Tutorial: Criar e adicionar dados a uma superfície

Este tutorial demonstra como criar uma superfície TIN e adicionar curvas de nível, linhas obrigatórias e dados de limite à superfície.

Ao criar uma superfície, seu nome será exibido na coleção Superfícies no Toolspace na guia Prospector. A partir desse local, é possível executar outras operações, como a adição de dados e edição de superfície. Quando criada pela primeira vez, a superfície está vazia, portanto, ela não será visível no desenho.

Após os dados terem sido adicionados a uma superfície, ela se torna visível no desenho de acordo com as configurações de exibição especificadas no estilo de superfície referenciado.

Superfícies TIN

Uma superfície TIN é composta de triângulos que formam uma rede irregular triangulada. Uma linha TIN é uma das linhas que compõem a triangulação da superfície.

Para criar linhas TIN, o Autodesk Civil 3D conecta os pontos de superfície que estão mais próximos entre si. As linhas TIN formam triângulos. A elevação de qualquer ponto na superfície é definida pela interpolação das elevações dos vértices dos triângulos onde o ponto está.

Superfície TIN com linhas de curva de nível exibidas

Dados de curva de nível

As curvas de nível são ilustrações gráficas das alterações de elevação de superfície. É possível criar uma superfície a partir de curvas de nível desenhados como polilinhas 2D ou 3D que tenham dados das coordenadas x, y e z.

Limites

Os limites são polilinhas fechadas que afetam a visibilidade dos triângulos dentro ou fora das polilinhas. Um limite externo define as extensões da superfície. Todos os triângulos dentro do limite são visíveis e todos os triângulos que estão fora do limite são invisíveis.

Áreas ocultas por limites não são incluídas em cálculos, tal como o total da área e volume.

Limites de superfície são definidos usando a seleção de polígonos existentes no desenho. A definição de superfície exibe a ID numérica e uma lista de vértices para cada limite.

Uma superfície antes de adicionar um limite externo não destrutivo

Os efeitos de um limite externo não destrutivo

Linhas obrigatórias

Linhas obrigatórias definem recursos de superfícies lineares, como paredes de contenção, meios-fios, topo dos penhascos e córregos. As linhas obrigatórias forçam a triangulação de superfície a correr sobre a linha obrigatória; triângulos não cruzam uma linha obrigatória.

Linhas de obrigatórias são fundamentais para a criação de um modelo preciso de superfície. Linhas obrigatórias são importantes porque é a interpolação dos dados, não apenas os dados em si, que determina a forma do modelo.

É possível utilizar linhas 3D ou polilinhas 3D como linhas obrigatórias. Cada vértice da polilinha é convertido para um ponto TIN com as mesmas coordenadas XYZ. Para linhas 3D, cada linha selecionada é definida como uma linha obrigatória de dois pontos.