Entendendo as restrições do ciclo de navegação
Os movimentos de andar na forma livre e nas animações de passos devem seguir as regras de algumas restrições de cinemática inversa. Na forma livre e na animação de passos, o intervalo de passos é o início e o final de uma sequência de restrições de cinemática inversa no espaço mundial, com mesclagem de cinemática inversa definida para ser maior que 0.0. Um pé do bípede em estado em Movimento deve ter espaço de corpo ativado com uma mesclagem de cinemática inversa de 0.0. Usando estas restrições de cinemática inversa, é possível converter entre os dois métodos de animação sem problemas.
Configurações de chaves para pés e mãos
É possível animar partes de corpo bípedes ao fazer outros objetos do 3ds Max: para isso, basta definir chaves de configuração para posturas em quadros-chave.
Animar giros
Em animação de passos e forma livre, os giros permitem rotacionar as mãos e pés do bípede em vários pontos.
Animar um quadrúpede
Embora o estúdio de caracteres tenha sido inicialmente desenvolvido como um programa especializado para animação de personagens bípedes, ou de duas pernas, ele funciona muito bem para criaturas que andam em quatro ou mais pernas.
Animando anexos de cinemática inversa
Um bípede pode interagir com outros objetos na cena do 3ds Max. Os vínculos entre os objetos são normalmente estáticos, a não ser que você esteja usando o Controlador de vínculo. No Character Studio, esses anexos também são "animáveis". Durante o curso de uma animação, os vínculos entre as mãos, os pés e os objetos na cena podem alterar conforme o personagem interage com eles.