Ranhuras de amostra

As ranhuras de amostra permitem manter e visualizar materiais e mapas. Cada ranhura visualiza um. É possível alterar o material usando os controles do Editor de material compacto e aplicar o material aos objetos na cena. A maneira mais fácil de fazer isso é arrastar o material da ranhura de amostra para os objetos nas viewports.

Nota: O Navegador de materiais/mapas inclui um grupo Ranhuras de amostra que é comparável às ranhuras de amostra no Editor de material compacto.
Atenção: Embora o Editor de material compacto possa editar até 24 materiais de cada vez, uma cena pode conter um número ilimitado de materiais. Quando estiver editando um material e o tiver aplicado aos objetos na cena, será possível usar aquela ranhura de amostra para obter um material diferente da cena (ou criar um novo) e, em seguida, editá-lo.

A ranhura de amostra pode ser exibida em uma janela própria. Isso amplia a ranhura de amostra, o que pode facilitar a visualização do material. É possível redimensionar a janela ampliada para aumentá-la ainda mais. Para ampliar uma ranhura de amostra, clique duas vezes nela ou clique com o botão direito do mouse e selecione Ampliar no menu pop-up.

O Editor de material tem 24 ranhuras de amostra. É possível visualizar todas de uma vez, seis de cada vez (o padrão) ou 15 de cada vez. Ao visualizar menos de 24 ranhuras de uma vez, barras de rolagem permitem mover-se entre eles.

Um material em uma ranhura é mostrado em um objeto de amostra. Por padrão, o objeto é uma esfera. Use o submenu Tipo de amostra para alterar o objeto de amostra.

Ranhura de amostra mostrando um material

Por padrão, um mapa independente em uma ranhura preenche toda a ranhura. Isso ocorre quando a ranhura mostra somente um mapa. Por exemplo, ao arrastar o mapa para a ranhura a partir de qualquer lugar na interface do 3ds Max. Quando um mapa é atribuído a um material, a ranhura mostra-o como parte do material, mapeado para o objeto de amostra.

Ranhura de amostra mostrando um mapa

Materiais quentes e resfriados

Uma ranhura de amostra é "quente" quando o material na ranhura está atribuído a uma ou mais superfícies na cena. Ao usar o Editor de material compacto para ajustar uma ranhura de amostra quente, o material na cena é alterado ao mesmo tempo.

Os cantos de uma ranhura de amostra indicam se o material é quente:

Esquerda: Material "quente" aplicado ao objeto selecionado atualmente.

Meio: Material "quente" atribuído à cena, mas não ao objeto selecionado atualmente.

Direita: Material "resfriado": ativo, mas não atribuído à cena.

Um material será "frio" se não estiver aplicado a nenhum objeto na cena.

Para resfriar uma ranhura de amostra quente, clique em (Criar cópia de material). Essa ação copia o material na ranhura de amostra sobre si mesmo, fazendo com que ele deixe de ser usado na cena.

É possível que o mesmo material (com o mesmo nome) exista em mais de uma ranhura de amostra, mas somente uma ranhura contendo esse material pode ser quente. É possível haver mais de uma ranhura de amostra quente, desde que cada uma tenha um material diferente.

Se você arrastar para copiar um material de uma ranhura quente para outra ranhura, a ranhura de destino será resfriada e a ranhura original permanecerá quente.