característico – mesa superior, inferior etc., o valor da coordenada será inserido automaticamente quando um ícone apropriado é selecionado.
Para calcular a flambagem lateral para uma barra, você deve fornecer a distância entre as seções bloqueadas contra torção (comprimento da flambagem lateral). É necessário distinguir dois comprimentos de flambagem (para a parte superior e para a parte inferior da mesa), pois é possível anexar as mesas superior e inferior separadamente, o que resulta na aparência de diferentes casos de carga de forças de compressão. O valor do coeficiente pelo qual o comprimento da barra de base deve ser multiplicado para obter o comprimento da flambagem lateral deve ser fornecido. O comprimento IZ é assumido como comprimento base. O valor do coeficiente é inserido diretamente ou selecionando o ícone que representa o caso de anexo típico para o qual o coeficiente é automaticamente escolhido.
Também é possível selecionar uma curva de instabilidade incluída nos cálculos do coeficiente de flambagem lateral Fi_L; conforme especificado na seção 4.5.4, escolha uma das duas curvas seguintes: a curva “a0” (uma padrão) e a curva “a”.
O campo Parâmetros de flambagem lateral inclui uma opção para a seleção de um método de suporte de extremidades de membro para torção (extremidades de membro engastadas ou rotuladas).
Na parte inferior da caixa de diálogo, há campos de edição usados para definir os coeficientes A1, A2, B (C1,C2) para o cálculo do momento crítico Mcr; a opção que permite a seleção automática de valores desses coeficientes é ativada por padrão. Se a opção definida pelo usuário for selecionada, os coeficientes definidos na Tabela Z1-2 serão determinados manualmente.
Clique no botão Mais para abrir uma caixa de diálogo adicional. Em seguida, é possível definir os parâmetros de tipo de membro restantes descritos na norma, como: tipo de carga (coeficiente Beta), parâmetros de seção.
Clique no botão Seção complexa para abrir a caixa de diálogo Seção complexa, em que os parâmetros de membros complexos são definidos.
Clique no botão Serviço para abrir uma caixa de diálogo adicional. É possível definir os parâmetros do tipo de barra (deslocamentos de limite, deflexão inicial).
Ao verificar as condições críticas para os cálculos corretos, é necessário definir o caractere do diagrama de momento de flexão – apropriadamente no plano Y e Z da seção. O valor do coeficiente Beta é necessário nos cálculos. Há quatro maneiras de definir as características dos diagramas de momento e os anexos de membro considerados pela norma.
Clique no botão Adicionar para adicionar um tipo de barra – com nome e parâmetros definidos – à lista de tipos de barras de aço predefinidos.