Para costurar superfícies (reparo e construção)

Utilize o comando Costurar para revelar as folgas e as arestas abertas e costurar as superfícies em uma superfície composta ou um sólido. No ambiente de reparo, as arestas podem ser de diferentes tamanhos ou não adjacentes entre si. No ambiente de construção, as arestas devem ter exatamente o mesmo tamanho e devem estar adjacentes entre si.

Uma operação de costura não é inserida no navegador.

Costurar superfícies

  1. Na faixa de opções, clique em Costurar.
    • Ambiente de reparo: guia Reparar painel Modificar Costurar
    • Ambiente de construção: guia Construção painel Superfície Costurar
  2. Com o seletor de seta na caixa de diálogo Costurar, selecione as superfícies:
    • Ambiente de reparo: para selecionar todo o corpo de uma só vez, selecione Corpo. Para selecionar superfícies individuais na janela de desenho, selecione Face. Em seguida, clique na janela de desenho.
    • Ambiente de construção: para selecionar todas as superfícies de uma vez, clique com o botão direito e clique em Selecionar tudo. Para selecionar uma ou mais superfícies individuais, clique na janela de desenho.
  3. Se apropriado, execute um dos procedimentos a seguir:
    • Ambiente de reparo: expanda a caixa de diálogo Costurar e ative/desative a análise de arestas tangentes.
    • Ambiente de construção: clique na guia Analisar da caixa de diálogo Costurar para ativar/desativar a análise de arestas tangentes e avaliar as arestas antes de costurá-las.
    Nota: A ativação da análise de arestas tangentes reduz o desempenho do sistema.
  4. Especifique a tolerância permitida entre arestas livres. No ambiente de reparo, defina Preencher as folgas menores que; no ambiente de construção, clique na guia Costurar e defina Tolerância máxima.
  5. No ambiente de reparo, selecione Manter como superfície para manter um volume fechado como uma superfície. Se essa opção não for selecionada, um volume fechado resultante da operação de costura se tornará um sólido. (Não disponível no ambiente de construção.)
  6. Clique em Localizar folgas restantes e arestas livres (ambiente de reparo) ou Aplicar (ambiente de construção).

    As arestas sem arestas adjacentes serão exibidas na cor vermelha. As arestas corretamente compostas são exibidas em preto. Na caixa de diálogo Costurar, uma lista exibe as arestas livres restantes e a folga máxima entre elas. Os pares de arestas livres que excedem parcialmente a tolerância máxima exibem a folga mínima em vermelho (que significa que a folga está na faixa da tolerância, mas não é fixa). As arestas livres que não têm pares não exibem nenhum valor de folga.

    • Para localizar uma folga ou aresta livre, clique com o botão direito em um item na lista e selecione Localizar na janela.
    • Para copiar o valor para a caixa de tolerância, clique com o botão direito do mouse em uma folga na lista e selecione Definir como tolerância.
  7. Para unir as superfícies em uma superfície composta ou um sólido, clique em OK (ambiente de reparo) ou Concluído (ambiente de construção).
  8. Para costurar as superfícies que falharam na primeira vez, inicie o comando e ajuste o valor de tolerância em Preencher as folgas menores que (ambiente de reparo) ou Tolerância máxima (ambiente de construção).

    Veja os pares de arestas restantes que deseja costurar e o menor valor de Folga máx. associada. Utilize o menor valor de Folga máxima como guia para inserir um valor Tolerância máxima. Por exemplo, uma folga máxima de 0,00362 deve ter um valor de 0,004 inserido para que a costura tenha êxito.

Transferir superfície (ambiente de reparo)

Você pode costurar um conjunto de seleção para um novo composto ou mover e costurar para um corpo selecionado.

  1. Na faixa de opções, clique na guia Reparar painel Modificar Transferir superfície. A caixa de diálogo Transferir superfície é exibida.
  2. Selecione um método para selecionar as superfícies:
    • Para selecionar uma ou mais superfícies individuais na janela de desenho, selecione Face.
    • Para selecionar todo o corpo de uma só vez, selecione Corpo.
  3. Selecione um dos destinos a seguir:
    • Para costurar a face ou o corpo ao corpo selecionado, selecione Corpo.
    • Para costurar a seleção a um novo grupo, selecione Criar novo composto.
  4. 4. Siga as demais etapas descritas anteriormente no procedimento de costura para preencher as folgas, manter um volume fechado como uma superfície e localizar folgas restantes e arestas livres, se apropriado.

Adicionar superfície (ambiente de reparo)

Você pode unir uma superfície a uma superfície composta existente.

  1. No navegador, clique com o botão direito do mouse em uma superfície composta. A caixa de diálogo Costurar: adicionar é exibida.
  2. Selecione um método para selecionar as superfícies a serem adicionadas à superfície composta ativa:
    • Para selecionar uma ou mais superfícies individuais na janela de desenho, selecione Face.
    • Para selecionar todo o corpo de uma só vez, selecione Corpo.
  3. Defina a tolerância de Preencher as folgas menores que.
  4. Se apropriado, ative a caixa de seleção Manter como superfície.
  5. Clique em Localizar folgas restantes e arestas livres para visualizar antes de unir. As arestas sem arestas adjacentes serão exibidas na cor vermelha. As arestas corretamente compostas são exibidas em preto. A lista de folgas máximas e arestas livres é exibida.
    • Para localizar a folga, clique com o botão direito do mouse em uma folga na lista e selecione Localizar na janela.
    • Para copiar o valor para a caixa de tolerância, clique com o botão direito do mouse em uma folga na lista e selecione Definir como tolerância.
  6. Clique em OK para unir as superfícies e formar um sólido ou uma superfície composta. Todas as arestas voltam à sua cor original.
  7. Para costurar as superfícies que falharam na primeira vez, inicie o comando e ajuste o valor na caixa Preencher as folgas menores que. Olhe para os pares de arestas restantes que deseja costurar e o menor valor associado Folga máxima. O valor Folga máxima é a maior folga que o comando Costurar considera para fazer uma aresta tolerante. Utilize o menor valor de Folga máxima como guia para inserir um valor Tolerância máxima. Por exemplo, uma folga máxima de 0,00362 deve ter um valor de 0,004 inserido na lista Tolerância máxima para permitir uma costura de sucesso.

Separar superfícies

Quando você separa superfícies no ambiente de reparo, uma operação não é inserida no navegador. No ambiente de construção, as superfícies selecionadas são removidas de um corpo e colocadas em pastas no navegador de acordo com o tipo de dados.

  1. Na faixa de opções, clique em Separar.
  2. Na janela de desenho, selecione as faces.
    • Para converter as faces para superfícies e manter o composto, separe um composto.
    • Para criar um novo composto, separe uma superfície composta ou um sólido.
  3. Clique em Aplicar.
  4. Quando a separação for concluída, clique em Concluir.

    No ambiente de construção, se faces individuais ou uma parte de um sólido ou de uma superfície composta forem selecionadas, todas as faces selecionadas serão combinadas em uma nova superfície composta se forem adjacentes entre si. Se não forem adjacentes, serão criadas superfícies individuais.