Exercício 3: Adicionar linhas obrigatórias a uma superfície.

Neste exercício, você fará com que a superfície triangule ao longo de um recurso linear.

Linhas obrigatórias são usados para definir os recursos de superfície e para forçar a triangulação ao longo da linha obrigatória. As superfícies não triangulam sobre linhas obrigatórias, criando modelos de superfície TIN mais precisos.

Neste exercício, você irá criar linhas obrigatórias ao longo da borda do pavimento de uma estrada existente. A quebra da superfície ao longo dos recursos produz uma renderização mais precisa da superfície.

Este exercício continua a partir do Exercício 2: Adicionar dados de ponto a uma superfície.

Exibir as polilinhas de origem e alterar o estilo de superfície

    Nota:

    Este exercício utiliza o desenho criado nos exercícios anteriores, ou é possível abrir o Surface-1B.dwg na pasta de desenhos dos tutoriais.

  1. Clique na guia IníciopainelCamadas menu suspenso Camada. Junto à camada EG_BREAKLINES, clique em .

    As polilinhas 3D que representam a borda do pavimento (EP) de uma estrada existente são exibidas no lado leste do terreno.

    Nota:

    As polilinhas EP foram incluídas no modelo de desenho utilizado no Exercício 1: Criar uma superfície TIN.

  2. Selecione a superfície. Clique com o botão direito do mouse. Clique em Propriedades de superfície.
  3. Na caixa de diálogo Propriedades de superfície, na guia Informações para Estilo de superfície, selecione Curvas de nível e triângulos. Clique em OK.

    A superfície agora mostra as curvas de nível e os triângulos que ilustram a triangulação de superfície EG.

Criar linhas obrigatórias a partir de polilinhas

  1. Em Toolspace, na guia Prospector, expanda as coleções SuperfíciesEGDefinição. Clique com o botão direito em Linhas obrigatórias. Clique em Adicionar.
  2. Na caixa de diálogo Adicionar linhas obrigatórias, em Descrição, insira Borda do pavimento - estrada existente. Use os valores padrão nos outros campos. Clique em OK.
  3. O prompt Selecionar objetos se torna ativo. Enquanto estiver neste comando, utilize os comandos Zoom e Pan para localizar as duas polilinhas 3D azuis no lado leste do terreno.

    Aproxime o zoom para poder ver que os triângulos atravessam as polilinhas.

  4. Selecione as polilinhas. Pressione Enter.

    A triangulação da superfície é modificada. A borda das linhas obrigatórias do pavimento são aplicadas e a superfície TIN é ajustada ao longo das bordas da linha obrigatória, modificando a triangulação da superfície.

  5. Clique na guia Visualizar painel Navegar em 2DExtensões.

    A janela de desenho aumenta o zoom para a extensão da superfície. Com os dados da linha obrigatória adicionados, a camada que contém os dados de origem das linhas obrigatórias podem ser congeladas.

  6. Clique na guia IníciopainelCamadas menu suspenso Camada. Junto à camada EG_BREAKLINES, clique em .

Exploração adicional: Observe que, ao longo de algumas partes das polilinhas, a triangulação da superfície cruza incorretamente a linha obrigatória. Isso aconteceu porque as curvas de nível da superfície também funcionam como linhas obrigatórias. As novas linhas obrigatórias não são adicionadas porque as curvas de nível já estão agindo como linhas obrigatórias, e a configuração atual da superfície não permite que mais de uma linha obrigatória afete a superfície em um determinado ponto. Para substituir este comportamento, execute qualquer uma das seguintes tarefas:

Para continuar com este tutorial, vá para Exercício 4: Adicionar um limite externo a uma superfície.