Use essa caixa de diálogo para configurar os parâmetros para os membros de aço de acordo com Eurocódigo 3 (EC3).
Acesso
- Clique em Projeto
Projeto de membros de aço – Opções
Parâmetros de norma para abrir a caixa de diálogo Tipo de membro e, em seguida, clique em
.
- Clique em Parâmetros na caixa de diálogo Definições.
Essa caixa de diálogo é usada com as seguintes normas de projeto de aço:
- EN 1993-1:2005/A1:2014
- NF EN 1993-1-1:2005/NA:2013/A1:2014 (anexo francês)
Elementos da caixa de diálogo
- Tipo de membro
- Especifique um nome para o tipo de membro.
- Flambagem (eixo Y) ou (eixo Z)
- Determine o comprimento de um membro para o plano apropriado.
- Há duas formas para definir esse comprimento:
- Coeficiente do comprimento de flambagem
- Defina os coeficientes do comprimento de flambagem dos membros em ambas as direções.
O comprimento real do membro (ou a soma dos comprimentos dos membros do componente) é inserido automaticamente.
O coeficiente do comprimento de flambagem depende das condições de suporte final dos nós dos membros no plano de flambagem.
Clique no ícone correspondente ao tipo de flambagem selecionado para abrir a caixa de diálogo Diagramas de flambagem, que permite definir o comprimento da flambagem de um membro. Depois de selecionado um diagrama de flambagem, o valor do coeficiente correspondente é atualizado automaticamente.
A flambagem é sempre considerada durante os cálculos quando uma força de compressão atua sobre um membro, mesmo que seja insignificante em comparação com outras forças internas. O programa não executa sozinho uma análise separada que determina se os efeitos de flambagem podem ser desconsiderados ou não.
Selecione
na caixa de diálogo Diagramas de flambagem para excluir os efeitos de flambagem dos cálculos.
- Verificação de flambagem por flexão-torção para tês, canais e seções monossimétricas I.
- Selecione essa opção para executar uma verificação adicional dos membros feitos de tipos específicos de formas contra a flambagem por flexão-torção.
- Parâmetros de flambagem lateral
- Fornece opções usadas durante a verificação da flambagem lateral para o membro: tipo de flambagem lateral, nível de carga, momento crítico e coeficiente de comprimento da flambagem lateral.
- Flambagem lateral
- Selecione essa opção para levar em conta a flambagem lateral durante os cálculos.
Clique no ícone relevante para abrir a caixa de diálogo para a definição dos parâmetros apropriados.
- Nível de carga
- Determina as condições de flambagem lateral.
Especifique o nível no qual a carga é aplicada ao definir a ordenada da altura do nível de carga no sistema de eixos de seção do membro.
Nota: Presumindo que a flambagem lateral ocorra quando uma carga é aplicada ao membro no plano XZ, somente uma coordenada será fornecida. É um valor relativo no intervalo <-1,0;1,0>.
- Coeficiente do comprimento de flambagem lateral
- Especifique as distâncias de seção apropriadas de uma armadura do membro contra a flambagem lateral.
-
Dois comprimentos de flambagem lateral podem ser engastados separadamente: mesa superior e mesa inferior. Para uma tensão de compressão, é possível ocorrer na mesa superior ou inferior para diferentes casos de carga. Portanto, um valor do coeficiente é fornecido pelo qual o comprimento do membro base deve ser multiplicado para obter o comprimento da flambagem lateral. O comprimento Iz é assumido como comprimento base. Insira o valor do coeficiente diretamente ou selecione o ícone que representa um caso de engaste típico para o qual o coeficiente será automaticamente escolhido.
-
Se você desejar aplicar uma carga em um ponto característico de uma seção, como a mesa superior ou inferior, clique em Mesa superior ou Mesa inferior e, em seguida, selecione o coeficiente relevante para atualizar o valor da coordenada automaticamente.
Nota: De acordo com a norma belga (NBN EN 1993-1:2005/ANB:2010/A1:2014), os cálculos dos balanços com e sem efeitos de flambagem diferem. Portanto, a opção Balanços sem efeitos de flambagem está disponível após selecionar essa norma. Essa opção somente estará ativa se a opção

Lcr = 2 lo ou

Contraventamentos intermediários estiver selecionada para a mesa superior ou inferior na caixa de diálogo
Coeficiente de comprimento de flambagem lateral. Se você selecionar outras opções nessa caixa de diálogo, a opção Balanços sem efeitos de flambagem não estará ativa.
- Momento crítico
- Selecione se deseja calcular o momento crítico elástico para a flambagem lateral com torção automática ou manualmente.
Se selecionar a opção Usuário, você precisará inserir um valor para o momento crítico específico Mcr.
- Curva de flambagem lateral
- Selecione um tipo de curva na lista (a, b, c ou d) ou permite que o programa selecione uma automaticamente.
Por padrão, o Robot usa o tipo de seção e as dimensões e o método de flambagem lateral (de acordo com as Tabelas 6.4 e 6.5 da norma) para selecionar uma das curvas automaticamente.
- Método de cálculos de flambagem lateral
- Selecione o método a ser usado para o cálculo da flambagem lateral.
- Método geral (consulte a seção 6.3.2.2 do Eurocódigo 2005)
- Método detalhado (consulte a seção 6.3.2.3 do Eurocódigo 2005)
- Método simplificado para vigas com restrições laterais (consulte a seção 6.3.2.4 do Eurocódigo 2005).
Nota: A opção Auto está disponível para os parâmetros Lambda, Beta e kfl na lista de seleções para alguns Documentos de Aplicação Nacionais. Quando você seleciona essa opção, o programa automaticamente corresponderá os valores dos coeficientes de acordo com as recomendações do NAD. A lista de seleção contém valores predefinidos dos parâmetros; o usuário pode inserir qualquer valor do parâmetro.
Nota: Os símbolos são explicados na caixa de diálogo
Resultados (guia Resultados detalhados). A caixa de diálogo contém definições de todos os parâmetros presumidos nos cálculos de membros de aço e valores de resultado obtidos após os cálculos de membros.
Clique em Mais para abrir uma caixa de diálogo adicional para as definições dos parâmetros de tipo de membro restantes fornecidos na norma como: tipo de carga, parâmetros de corte etc.
- Conjuntos adicionais de parâmetros de membros
- Selecione um conjunto adicional de parâmetros de membro, se necessário.
- Limitar deflexões e deslocamentos: selecione essa opção e, em seguida, clique em Serviço para abrir a caixa de diálogo adicional Grau de serviço. É possível definir os parâmetros de tipo de membro (deslocamentos de limite, curvatura).
- Seções complexas: selecione essa opção e, em seguida, clique em Complexa para abrir a caixa de diálogo Seção complexa (Eurocódigo3) ou Seção complexa (CM66) adicional. É possível definir os parâmetros de membros complexos.
- Seções de paredes finas: selecione essa opção e, em seguida, clique no botão Parede fina para abrir a caixa de diálogo Seção de paredes finas. A caixa de diálogo inclui as definições dos parâmetros do tipo de membro de paredes finas usados durante o projeto e verificação de membros de aço de seções de paredes finas, de acordo com as diretrizes da norma EC3 EN 1993-1-3
- Parâmetros de análise de incêndio: selecione essa opção e, em seguida, clique em Fogo para abrir a caixa de diálogo adicional Fogo, no qual os parâmetros da resistência ao fogo de um membro são definidos.
Clique em Salvar para adicionar o tipo de membro do nome e parâmetros definidos à lista de tipos de membros de aço previamente definidos.