Cria uma curva suave que passa através ou perto de um conjunto de pontos de ajuste ou que é definida pelos vértices em um quadro de controle.
SPLINE cria curvas denominadas B-splines não uniformes e racionais (NURBS), designadas como splines para simplificar.
As splines são definidas com pontos de ajuste ou com vértices de controle. Por padrão, os pontos de ajuste coincidem com a spline, enquanto os vértices de controle definem um quadro de controle. Os quadros de controle constituem um método conveniente para dar forma à spline. Cada método tem suas vantagens.
Para exibir ou ocultar os vértices de controle e o quadro de controle, selecione ou cancele a seleção da spline ou utilize MOSTRARVC e OCULTARVC. Entretanto, nas splines criadas com vértices de controle no AutoCAD LT, você pode exibir o quadro de controle selecionando a spline.
Os prompts variam, dependendo se você selecionar Ajuste ou VC (vértices de controle) como método de criação (opção Método).
Especifica o primeiro ponto da spline, ou seja, o primeiro ponto de ajuste ou o primeiro vértice de controle, dependendo do método atual.
Cria segmentos adicionais de spline até que seja pressionado Enter.
Fecha a spline definindo o último ponto como coincidente com o primeiro. Por padrão, as splines fechadas são periódicas, mantendo a continuidade da curvatura (C2) ao longo de todo o loop.
Controla se a spline é criada com pontos de ajuste ou com vértices de controle. (variável de sistema SPLMETHOD)
Cria uma B-spline de grau 3 (cúbica) especificando os pontos de ajuste através dos quais a spline deve passar. Quando o valor de tolerância é maior do que 0, a spline deve estar dentro da distância de tolerância especificada partindo de cada ponto.
Cria uma spline especificando vértices de controle. Utilize este método para criar splines de grau 1 (lineares), grau 2 (quadráticas), grau 3 (cúbicas) e assim por diante até grau o 10. Muitas vezes, ajustar a forma de uma spline movendo os vértices de controle fornece melhores resultados do que movendo os pontos de ajuste.
Converte polilinhas de ajuste à spline quadráticas em splines equivalentes. A polilinha original é mantida ou descartada, dependendo da configuração da variável de sistema DELOBJ.
Os prompts a seguir são específicos do método de pontos de ajuste.
Especifica a parametrização de nós, um de vários métodos computacionais que determina como são mescladas as curvas componentes entre pontos de ajuste sucessivos de uma spline. (variável de sistema SPLKNOTS)
Especifica uma condição de tangente no ponto inicial da spline.
Especifica uma condição de tangente no ponto final da spline.
Especifica a distância na qual a spline pode se desviar dos pontos de ajuste especificados. Um valor de tolerância 0 requer que a spline resultante passe diretamente pelos pontos de ajuste. O valor da tolerância se aplica a todos os pontos de ajuste, exceto os pontos de ajuste inicial e final, que sempre têm uma tolerância 0.
O prompt seguinte é específico do método de vértices de controle (VC). (variável de sistema SPLMETHOD)
Define o grau polinomial da spline resultante. Utilize esta opção para criar splines de grau 1 (lineares), grau 2 (quadráticas), grau 3 (cúbicas) e assim por diante até grau o 10.