Os comandos são as instruções que informam ao programa o que fazer.
A janela de comando redimensionável e encaixável aceita comandos e variáveis de sistema e exibe prompts úteis para concluir uma sequência de comandos (incluindo comandos iniciados em outra localização, como a faixa de opções).
Depois que você inserir um comando, você pode visualizar uma série de prompts exibidos na linha de comando. Por exemplo, depois que você inserir PLINHA e especificar o primeiro prompt, o seguinte prompt é exibido:
PLINHA Especifique o próximo ponto ou [ Arco Meialargura Comprimento Desfazer Largura]:
Nesse caso, o padrão é o de especificar o próximo ponto. Você pode inserir coordenadas X,Y ou clicar em um ponto na área de desenho.
Para selecionar uma opção diferente, clique na opção. Se você preferir utilizar o teclado, especifique a opção ao inserir a letra colorida maiúscula. Você pode inserir letras maiúsculas ou minúsculas. Por exemplo, para escolher a opção Largura, digite L e pressione Enter.
Às vezes, a opção padrão (incluindo o valor atual) é exibida após as opções de colchetes:
POLÍGONO Inserir o número de lados <4>:
Nesse caso, é possível pressionar ENTER para manter a configuração atual (4). Se você deseja alterar a configuração, insira um número e pressione Enter.
Por padrão, o nome de um comando ou variável de sistema é automaticamente completado à medida que você digita. Uma lista de sugestões de comandos e de variáveis de sistema que usam as mesmas letras também é exibida. Você pode controlar as configurações para esses recursos na caixa de diálogo Opções de pesquisa.
Se o recurso de preenchimento automático estiver desativado, digite uma letra na linha de comando e pressione a tecla Tab para navegar por todos os comandos e variáveis de sistema que começam com essa letra. Pressione Enter ou a barra de espaço para iniciar o comando ou a variável de sistema.
Alguns comandos têm nomes abreviados ou aliases de comando que podem ser inseridos na linha de comando. Por exemplo, em vez de inserir círculo para iniciar o comando CIRCULO, você pode digitar c e pressionar Enter. O comando Lista de sugestões (se exibido) indica o alias antes do nome do comando: C (CIRCULO)
Os aliases de comando são definidos no acad.pgp ou acadlt.pgp.
Muitos comandos podem ser usados de forma transparente. Ou seja, eles podem ser inseridos na linha de comando enquanto você usa outro comando. Comandos que não selecionam objetos, criam novos objetos ou terminam a sessão de desenho podem, em geral, ser usados dessa forma.
Para usar um comando no modo transparente, insira um apóstrofo (') antes de digitar o comando em qualquer prompt. Na linha de comando, a convenção de maior do que (>>) precedem prompts que são exibidos para comandos transparentes. Depois que tiver completado um comando transparente, o comando original é retomado. No exemplo a seguir, você ativa a grade e a define com intervalos de uma unidade no meio da linha de comando LINHA.
Comando: linha
Especificar primeiro ponto: 'eixo
>>Especificar o espaçamento da grade (X) ou [ATIVADO/DESATIVADO/Snap/Major/aDaptive/Limits/Follow/Aspect]<0.5000>:1
Retomando o comando LINHA
Especificar primeiro ponto:
Alterações feitas em caixas de diálogo que você abriu no modo transparente não podem ter efeito até que o comando interrompido seja executado. Semelhantemente, se você redefine uma variável de sistema transparentemente, o novo valor não pode ter efeito até que você reinicie o comando seguinte.
É possível alterar as configurações para estas opções no botão de personalização da linha de comando ou no menu de atalho.