Após a criação do bípede padrão, com frequência você precisará alterar as proporções do esqueleto para ajustar seu modelo. Use o Modo de figura para alterar a estrutura do bípede em sua pose de repouso.
A ativação do Modo de figura faz o bípede voltar ao local e à orientação originais. Com o bípede em Modo de figura, você pode utilizar as ferramentas de transformação para alterar as proporções e as posições de partes do corpo. Por exemplo, você poderia aplicar uma escala não uniforme para encurtar as pernas ou estender os braços.
Bípede proporcional para caber na geometria do personagem Dr.X
Você pode rotacionar os objetos de espinha para criar a figura de um corcunda ou de um dinossauro. Use a ferramenta de movimentação para alterar a posição do polegar ou dos braços. Você pode até aplicar modificadores às partes do esqueleto do bípede, como usar um FFD na cabeça do bípede para ajustar sua forma.
Modificador FFD utilizado para formar a espinha e cabeça
Assim que você tiver um bípede padrão, precisará fazer a correspondência das proporções dele com a geometria do personagem. É bastante comum encontrar a geometria do personagem com os braços alongados em excesso. O fluxo de trabalho comum é congelar o personagem e, então, no Modo de figura, reposicionar o bípede de forma que o centro de massa fique na base do torso. Os objetos de espinha, as pernas e os pés são dimensionados e rotacionados para se ajustarem aos limites da malha e, em seguida, aos braços e às mãos, ao pescoço e à cabeça. Os objetos de cauda e de rabo de cavalo podem ser usados para animar asas, nadadeiras, mandíbulas, orelhas, chifres ou cabelo.
Assim que as proporções de seu bípede estiverem corretas, você poderá salvá-las em um arquivo FIG. Como o Bípede salva o personagem no arquivo FIG e a animação no arquivo BIP, você poderá alterar as proporções do personagem sem afetar a animação.
Os bípedes não precisam parecer humanos. Você pode alterar os elementos e a forma deles para criar outros tipos de personagem. Ainda que seja possível alterar alguns aspectos iniciais da estrutura do bípede no painel Criar, use o Modo de figura para alterar todos os aspectos da estrutura do bípede depois de sua criação.
Os bípedes não precisam ser humanos...
ou até mesmo caminhar sobre duas pernas.
É possível ter qualquer número de bípedes no Modo de figura ao mesmo tempo, embora você só possa trabalhar com um bípede por vez. Quando você seleciona um bípede, o botão Modo de figura indica se o bípede está ou não em Modo de figura.
No Modo de figura, é possível:
Para obter mais informações sobre o ajuste das proporções do bípede, consulte Dimensionamento de vínculos.
Durante a criação de uma pose para seu bípede, existe dois métodos diferentes para fazer a pose dos braços e das pernas de forma simétrica.
O primeiro método envolve o uso de Simétrico na implementação Seleção de trilha para selecionar ambos os membros simultaneamente. Com ambos os membros selecionados, é possível rotacionar e dimensionar os objetos e eles manterão um relacionamento espelho-imagem. Também é possível mover o membros, mas eles não manterão uma pose simétrica (em relação ao corpo) se forem movidos lateralmente.
O segundo método envolve a pose de apenas um lado do bípede e então copiar a postura para os membros correspondentes no outro lado.
Para trabalhar no Modo de figura:
O painel Movimento não mostrará os controles do Bípede, a menos que o bípede esteja selecionado.
O botão fica azul para indicar um modo de edição especial:
A pose e a localização do bípede é alterada para a última especificada quando o bípede estava em Modo de figura. Se o bípede acabou de ser criado e, portanto, nunca esteve em Modo de figura antes, é alterado para a pose e a localização que tinha ao ser criado. Quando você desativa o Modo de figura, o bípede volta para sua pose animada e localização na cena.
Para ajustar as pernas de bípede à pele:
As extremidades dos vínculos de dedos dos pés finais devem passar pelas pontas dos dedos dos pés da pele.
Você pode alterar o número de dedos dos pés do bípede para que ele corresponda ao número de dedos dos pés da pele. Um bípede deve ter ao menos um dedo do pé em cada pé. Se a pele não tiver dedos dos pés ou se o personagem estiver calçado, a posição e o número de dedos dos pés não importará, mas eles ainda poderão se estender para além da pele.
Para ajustar a espinha ao torso de pele:
O vínculo do pescoço deve começar onde o pescoço da pele começa.
Se o torso da pele se curvar, você deverá rotacionar os vínculos da espinha sobre seus eixos Z locais para alinhar a espinha ao centro longitudinal do torso.
Deixe a cabeça em sua posição padrão relativa aos vínculos da espinha e do pescoço.
Para ajustar os dois braços usando copiar/colar:
Se os braços da pele estiverem dobrados, rotacione a parte inferior do braço para centralizar seu vínculo também.
As extremidades dos vínculos de dedos das mãos finais devem passar pelas pontas dos dedos das mãos da pele. Você pode alterar o número de dedos das mãos do bípede para que ele corresponda ao número de dedos das mãos da pele.
Para criar uma pose para dois braços simultaneamente:
A mão oposta também é selecionada.
Para criar uma pose simétrica copiando um lado do bípede para o outro:
O braço e a perna direitos assumem a posição e o dimensionamento de seus ossos correspondentes à esquerda.