Utilize os recursos de espiral para criar molas de compressão ou roscas em um cilindro.
Novidades: 2021, 2024.2
Importante:
O comando Espiral usa um painel de propriedades para definir a operação. Se não estiver familiarizado com os painéis Propriedades do Inventor, consulte Sobre os painéis Propriedades para saber mais sobre o fluxo de trabalho, os comportamentos e as opções avançadas, como o menu do painel e as configurações avançadas. Tenha em mente que, à medida que você trabalha de cima para baixo no painel Propriedades, as seleções feitas em uma seção determinam as opções apresentadas na seção seguinte.
É possível criar Predefinições para operações de espiral usadas com frequência. Para saber mais sobre predefinições, consulte Para trabalhar com predefinições.
Os processos para a criação de molas e roscas são diferentes. Ambos os processos são considerados nas descrições de tarefas a seguir.
Criar uma mola helicoidal
- Clique na guia Modelo 3D painel Criar Espiral .
- No painel de propriedades Espiral, especifique o tipo de saída:
- Sólido. Cria uma operação de sólido a partir de um corte aberto ou fechado.
- Superfície. Cria uma operação de superfície a partir de um corte aberto ou fechado. Pode ser uma superfície de construção na qual outras operações terminam ou como uma ferramenta de divisão para criar uma peça dividida.
- Em Geometria de entrada, selecione o perfil que representa a seção transversal da operação de espiral. Com base nas informações acima, o perfil já pode estar selecionado.
Perfis. Selecione um ou mais perfis para criar o corpo da espiral.
Eixo. Clique no eixo de revolução. É possível utilizar a opção Inverter para reverter a direção da operação.
Nota: A opção Inverter reverte a direção do eixo. Utilize Rotação para ajustar a operação, se necessário.
- Em Comportamento, especifique os parâmetros para os campos exibidos, que podem incluir:
- Método: escolha entre Passo e revolução, Revolução e altura ou Passo e altura.
- Passo: especifica o ganho de elevação para cada revolução da hélice.
- Revolução: especifica o número de revoluções da espiral. Deve ser maior que zero, mas pode incluir uma fração (por exemplo, 1,5 voltas). O número de revoluções inclui quaisquer condições de finalização que você especificar.
- Altura: especifica a altura da espiral desde o centro do perfil no início até o centro do perfil no final.
- Conicidade: especifica o ângulo de conicidade, se necessário, para todos os tipos de espiral, exceto Espiral.
Rotação
- Esquerda
-
Direita
- Selecione os ângulos e os métodos de transição inicial:
Nota: Para ter uma espiral com extremidades naturais, sem transição, desmarque Início fechado e Final fechado.
- Início fechado. Especifica o tipo de extremidade inicial.
- Ângulo plano. Crie uma transição no passo da espiral. Por exemplo, insira um Ângulo de transição e um Ângulo plano (até 360 graus) para que permaneça vertical em uma superfície plana.
- Ângulo de transição. A distância (em graus) em que a espiral atinge a transição inicial (normalmente menos de uma revolução). O exemplo exibe a parte superior com um final natural e a extremidade inferior com uma transição de um quarto de volta (90 graus) e nenhum ângulo plano.
- Término fechado
- Ângulo plano. A distância (em graus) que a espiral é estendida depois da transição sem passos (plana). Fornece uma transição da extremidade da espira de revolução uma extremidade planificada. O exemplo mostra a mesma espiral do Ângulo de transição mostrado anteriormente, mas com um ângulo plano de meia volta (180 graus).
- Ângulo de transição. A distância (em graus) em que a espiral atinge a transição final (normalmente menos de uma revolução).
- Especifique Saída. Em operações base, os parâmetros de saída não são exibidos porque só há uma opção aplicável: unir. Quando há mais de um corpo no modelo, você tem a opção de unir, cortar, intersectar ou criar um novo sólido, conforme necessário.
Sólidos
- Se houver vários corpos sólidos, clique no seletor Sólido e escolha o corpo participante.
- Clique em OK ou em Aplicar para continuar criando operações de espiral adicionais.
Nota: Utilize a opção de Configuração avançada Manter esboço visível em (+) para continuar a usar o esboço de caminho para operações de espiral adicionais.
Criar roscas em um cilindro
Para criar roscas, primeiro crie um cilindro, um plano de trabalho e um eixo de referência para posicionar o perfil de rosca; em seguida, crie e posicione o perfil para as roscas e, por fim, corte as roscas.
- Crie um cilindro e operações de trabalho para posicionar as roscas. Coloque as operações de trabalho no centro do cilindro e perpendiculares à extremidade do cilindro.
- Crie um perfil usando os comandos da guia Esboço.
- Na guia Modelo 3D, no painel Criar, clique em Extrusão para aplicar uma extrusão ao perfil e converter em um cilindro.
- No navegador, clique no ícone Origem, selecione os planos de trabalho padrão, clique com o botão direito do mouse, e selecione Exibir.
- Crie e posicione o perfil para as roscas. Crie um plano do esboço no plano de trabalho perpendicular à extremidade do cilindro.
- Crie um esboço do perfil da rosca.
- Projete a silhueta e a aresta superior ou inferior do cilindro e o eixo de trabalho sobre o plano do esboço.
- Para posicionar a forma do perfil em relação ao cilindro, restringi-la e adicionar cotas. Normalmente o perfil está deslocado da extremidade do cilindro, de forma que as roscas sejam posicionadas corretamente na parte superior dele.
- Criar roscas. Para começar, crie um esboço de perfil que represente a seção transversal da operação de espiral. A seguir, utilize o comando Linha ou Eixo de Trabalho para criar um eixo de revolução para a espiral.
- Clique na guia Modelo 3D painel Criar Espiral .
- Em Geometria de entrada, especifique o perfil e o eixo de revolução.
- Especifique o comportamento: método e seus parâmetros, rotação e tratamento das extremidades.
- Em Saída > Booleana, selecione Cortar.
- Clique em OK ou em Aplicar caso queira continuar criando espirais.