Em geral, a interface Slate é mais versátil quando você está criando materiais, enquanto a interface Compacta é mais conveniente quando é necessário apenas aplicar materiais que já foram criados.
O Compact Material Editor tem algumas opções que o Editor de materiais Slate não; em particular:
A interface do Editor de Material é composta de uma barra de menus na parte superior, ranhuras de amostra (as esferas) abaixo da barra de menus e as barras de ferramentas ao longo da parte inferior e na lateral das ranhuras de amostra.
A interface do Editor de Materiais também inclui várias implementações, cujo conteúdo depende do material ativo (clique na ranhura de amostra de um material para torná-lo ativo). Cada implementação contém controles padrão, como listas suspensas, caixas de verificação, campos numéricos com controles giratórios e amostras de cor.
Em muitos casos, associado a um controle (normalmente à direita) está um botão de atalho do mapa: um botão pequeno, quadrado e em branco, em que se pode clicarpara aplicar um mapa ao controle. Se tiver atribuído um mapa para um controle, o botão exibe a letra M. Um M maiúsculo significa que o mapa correspondente está atribuído e ativo. Um m minúsculo significa que o mapa está atribuído, porém inativo (desativado). Ative e desative mapas usando as caixas de seleção na implementação Mapas. Também é possível clicar com o botão direito do mouse no botão de atalho do mapa para acessar funções como copiar e colar.