O MassFX para 3ds Max fornece um conjunto de ferramentas para adicionar simulações físicas realistas ao seu projeto. Este plug-in realça os fluxos de trabalho específicos ao3ds Max, utilizando modificadores e auxiliares para anotar os aspectos de simulação de sua cena.
Para ver alguns exemplos do que é possível fazer com o MassFX, assista a este vídeo:
As simulações do MassFX utilizam corpos rígidos: objetos que não mudam de forma durante a simulação. Cada corpo rígido pode ser um de três tipos:
Dinâmico: o movimento de objetos dinâmicos é controlado totalmente pela simulação. Eles estão sujeitos a gravidade, distorções de espaço da força e forças geradas pela colisão com outros objetos na simulação, incluindo objetos de tecido.
Cinemática: objetos de cinemática podem ser animados usando métodos padrão, mas não precisam ser; elas podem simplesmente ser objetos estacionários. Um objeto cinemático pode afetar os objetos dinâmicos na simulação, mas não pode ser afetado por eles. Um objeto cinemático pode alternar para o status Dinâmico em qualquer ponto durante a simulação.
Estático: objetos estáticos são como objetos cinemáticos, mas não podem ser animados. No entanto, podem ser côncavos, ao contrário de objetos dinâmicos e cinemáticos. São úteis como containers, paredes, obstáculos, e assim por diante.
Também disponível para uso em simulações está o modificador mCloth, que permite que os objetos de tecido participem totalmente em simulações.
A execução da simulação combina o resultado dos cálculos físicos com suas próprias animações predefinidas. O resultado é exibido completamente dentro das viewports, em tempo real ou em tempo quase real, dependendo da complexidade da cena.
Se você estiver usando o MassFX para configurar uma simulação para uso em um jogo ou outro projeto em tempo real, poderá exportar as configurações para carregamento em SDKs PhysX e APEX da NVIDIA.
Se você estiver usando o plug-in para agregar simulação a uma cena que será renderizada, é possível consolidar os resultados em quadros-chave de animação. Isso acelera o fluxo de trabalho (renderizações repetíveis mais rápidas), bloqueia os resultados (variações não esperadas) e permite ajustar a animação resultante conforme desejado. Mais tarde, se você precisar ajustar a simulação, é possível cancelar a consolidação da animação, restaurando a natureza dinâmica original da cena.
Recursos adicionais do MassFX incluem:
O visualizador MassFX exibe vários fatores de simulação, como velocidades e pontos de contato de objetos. Este recurso é inestimável para simulações de depuração.
Um corpo cinemático pode alternar para uma dinâmica em qualquer ponto na animação. Durante sua fase de cinemática, ele se comporta como se você o animasse e pode influenciar corpos dinâmicos, mas não respondem a eles. Por exemplo, é possível animar um personagem girando uma raquete de tênis até retornar um serviço. A seguir, depois que o corpo se torna dinâmico, ele responde a outros corpos e forças na cena. Por exemplo, o jogador de tênis pode acertar a rede acidentalmente, ponto no qual a raquete pode se tornar dinâmica e voar no ar, seguindo as leis da física.
O MassFX Explorer é uma versão especial do Scene Explorer dedicada a funcionar com simulações do MassFX.
Utilize restrições para permitir que os objetos restrinjam o movimento uns dos outros, por exemplo com uma porta com dobradiça.
Tópicos nesta seção
Usando o MassFx no 3ds Max
Esta seção fornece informações introdutórias e gerais sobre os conceitos e componentes elementares usados no MassFX. Se você nunca usou o MassFX antes, este é um ótimo ambiente para começar.
Referência do MassFX
Esta seção descreve cada item de menu, botão e parâmetro do plug-in. Se desejar ir direto ao assunto, pare de ler e vá brincar! Quando você tem uma dúvida sobre uma operação, é possível voltar aqui e pesquisar.