Avanços e Velocidades

Utilize o diálogo Avanços e Velocidades para especificar os avanços e velocidades de eixo da máquina ferramenta. Você pode utilizar o diálogo Avanços e Velocidades para fazer alterações nos valores de Velocidade de Superfície e Avanço/Dente num percurso ativo calculado sem a necessidade de recalculá-lo.

Clique na guia Início > painel Configuração do percurso > Avanços e Velocidades para exibir a caixa de diálogo Avanços e Velocidades.

O diálogo Avanços e Velocidades apresenta as seguintes configurações:

Percurso — Exibe o nome do percurso ativo cujos avanços e velocidades são descritos.

Material — Exibe o material especificado pela ferramenta.

Ferramenta — É o mesmo Nome exibido na guia Ponta do diálogo Ferramenta.

Tipo — Selecione o tipo de percurso cortado com essa ferramenta. Essa seleção carrega os dados de corte da ferramenta especificados na guia Dados de Corte da ferramenta ativa. Também gera saída de um registro para o arquivo de corte para o pós-processador, que pode ser utilizado por exemplo para selecionar diferentes tolerâncias de suavização no CNC.

Operação — Selecione o modo de corte da ferramenta. Isso permite configurar as propriedades de ferramenta/material para diferentes operações de percurso.

Este não é um parâmetro, portanto não configura a operação de percurso real. Carrega os dados de corte da ferramenta especificados na guia Dados de Corte da ferramenta ativa.

Tabela de dados de corte — Exibe os valores de dados de corte especificados no diálogo Editar dados de corte da ferramenta ativa.

— Clique para exibir o diálogo Ferramenta para a ferramenta ativa.

— Clique para aplicar os valores dos Dados de Corte da ferramenta ativa para esse diálogo.

Refrigeração — Selecione o tipo de refrigeração.

Compensação do Ressalto — Selecione para reduzir a profundidade de corte quando extensões são ajustadas. A distância de projeção da ferramenta para fora do suporte pode ter um grande impacto na vida útil da ferramenta, especialmente para fresas de carbeto sólido. Ressalto excessivo aumenta a deflexão e vibração da ferramenta, o que aumenta a taxa de desgaste. A maioria dos fabricantes de ferramentas fazem recomendações específicas semelhantes a: ap' = ap * (4Dc/len)2, onde:

Tipicamente, essa correção não é realizada para fresas de inserto indexável pois o comprimento é pré-determinado pela construção da ferramenta. No entanto, se extensões forem instaladas, algum tipo de redução deve ser feita.

Propriedade de Ferramenta/Material — Insira as condições de corte de ferramenta e material.

Velocidade de Superfície — Insira a velocidade da ferramenta durante remoção de material. A velocidade de superfície representa a taxa em que as arestas cortantes da ferramenta podem ser movidas pelo material. Quaisquer alterações realizadas no valor de Velocidade de Superfície recalculam a Velocidade de Rotação, Avanço de Corte e Avanço de Mergulho. Em cálculos, esse valor é representado pelo símbolo vc.

Avanço/Dente — Insira o avanço por dente. O avanço por dente é determinado pela construção da ferramenta, e pode ser limitado pela força das arestas cortantes ou pela habilidade da ferramenta em remover lascas. Quaisquer alterações realizadas no valor de Avanço/Dente recalculam o Avanço de Corte e o Avanço de Mergulho. Em cálculos, este valor é representado pelo símbolo fz.

Caso apenas um canal esteja especificado para a ferramenta, então Avanço/Dente é o mesmo que Avanço/Rev.

Profund. Corte Axial — Insira a profundidade de corte medida ao longo do eixo ferramenta. Tipicamente, esse valor determina o Passo Vertical máximo para usinagem Z constante e desbaste. O comprimento do canal de uma ferramenta sólida ou insertos ajustados limitam o valor máximo. Em cálculos, este valor é representado pelo símbolo ap

Prof. de Corte Radial — Insira a profundidade de corte medida normal ao eixo ferramenta. Tipicamente, esse valor determina o Passo Lateral para usinagem. Em cálculos, esse valor é representado pelo símbolo ae.

