Para verificar e corrigir dados importados (ambiente de construção)

Você pode utilizar o comando Verificação da qualidade, corrigir dados convertidos e usar Copiar para construção durante a análise.

Usar Verificação da qualidade

Utilizando o comando Verificação da qualidade, execute somente as análises necessárias. É possível interromper a análise de grandes conjuntos de dados e continuar mais tarde. Os dados analisados anteriormente não serão analisados novamente, mas é possível apagar os resultados do diagnóstico.

  1. No navegador de peças, clique duas vezes na pasta Construção para acessar o ambiente de construção.
  2. Selecione sólidos ou superfícies a serem examinados usando um destes métodos:
    • Na faixa de opções, clique na guia Construção painel Gerenciar Verificação da qualidade.
    • Na janela de desenho, selecione dados (sólidos e superfícies).
    • No navegador, clique com o botão direito do mouse em um nó de grupo e selecione Verificação da qualidade.
    • Na janela de desenho, arraste uma janela para selecionar sólidos ou superfícies. Clique com o botão direito e selecione Verificação da qualidade.
  3. Selecione Examinar para verificar os dados.

Reajustar face (corrigir) dados convertidos na verificação da qualidade

Reajustar face é uma operação do comando Verificação da qualidade que tenta corrigir entidades dentro de um valor de tolerância especificado pelo usuário. O comando Reajustar face só é ativado quando o sistema determina que a face selecionada no navegador Diagnóstico do problema pode ser corrigida.

  1. Importar dados IGES ou STEP.
  2. Clique com o botão direito na pasta Construção no navegador e selecione Editar construção.
  3. Na faixa de opções, clique na guia Construção painel Gerenciar Verificação da qualidade.
  4. Selecione uma entidade que deseja corrigir na caixa de diálogo Verificação da qualidade. É necessário selecionar um corpo de face individual. Se você selecionar um corpo com várias faces, um sólido ou uma superfície composta, o comando Reajustar face não estará disponível.
  5. Selecione ou insira um valor de Tolerância máxima. Esse é o valor máximo que o sistema pode desviar da face selecionada para gerar uma nova face durante o processo de correção.
    Nota: Recomendamos que um valor pequeno seja usado. Esse campo geralmente é preenchido pelo fator de tolerância do arquivo IGES ou STEP. Se a face não for reparada, aumente aos poucos o valor da tolerância. Isso assegura que a integridade original da superfície será mantida.
  6. Clique em Reajustar.
  7. Uma vez finalizado o processo, a área Descrição é atualizada e exibe o número de corpos com os quais se trabalhou e o número de problemas corrigidos.
    Nota: Um corpo pode ser listado em vários problemas conhecidos e a correção de uma única face pode resolver vários problemas.

    Se nenhuma alteração for feita na tentativa de correção, a mensagem "Correção sem êxito" será exibida na área Descrição. Nesse caso, execute o comando Reajustar novamente e especifique um valor de tolerância maior.

    Se necessário, é possível desfazer todas as tentativas de correção.

Usar Copiar para construção

Use Copiar para Construção para verificar ou corrigir dados importados com erros. Copiar para Construção duplica uma operação base (uma superfície ou um sólido) no ambiente de construção, onde podem ser usados comandos especiais para análises e correções. É possível redefinir a operação no ambiente de peças para que substitua os dados antigos pelos dados corrigidos.

É possível usar esse procedimento para atualizar um modelo de peça com as alterações feitas em uma operação base gerada por arquivos IGES, STEP ou SAT.

Nota: Por padrão, o Inventor aplica o nome da peça (nome de arquivo da peça inserida) aos nós de arquivo do navegador, enquanto outros sistemas CAD podem aplicar a propriedade do número da peça. Quando um arquivo STEP é importado para o Inventor, o nome desse arquivo pode não coincidir com o nome do sistema CAD que o gerou. Para evitar confusões, use Renomear nós de navegador para especificar o plano de denominação dos nós do navegador.
  1. Abra um arquivo STEP, SAT ou IGES. Será criada uma operação base no navegador de peças.
  2. Clique com o botão direito na operação base e selecione Copiar para Construção. Será criada uma operação duplicada no ambiente de construção.
  3. No ambiente de peças, clique com o botão direito na operação base e selecione Desativar operações. A cópia da construção permanecerá visível.
  4. No navegador, clique duas vezes na pasta Construção para acessar o ambiente de construção. Clique para expandir os grupos de construção. A cópia tem o mesmo nome de grupo que aquele da operação base do ambiente de peças.
  5. use os comandos da guia Construção para analisar e corrigir os erros dos dados.
  6. Clique com o botão direito na pasta Construção e selecione Concluir construção.
  7. No ambiente de peças, os dois corpos estarão visíveis, um sobreposto ao outro. Clique na operação base desativada com o botão direito e selecione Reativar operações.
  8. Clique na operação base com o botão direito e selecione Redefinir. A operação base será redefinida com os dados de construção corrigidos.

A cópia da construção é consumida pela operação redefinida, mas o grupo permanece no navegador de construção.