A seguinte caixa de diálogo é exibida:
O campo Tipo de membro exibe o nome do tipo de membro selecionado (insira qualquer nome de tipo de membro). Os campos Flambagem eixo Y e Flambagem eixo Z exibem o comprimento de um membro para o plano desejado. Existem duas formas de definir esse comprimento:
Selecione a opção Coeficiente para definir vários membros de diferentes comprimentos reais, por exemplo, suportes adicionais igualmente espaçados. Se for necessário salvar os parâmetros definidos como uma categoria, inserir o comprimento dessa forma será essencial. Inserir o valor 1,0 garante que cada membro definido usando a categoria como Ly terá seu comprimento real aceito.
A opção Coeficiente de comprimento de flambagem define os coeficientes de comprimento de flambagem do membro em ambas as direções. O comprimento real da barra (ou a soma dos comprimentos dos membros do componente) é inserido automaticamente nos campos apropriados.
O coeficiente de comprimento de flambagem depende da condição de suporte final dos nós da barra no plano de flambagem. O comprimento da flambagem também pode ser definido na caixa de diálogo Diagramas de flambagem, que pode ser aberta clicando no ícone que representa o tipo de modelo de flambagem selecionado. Após selecionar um esquema típico, o valor do coeficiente será aceito ou calculado automaticamente.
Os ícones na caixa de diálogo estão divididos em dois grupos:
A flambagem é sempre considerada nos cálculos quando uma força de compressão aparece no membro, mesmo que seja insignificante em comparação com as outras forças internas. Não é executada nenhuma análise separada que determine se os efeitos da flambagem devem ser desconsiderados. Para eliminar os efeitos de flambagem dos cálculos, clique em na caixa de diálogo Diagramas de tipo de flambagem. Se essa opção for selecionada, a flambagem será desconsiderada no processo de cálculo.
Com a opção Tipo de estrutura, é possível selecionar a maneira de enrijecer a estrutura: com ou sem contraventamento. As informações sobre o tipo de estrutura são usadas para a verificação de membros com compressão excêntrica, de acordo com a Seção 13.8 da norma.
O parâmetro de compressão n, conforme especificado na Seção 13.3.1 da norma, pode assumir um dos dois valores indicados a seguir:
No campo Parâmetros de flambagem lateral, é possível selecionar as opções usadas durante a verificação da flambagem lateral do membro: tipo de flambagem lateral, nível de carga e o coeficiente do comprimento de flambagem lateral. Selecionar o ícone apropriado abre a caixa de diálogo para a definição dos parâmetros correspondentes.
A opção Tipo de flambagem lateral define os parâmetros de flambagem lateral de norma correspondentes, dependendo do padrão estático do membro. Conforme exigido pela norma, um dos padrões incluídos na norma deve ser aceito. Os padrões na forma de ícones espelham os itens apropriados da norma. O último ícone representa a aceitação da inclusão de efeitos de flambagem lateral durante os cálculos.
Os cálculos de flambagem lateral exigem que seja fornecida para uma barra a distância entre as seções bloqueadas contra torção (comprimento de flambagem lateral). É necessário distinguir dois comprimentos de flambagem (para os flanges superior e inferior), já que é possível fixar os flanges superior e inferior separadamente, o que resulta na aparência de diferentes casos de carga de forças de compressão. Insira o valor do coeficiente pelo qual o comprimento da barra base deve ser multiplicado para obter o comprimento da flambagem lateral. O comprimento IZ é assumido como comprimento base. O valor do coeficiente pode ser inserido diretamente ou selecionando o ícone que representa o caso típico de fixação para o qual o coeficiente será automaticamente escolhido.
No campo Parâmetros de flambagem lateral, também é possível especificar o coeficiente om2.
Clique no botão Mais para abrir uma caixa de diálogo adicional. É possível definir os parâmetros de tipo de barra descritos na norma como: Relação A líq./A bruta.
Clique no botão Serviço para abrir uma caixa de diálogo adicional. É possível definir os parâmetros do tipo de barra (deslocamentos de limite, deflexão inicial).
Clique no botão Adicionar para adicionar o tipo de barra (com um nome e parâmetros definidos) à lista de tipos de membros de aço previamente definidos.