Diâmetro de Trabalho — Quando selecionado, o PowerMill corrige o diâmetro efetivo da ferramenta. Essas opções permitem fazer correções no diâmetro funcional da ferramenta. Por exemplo, ao realizar fresamento de superfície com uma ferramenta que não apresente ponta quadrada com uma profundidade de corte pequena, o diâmetro inteiro da ferramenta nunca acessa o material. Se a velocidade de rotação for calculada utilizando o diâmetro da ferramenta, a velocidade de superfície da porção da ferramenta no corte é menor que o esperado.

Profundidade de Corte — Insira a profundidade de corte. O PowerMill utiliza esse valor nos cálculos de velocidade de superfície ap.

Declive da Superfície — Insira a inclinação, a partir da horizontal, da superfície sendo usinada. A inclinação da superfície sendo usinada influencia o diâmetro efetivo da ferramenta. O PowerMill utiliza esse valor nos cálculos de velocidade de superfície.

Condições de Corte — Insira as condições de corte da máquina ferramenta.

Velocidade de Rotação — Insira a rotação do eixo, medida em revoluções por minuto. A Velocidade de Rotação é Velocidade de Superfície x 1000/3.14 x Diâmetro da ferramenta, ou como uma fórmula: n = Vc.1000/(.Dc).

Editar os valores de Velocidade de Rotação ou Velocidade de Superfície atualiza automaticamente o outro valor para refletir sua alteração.

Avanço de Corte — Insira o avanço de corte. O Avanço de Corte é Número de dentes x Avanço por dente x Velocidade de Rotação ou, como uma fórmula: Vf = Zn.fz.n.

Editar os valores de Avanço de Corte ou Avanço/Dente atualiza automaticamente o outro valor para refletir sua alteração.

Avanço de Mergulho — Insira a velocidade da ferramenta ao acessar o material, pronta para seus movimentos de corte. Em usinagem 3-eixos, esses movimentos são verticais. O Avanço de Mergulho é o Avanço de Corte x Fator de Avanço de Mergulho ou, como uma fórmula, Vp = Fp.V

Defina o Fator de Avanço de Mergulho na página Ferramentas > Avanços e Velocidades do diálogo Opções, disponível através de guia Arquivo > Opções > Opções de Aplicativo.

Avanço Rasante — Insira o avanço rasante para movimentos em linha reta do ponto A ao ponto B.

Caso tudo seja totalmente seguro, a máquina se move em avanço rápido, o que geralmente aparece como G0 no arquivo de saída. Para movimentos rasantes, a máquina executa um movimento linear (que movimentos G0 não garantem), normalmente G1 no arquivo de saída, numa taxa de avanço alta.

Calculado — Quando exibido, mostra valores calculados pelo PowerMill.

Editado — Quando exibido, mostra valores inseridos pelo usuário atual (ou outro usuário). Clique em para alterar para o valor calculado automaticamente.

Esse valor não é alterado quando você ativa uma nova ferramenta.

Recomendado — Exibe os valores especificados na guia Dados de Corte do diálogo Ferramenta.

Aplicar — Clique para aplicar os valores nesse diálogo ao percurso ativo. O botão não está disponível a menos que os avanços no diálogo sejam diferentes dos avanços do percurso ativo, estando visível quando os avanços precisarem ser aplicados ao percurso.

Fechar — Clique para fechar o diálogo sem atualizar os avanços.

Para maiores informações, consulte utilizando o diálogo de avanços e velocidades.

Para utilizar os avanços e configurações de refrigeração atribuídos à ferramenta, selecione guia Arquivo > Opções > Opções de Aplicativo > Ferramentas > Avanços e Velocidades > Carregar Avanço Automaticamente.