Esta caixa de diálogo é exibida quando você seleciona a marcha de andar na caixa de expansão Criação de passo no painel Movimento; em seguida, clique em Criar vários passos.
Para fazer o bípede subir ou descer escadas:
Para fazer com que o bípede ande no mesmo lugar:
Para fazer o bípede andar para trás:
O valor absoluto do comprimento do avanço paramétrico continua sendo o comprimento do avanço.
Para fazer o bípede andar mais depressa:
Os controles no grupo Último passo são ativados.
Você pode ajustar os valores em um grupo, ou ambos. O importante é que Último passo tenha um tempo menor do que Primeiro passo.
Paramétrico descreve o parâmetro considerando a anatomia do bípede, e real descreve o valor em unidades do 3ds Max.
Largura de avanço = 1 e largura de avanço = 3
Cria passos com as configurações atuais.
Cancela a criação de passos.
Redefine os valores da caixa de diálogo para os valores padrão.
Quando a sincronização automática está selecionada, estes parâmetros ajustam-se automaticamente a valores razoáveis. Controle a sequência de passo mediante o ajuste dos parâmetros do comprimento de avanço e dos do tempo até o próximo passo.
Quando a sincronização automática está desativada, é possível controlar a sequência de passo mediante o ajuste da sincronização dos parâmetros da marcha, mas não é possível alterar o parâmetro do tempo até o próximo passo.
O bípede cria passos começando com os valores dos parâmetros em Primeiro passo, finalizando com os valores dos parâmetros em Último passo.
Mediante a interpolação entre os dois, o bípede produz uma série de passos que se altera ao longo do tempo.
Quando Interpolar for desativada, o parâmetro Último passo ficará acinzentado. O bípede cria todos os passos usando apenas os parâmetros em Primeira etapa.
O valor de 1.0 produz um comprimento de avanço igual ao comprimento da perna, fazendo com que o bípede se estique um pouco para alcançar o próximo passo. O valor de 0.0 faz o bípede andar no mesmo lugar. Um comprimento de avanço de valor negativo faz o bípede andar para atrás.
Quando um bípede anda para trás, não se trata de uma simples reversão do movimento para a frente, mas mantém-se a posição correta do estado do pé, com o dedão tocando primeiro o solo, seguido do pé.
O ajuste automático do comprimento de avanço altera o valor do comprimento de avanço real.
Comprimento de avanço = 0,75 e comprimento de avanço = 1
As mesmas regras se aplicam ao comprimento de avanço paramétrico (descrito acima).
Ajustar o comprimento de avanço real muda automaticamente o valor do comprimento de avanço paramétrico.
O valor da altura de avanço real é a diferença de altura em unidades entre cada um dos passos novos. Os valores positivos aumentam e os negativos reduzem.
Altura do passo=5 unidades
Os dois parâmetros seguintes somente são ativados quando a sincronização automática está desativada.
Você pode utilizar estes parâmetros em vez da sincronização automática para controlar a velocidade do movimento adiante através da série de passos. No entanto, como ambos os parâmetros afetam o tempo dos passos em contato com o solo, utilizá-los para desacelerar o andar imprime uma qualidade hesitante ao andar, de "parar-e-andar".
Quanto maior o número, mais tempo cada pé do bípede permanece em contato com o solo e, consequentemente, mais lenta é a velocidade do movimento de andar.
Passos 3 a 5 estão no solo durante 22 quadros cada
Quanto maior o número, maior o período de tempo durante o qual os pés permanecem em contato com o solo durante cada ciclo de andar e, consequentemente, menor a velocidade do movimento de andar.
A linha pontilhada circunda o período de apoio duplo (6 quadros)