A modelagem de superfície fornece a habilidade de criar e editar superfícies associativas e superfícies NURBS.
Uma superfície é um objeto 3D que é uma parede infinitamente fina. Há 2 tipos de superfícies: procedural e NURBS.
- As superfícies procedurais podem ser associativas, mantendo seu relacionamento com outros objetos, para que possam ser manipuladas como um grupo.
- As superfícies NURBS não são associativas. Ao invés disso, elas têm vértices de controle que permitem esculpir formas de maneira mais natural.
Use as superfícies procedurais para tirar vantagem da modelagem associativa e use as superfícies NURBS para tirar vantagem de esculpir com vértices de controle. A ilustração abaixo exibe uma superfície procedural na esquerda e uma superfície NURBS na direita.
Modelagem de superfícies 3D
Um modelo de superfície é uma parede fina que não tem massa ou volume. O AutoCAD fornece dois tipos de superfícies: superfícies procedurais e superfícies NURBS.
- Use as superfícies procedurais para tirar vantagem da associação de superfícies com as curvas de definição.
- Use as superfícies NURBS para tirar vantagem de esculpir com vértices de controle.
Um típico fluxo de trabalho de modelagem é o de criar um modelo básico usando malhas, sólidos e superfícies procedurais, e convertê-los depois em superfícies NURBS para adicionar mais formas.
Você cria modelos de superfície com as mesmas ferramentas utilizadas para modelos sólidos: varredura, elevação, extrusão e revolução. Você também cria superfícies ao dobrar, corrigir e deslocar, efetuar a concordância e ao estender outras superfícies.
Escolher um método de criação da superfície
Crie superfícies procedurais e NURBS por meio de um dos métodos a seguir:
- Criar superfícies partindo de perfis. Criar superfícies partindo de formas de perfil compostas de linhas e curvas com EXTRUSAO, ELEVAR, SUPERFPLANA, REVOLUCAO, REDESUPERF e VARREDURA.
- Criar superfícies de outras superfícies. Mesclar, corrigir, estender, concordar e deslocar superfícies para criar novas superfícies (MESCLARSUPERF, CORRECAOSUPERF, ESTENDERSUPERF, CONCORDSUPERF e DESLOCSUPERF.
- Converter objetos em superfícies procedurais. Converter sólidos existentes (incluindo objetos compostos), superfícies e malhas em superfícies procedurais (CONVSUPERFICIE).
- Converter superfícies procedurais em superfícies NURBS. Alguns objetos não podem ser diretamente convertidos para NURBS (por exemplo, objetos de malha). Neste caso, converta o objeto em uma superfície procedural e a seguir converta-o em uma superfície NURBS (CONVEMNURBS).
Compreender a continuidade da superfície e a magnitude da saliência
A continuidade da superfície e a magnitude da saliência são propriedades que são usadas com frequência ao criar superfícies. Quando você cria uma nova superfície, poderá especificar a continuidade e a magnitude da saliência com alças especiais.
A continuidade é uma medida de quão suave duas curvas ou superfícies fluem entre si. O tipo de continuidade pode ser importante se você precisa exportar suas superfícies para outros aplicativos.
Os tipos de continuidade incluem os seguintes:
- G0 (Posição).Mede somente a localização. Se a aresta de cada superfície é colinear, as superfícies são posicionalmente contínuas (G0) nas curvas da aresta. Observe que duas superfícies podem se encontrar em qualquer ângulo e ainda terem a continuidade posicional.
- G1 (Tangência). Inclui a continuidade posicional e tangencial (G0 + G1). Com superfícies contínuas tangenciais, as tangentes finais são correspondidas nas arestas comuns. As duas superfícies parecem estar viajando na mesma direção na união, mas elas podem ter "velocidades" aparentes bem diferentes (ou taxas de alteração de direção, também denominadas como curvatura).
- G2 (Curvatura).Inclui a continuidade posicional, tangencial e de curvatura (G0 + G1 + G2). As duas superfícies compartilham a mesma curvatura.
A magnitude da saliência é um medida de quão a superfície se curva ou "tem saliência" quando ela flui para outra superfície. A magnitude podem estar entre 0 e 1, onde 0 é plana e 1 efetua a maior curvatura.
Definir as propriedades da superfície antes e após a criação
É possível definir padrões para controlar uma variedade de propriedades da superfície antes ou após a criação de objetos de superfície.
- Variáveis de sistema para modelagem de superfície. Há diversas variáveis de sistema que são usadas com frequência e alteradas durante a criação da superfície: SURFACEMODELINGMODE, SURFACEASSOCIATIVTIY, SURFACEASSOCIATIVITYDRAG, SURFACEAUTOTRIM e SUBOBJSELECTIONMODE.
- Paleta Propriedades. Modifica as propriedades para os objetos de superfície e seus subobjetos após sua criação. Por exemplo, você pode alterar o número de linhas iso nas direções U e V.