Sobre costura (reparo e construção)

Sobre costura (reparo e construção)

As superfícies que são originadas em outros sistemas CAD podem ter dados inconsistentes ou outras irregularidades que requerem correções. Para obter melhores resultados, analise as superfícies antes de usá-las no ambiente de peças. No ambiente de reparo, utilize o comando Localizar erros; no ambiente de construção, use o comando Verificação da qualidade.

Costura em ambientes de reparo, construção e peças

O comando Costurar tem funções e resultados diferentes nos ambientes de reparo e de peças:

Superfícies
Ambiente de reparo
Usa somente superfícies.
Ambiente de construção
Usa somente superfícies de construção.
Ambiente de peças
Usa somente superfícies e superfícies compostas.
Operações
Ambiente de reparo, construção e peças
Analisa e marca as arestas da superfície para mostrar quais delas podem ser unidas para formar uma superfície composta. As ferramentas especializadas corrigem os erros dos dados.
Navegador
Ambientes de reparo, construção
Nenhuma operação foi criada. As operações não são paramétricas e não têm histórico.
Ambiente de peças
As superfícies compostas criam uma operação de compostas e aparece um ícone no navegador. Como as outras operações, podem ser usadas em operações de edição paramétrica, como recuperações suprimidas.

Vantagem para selecionar todas as superfícies

Na maioria dos casos, é possível costurar todas as superfícies em uma superfície composta ou em um corpo sólido no ambiente de reparo ou construção. (No ambiente de construção, é possível copiar para o ambiente de peças em um único corpo, ou se necessário, alguns corpos. Neste caso, use a opção Todas as superfícies. Para aumentar a velocidade do processamento, essa opção não realça cada superfície selecionada na janela de desenho.)

Uma vez selecionadas, é possível analisar as superfícies para identificar as faces que não podem ser costuradas ou que apresentam folgas e, a seguir, costurar as superfícies disponíveis.

Nota: Durante a operação de compostas, são tida em conta as arestas exteriores das superfícies selecionadas. Ao costurar, é importante selecionar todas as superfícies circundantes para que sejam calculadas no compostas. Selecionar apenas duas superfícies por vez pode gerar resultados não desejados.

Uso de superfícies que não podem ser costuradas formando uma superfície composta

Quando Costurar é usado para analisar superfícies no ambiente de reparo, os resultados da análise aparecem na visualização como arestas de superfície marcadas por cores.

  • As arestas pretas são unidas a superfícies adjacentes para formar uma superfície composta.
  • As arestas vermelhas de uma superfície composta indicam as arestas livres de uma superfície. As arestas vermelhas também indicam a aresta externa da superfície composta se esta não tiver um volume.
  • As arestas magenta são unidas às arestas adjacentes, mas estas arestas não são tangentes. É possível usar as superfícies, mas as arestas cerca da tangente podem não ser adequadas para algumas operações de projeto, como a criação de uma casca.
Pode ser necessário corrigir as superfícies para remover as folgas ou para verificar se as arestas estão dentro das tolerâncias para criar uma superfície composta corretamente.
Dica: Não é possível editar superfícies compostas fora do ambiente de reparo. Certifique-se de que existem superfícies compostas para as edições necessárias no ambiente de peças.
Agrupar superfícies ou transferir para um grupo diferente (somente ambiente de reparo)

No ambiente de reparo, utilize o comando Transferir superfície para selecionar faces ou corpos e mover para um novo composto ou costurar em um corpo selecionado. Você também pode clicar com o botão direito do mouse em uma superfície composta no navegador e usar o comando do menu de contexto Adicionar superfície para costurar uma superfície selecionada à superfície composta ativa.