Tutorial: Editar dados de superfície

Este tutorial demonstra algumas tarefas comuns de edição de superfície, incluindo a alternância de borda, eliminação da linha TIN e suavização de superfície. Você também irá ocultar parte da superfície utilizando uma ocultação de limite.

Alternância de bordas

A alternância de bordas é usada para alterar a direção de duas faces triangulares na superfície para criar um modelo de superfície mais preciso. Por exemplo, as bordas podem ser alternadas para corresponder com as bordas do triângulo para cumes ou pântanos.

Clique para visualizar os efeitos da alternância de borda.

Exclusão de linhas TIN

A exclusão de linhas TIN pode ser necessária, por exemplo, se a superfície tiver triângulos TIN no perímetro que forem longos e estreitos. Neste caso, os triângulos podem não ser precisos para a superfície e devem ser excluídos.

Superfície TIN ou linhas de Malha também podem ser excluídas dentro de um tanque, por exemplo, para criar uma área vazia. Ao remover estas linhas, pode-se impedir que as curvas de nivelamento sejam desenhadas através das áreas vazias.

Quando uma borda é removida, é criada uma borda interna que segue as linhas adjacentes, ou a borda externa é alterada para que siga as novas linhas.

Ocultar limites

A ocultação de limites mascara áreas da superfície para que a triangulação e, portanto, as curvas de nível, não fiquem visíveis na área. Utilize a ocultação de limites para criar furos em uma superfície, por exemplo, para marcar o perímetro da construção.

Clique para visualizar os efeitos de uma ocultação limite de superfície.

Nota:

Ao utilizar uma ocultação de limite, a superfície não é excluída. Toda a superfície permanece intacta. Se houver linhas TIN de superfícies que deseja remover permanentemente da superfície, utilize o comando Excluir linha.

Suavização de superfície

A suavização de superfície é uma operação que adiciona pontos em elevações determinadas pelo sistema usando os métodos de Interpolação por vizinho natural (Natural Neighbor Interpolation - NNI) ou Kriging. O resultado é curvas de nível suavizadas, sem sobreposição.

Executa-se a suavização como uma operação de edição em uma superfície. É possível especificar as propriedades da suavização e ativá-las ou desativá-las. Quando a suavização é desativada, a superfície retorna ao seu estado original. No entanto, a operação de suavização permanece na lista de operações de superfície e pode ser reativada.

O NNI é um método utilizado para estimar a elevação (Z) de um ponto arbitrário (P) a partir de um conjunto de pontos com elevações conhecidas.

Este método utiliza informações na triangulação dos pontos conhecidos para calcular uma média ponderada das elevações dos vizinhos naturais de um ponto.

Clique para visualizar os vizinhos mais próximos de um ponto arbitrário (p).

Para utilizar o NNI, especifique somente as localizações de saída do pontos interpolados. As elevações dos pontos interpolados são sempre baseadas na média ponderada das elevações dos pontos vizinhos existentes. O NNI interpola somente dentro da superfície.