Definição de parâmetros do tipo de membro (AS 4100 – 1998 Rec:2016)

Use a caixa de diálogo Definição do membro – Parâmetros para definir os parâmetros do tipo de membro da norma de aço AS 4100 – 1998 Rec:2016 australiano. Abra a caixa de diálogo usando um dos seguintes métodos: clique no ícone Nova definição de membro de aço, na caixa de diálogo Tipo de membro, ou clique no botão Parâmetros, na caixa de diálogo Definições.

O campo Tipo de membro exibe um nome de um tipo de membro selecionado (é possível inserir qualquer nome de tipo de membro nesse campo). Os campos Flambagem (eixo Y), Flambagem (eixo Z) ou Flambagem por torção são usados para determinar o comprimento de um membro para o plano apropriado. Existem duas formas de definir esse comprimento:

A segunda forma é muito conveniente para definir simultaneamente vários membros cujos comprimentos reais diferem, enquanto os suportes adicionais, por exemplo, são igualmente espaçados. Se você desejar salvar os parâmetros definidos como uma categoria, será necessário definir o comprimento dessa forma. Se o valor 1,0 for inserido, isso permitirá garantir que o comprimento real será adotado para cada membro definido como Ly usando a categoria.

O campo Coeficiente do comprimento de flambagem é usado para especificar os coeficientes dos comprimentos de flambagem de um membro nas direções x, y e z (key, kez e kex – flambagem por torção). O comprimento real do membro (ou a soma dos comprimentos dos membros do componente) é inserido automaticamente nos campos apropriados. Para a flambagem por torção, o comprimento é usado conforme especificado na seção 8.4.4.1 da norma.

O coeficiente do comprimento de flambagem depende das condições de suporte final dos nós dos membros no plano de flambagem. O comprimento de flambagem do membro também pode ser definido na caixa de diálogo Diagramas de flambagem, que abre ao pressionar o ícone que representa o tipo selecionado do modelo de flambagem do membro. São exibidos diagramas comuns de suporte de membros; quando um deles é selecionado, o valor do coeficiente será aceito ou calculado automaticamente.

Os ícones na caixa de diálogo são divididos em dois grupos: o primeiro contém métodos típicos (com base em normas) de suporte de membros e os valores correspondentes dos coeficientes de flambagem, enquanto o outro contém ícones de opções para calcular o coeficiente de flambagem para colunas de estruturas altas.

Além disso, os coeficientes de distribuição de momento fletor BETA estão disponíveis para flambagem nas direções Y e Z. Eles são usados para calcular as resistências de curvatura apropriadas ao verificar a estabilidade de um membro como um todo, conforme especificado na Seção 8.4. Clique no ícone adequado para abrir a caixa de diálogo do coeficiente Beta,m, onde é possível selecionar um dos seis casos:

A constante da seção do membro é usada para selecionar a constante da seção do membro alfa, b, que determina um coeficiente de flambagem. Um valor da constante da seção do membro pode ser selecionado automaticamente, com base no tipo de seção e na classe.

O campo Parâmetros de flambagem lateral permite selecionar as opções usadas durante a verificação da flambagem lateral do membro: os valores dos parâmetros Lb e Cb. Clique em Flange superior ou Flange inferior para abrir as caixas de diálogo para definir os valores desses parâmetros.

Um valor do coeficiente de flambagem lateral Cb é adotado conforme especificado nas diretrizes fornecidas na Seção F1. A seleção do ícone do meio indica que o valor Cb é calculado de acordo com a fórmula F1-1 da norma.

Se a opção Flambagem lateral estiver selecionada, a verificação da flambagem lateral será executada durante os cálculos da norma dos membros de aço.

Para executar os cálculos de flambagem lateral, é necessário especificar a distância entre as seções transversais protegidas contra torção para um membro, ou seja, o comprimento de flambagem lateral. É possível distinguir dois comprimentos de flambagem lateral, pois os flanges superior ou inferior podem ser fixados separadamente e a tensão de compressão pode ocorrer nos flanges superior ou inferior para casos de carga diferentes. A caixa de diálogo exibe os valores do coeficiente pelo qual o comprimento do membro da base deve ser multiplicado para obter o comprimento de flambagem lateral. O Robot considera o comprimento l como o comprimento da base. É possível inserir o valor do coeficiente diretamente ou selecionar o ícone que representa um caso típico de fixação para o qual o coeficiente será automaticamente escolhido.

Na parte inferior da caixa de diálogo, encontra-se a lista de seleção de tensões residuais. As opções nessa lista determinam a forma de reduzir as tensões residuais em seções transversais dos elementos analisados.

Nota: Os símbolos da caixa de diálogo acima são explicados na caixa de diálogo Resultados (guia Resultados detalhados). Na caixa de diálogo Resultados, é possível localizar as definições de todos os parâmetros usados nos cálculos de membros de aço e as quantidades resultantes obtidas após os cálculos dos membros.

Clique no botão Mais para abrir uma caixa de diálogo adicional para definir os parâmetros do tipo de membro especificados na norma.

Clique no botão Serviço para abrir uma caixa de diálogo adicional para definir os parâmetros do tipo de membro (deslocamentos de limite, deflexões iniciais).

Clique no botão Salvar para adicionar um tipo de membro com o nome e os parâmetros definidos à lista de tipos de membros de aço previamente definidos.