Definição dos parâmetros de tipo de membro (DIN)

Use essa opção para definir os parâmetros de norma de um tipo de membro para a norma DIN alemã. Existem duas formas de acessar essa opção:

A seguinte caixa de diálogo é exibida:

O campo Tipo de membro exibe o nome do tipo de membro selecionado (insira o nome do tipo de barra definido). Os campos Flambagem em relação ao eixo Y e Z exibem o comprimento de um membro para o plano apropriado. Existem duas formas de definir esse comprimento:

Selecione a opção Coeficiente para definir de uma só vez vários membros de diferentes comprimentos reais, com suportes adicionais igualmente espaçados, por exemplo. Além disso, use a opção Coeficiente se for necessário salvar os parâmetros definidos como uma categoria. Inserir um valor de 1,0 garantirá que cada membro (definido usando a categoria como Ly) terá seu comprimento real aceito.

Os coeficientes de comprimento de flambagem do membro em ambas as direções (Beta y e Beta z) são descritos na caixa de diálogo Coeficiente de comprimento de flambagem. O comprimento real da barra (ou a soma dos comprimentos dos membros do componente) é inserido automaticamente nos campos apropriados.

O coeficiente de comprimento de flambagem depende da condição de suporte final dos nós da barra no plano de flambagem. O comprimento de flambagem também é definido na caixa de diálogo Diagramas de flambagem, que pode ser aberta clicando no ícone que representa o tipo de modelo de flambagem selecionado. Após selecionar um esquema típico, o valor do coeficiente será aceito ou calculado automaticamente.

Os ícones na caixa de diálogo são divididos em dois grupos:

A flambagem será sempre considerada nos cálculos se uma força de compressão aparecer no membro, mesmo que seja insignificante em comparação com as outras forças internas. Não é executada nenhuma análise separada que determine se os efeitos da flambagem devem ser desconsiderados. Para eliminar os efeitos de flambagem dos cálculos, o último ícone deve ser selecionado. Se ele for selecionado, a flambagem será desconsiderada no processo de cálculo.

No campo Parâmetro de flambagem lateral, selecione as opções usadas durante a verificação da flambagem lateral para o membro: tipo de flambagem lateral, nível de carga e o coeficiente de comprimento de flambagem lateral. Selecionar o ícone apropriado abre a caixa de diálogo para as definições dos parâmetros correspondentes.

É necessário incluir também o nível de aplicação de carga, para descrever as condições de flambagem lateral. A altura ordenada da aplicação de carga é definida no sistema de eixos da seção do membro. Presumindo que a flambagem lateral ocorre ao carregar o membro no plano XZ, somente uma coordenada é inserida. É um valor relativo do intervalo <-1,0;1,0>. Se a carga for aplicada em um ponto de seção característico – mesa superior, inferior etc., o valor da coordenada será inserido automaticamente quando um ícone apropriado é selecionado.

Os cálculos de flambagem lateral requerem que você forneça a distância entre as seções bloqueadas contra a torção para cada barra (comprimento de flambagem lateral). É necessário distinguir dois comprimentos de flambagem (para a parte superior e para a parte inferior da mesa), pois é possível anexar as mesas superior e inferior separadamente, o que resulta na aparência de diferentes casos de carga de forças de compressão. Você deve fornecer o valor do coeficiente pelo qual o comprimento da barra base é multiplicado para obter o comprimento da flambagem lateral. O comprimento IZ é assumido como comprimento base. O valor do coeficiente é inserido diretamente ou selecionando o ícone que representa o caso de anexo típico para o qual o coeficiente será automaticamente escolhido.

Nota: Os símbolos incluídos na caixa de diálogo acima são explicados na caixa de diálogo Resultados (guia Resultados detalhados). A caixa de diálogo mencionada contém as definições de todos os parâmetros presumidos para os cálculos de membros de aço e os valores de resultados obtidos após os cálculos dos membros.

Clique no botão Mais para abrir uma caixa de diálogo adicional. Em seguida, é possível definir os parâmetros de tipo de barra restantes descritos na norma como: Relação A líq./A bruta.

Clique no botão Serviço para abrir uma caixa de diálogo adicional. É possível definir os parâmetros do tipo de barra (deslocamentos de limite, deflexão inicial).

Clique no botão Salvar para salvar o tipo de barra com um nome e parâmetros definidos na lista de tipos de membros de aço previamente definidos.