Editar rapidamente elevações de linha do recurso

Utilize o comando Edição rápida de elevação para editar de modo interativo a elevação ou declividade de qualquer linha do recurso ou linha de lote em um terreno especificado.

A elevação será exibida em vértices e pontos de elevação, e a declividade será exibida ao longo de segmentos. Clique para editar o valor na linha de comando.

Editar rapidamente elevações de linha do recurso

  1. Clique na guia Modificarpainel Editar elevaçõesEdição rápida de elevação Pesquisa.
    Nota: O terreno atual será listado na linha do comando. Se você desejar selecionar um terreno diferente ou um objeto no terreno desejado, insira Terreno. A seguir, selecione um objeto no desenho ou selecione Enter para ter acesso a uma lista de terrenos disponíveis na caixa de diálogo Selecionar objetos.
  2. Mova o cursor sobre a geometria que você deseja editar.
    • Triângulos serão exibidos quando você passar o cursor sobre um vértice ou sobre um ponto de intersecção. A elevação será exibida em uma dica de ferramenta.
    • Círculos serão exibidos quando você passar o cursor sobre um ponto de elevação. A elevação será exibida em uma dica de ferramenta.
    • Setas serão exibidas quando você passar o cursor sobre um segmento. A seta aponta para o final do segmento que esteja mais próximo do cursor. Este é ponto que terá sua elevação modificada com a edição de declividade. A declividade será exibida em uma dica de ferramenta.
    • Glifos cinza serão exibidos quando você passar o cursor sobre uma elevação ou declividade que não possa ser editada. Linhas não editáveis incluem objetos como talude e linhas do recurso vinculadas dinamicamente.
    Ao localizar a elevação ou declividade que você deseja editar, clique com seu mouse.
  3. Execute um dos procedimentos a seguir:
    • Insira a nova elevação ou declividade na linha de comando.
    • Se você clicou em um ponto de elevação, você também poderá inserir Superfície para abrir a caixa de diálogo Selecionar superfície e selecionar uma superfície para obter a elevação.
      Nota: A opção Superfície apenas aparecerá se houver superfícies no desenho.
    • Se você clicou em um ponto de declividade, você também poderá inserir Inclinação e especificar uma inclinação. Edita-se a elevação ao final do segmento na direção em que a seta está apontando.
Nota: Se as linhas do recurso estiverem sendo usadas como linhas obrigatórias de superfície e a configuração Reconstrução Automática de superfície estiver ativada, você poderá observar a superfície atualizando automaticamente a cada edição que você fizer.

Editar rapidamente pontos de elevação de linha do recurso selecionando um ponto de referência

  1. Clique na guia Modificarpainel Editar elevaçõesEdição rápida de elevação Pesquisa.
  2. Insira Referência.
  3. Selecione o ponto de referência a ser utilizado. Ao escolher o ponto de referência, ele é padronizado em um ponto no terreno, mas também será possível selecionar a opção Escolher para utilizar o OSNAP para selecionar qualquer localização no desenho.
  4. Mova o cursor em torno do ponto de referência e uma linha amarela será desenhada na tela desde o ponto de referência até o ponto mais próximo.
  5. Execute um dos procedimentos a seguir:
    • Insira uma declividade. A declividade é aplicada entre o ponto de referência e o ponto na linha do recurso.
    • Aperte Enter em Inclinação e, então, insira uma inclinação. A inclinação será aplicada entre o ponto de referência e o ponto na linha do recurso.
    • Aperte Enter em Diferença e, então, insira a diferença de elevação. A diferença de elevação é aplicada entre o ponto de referência e o ponto na linha do recurso.

    A elevação atribuída ao ponto será exibida na linha do comando.