Use a caixa de diálogo Configuração para definir os parâmetros aplicados durante a verificação de um membro de madeira (normas CB71 e EC5). Acesse a caixa de diálogo clicando no botão Configuração, na caixa de diálogo Cálculos. A seguinte caixa de diálogo é exibida (a caixa de diálogo para a norma CB71):
Os seguintes parâmetros de cálculo são definidos:
Se a opção Componentes de membros complexos não são levados em consideração estiver selecionada, os componentes desses membros não serão incluídos durante os cálculos de barras complexas.
Se a opção Cisalhamento levado em consideração nos cálculos de deflexão for selecionada, a influência de cisalhamento será levada em conta ao calcular a deflexão. Quando a opção Cálculos: impacto do incêndio estiver ativada, ao longo dos cálculos, um membro cuja seção tenha sido ligeiramente queimada será submetido à análise.
Um valor fornecido no campo Porcentagem de cargas variáveis tratadas como cargas de longo período é usado ao calcular o coeficiente de amplificação.
Um valor selecionado de umidade média da madeira afeta os cálculos de fatores de redução para resistência (durante a compressão e flexão): humflex e humcom.
Use o botão Classificação de caso de carga – ~duração para acessar o Eurocódigo 5. Uma caixa de diálogo adicional é exibida na qual as classes de carga podem ser atribuídas aos casos de carga simples definidos pelo usuário. Dependendo da duração da carga, é determinado o valor do coeficiente de modificação da resistência da madeira (kmod).
Para a norma CB71 há adicionalmente o botão Umidade disponível; clicar nesse botão abrirá a caixa de diálogo Umidade da madeira em que os parâmetros de umidade da madeira são definidos.
Clique no botão Excluir as forças internas dos cálculos para abrir a nova caixa de diálogo Forças internas não levadas em consideração. Essa caixa de diálogo inclui as opções que definem os valores limite de forças internas (portanto, os valores das forças que são “insignificantes” para uma seção específica podem ser desconsiderados). Além disso, são selecionadas as unidades para apresentação dos resultados do projeto do membro. Os resultados são apresentados nas unidades usadas na norma de madeira selecionada ou nas unidades aplicadas no Robot.
A parte inferior da caixa de diálogo contém uma lista usada para selecionar um caso de carga (carga morta), para o qual os deslocamentos definidos serão tratados como curvatura da estrutura. A opção Levar em consideração as deflexões do seguinte caso deve ser selecionada para ativar a lista de casos de carga.
Consulte também: