Operações esboçadas incluem perfis e formas de extrusão, formas revolucionadas, varreduras, transições, espirais e nervuras.
Novidades: 2020.2
Alguns comandos usam painéis Propriedades e compartilham comportamentos comuns. Para obter mais informações sobre o uso do painel Propriedades e sobre comportamentos, consulte Sobre os painéis Propriedades e Para trabalhar com predefinições.
Uma operação de extrusão adiciona profundidade a um perfil aberto ou fechado ou uma região. Extrusões são elementos básicos para criar e modificar corpos sólidos em uma peça. Especifique a direção, a profundidade, o ângulo de conicidade e o método de terminação para a extrusão. As operações de extrusão podem criar novos corpos em um arquivo de peça com vários corpos. Um novo corpo sólido cria um corpo independente que pode ser editado como uma entidade separada. Um corpo sólido pode compartilhar operações com outros corpos sólidos.
As extrusões podem modificar corpos com uma operação de união, corte ou interseção; é possível utilizar as operações de montagem de extrusão para cortar outras peças.
Ao definir as extensões de terminação de operações de extrusão, é aconselhável usar as opções Distância, Distância-Distância e Para o próximo. Se o modelo for alterado e sua face de terminação específica não existir mais, recrie a extrusão. Se você especificar uma determinada distância ou a próxima face possível, a extrusão permanecerá intacta.
Ao criar extrusões em arquivos de peça de perfis abertos, é possível propagar as formas. A propagação de formas descreve soluções definidas usando a extensão das extremidades abertas do perfil e a forma do corpo. A propagação de formas gera uma operação sólida para as alterações de topologia no corpo da peça devido à edição de operações que estão em um nível superior da árvore de operações. A operação de extrusão não depende de um perfil definido por arestas de referência e linhas de esboço específicas.
O comando Revolução cria uma operação ou um novo corpo sólido girando um ou mais perfis de esboço em torno de um eixo. A revolução ao redor de um eixo do esboço gera operações de sólidos, como discos, cubos e espaços de engrenagem chanfrados. A revolução ao redor de um eixo deslocado a partir do esboço cria sólidos com furos, como arruelas, frascos e conduítes.
Também é possível utilizar o comando Revolução para criar operações com simetria radial, como, por exemplo, contêineres cilíndricos ou anéis de vedação. Essas operações podem definir a forma geral de uma peça (uma operação base) ou se tornar detalhes como rebarbas, tramas ou escoras.
Se você criar uma operação de montagem, somente serão suportadas as operações de corte e de resultado sólido. As operações de montagem de revolução possibilitam cortar outras peças.
A superfície pode ser criada a partir de um perfil de revolução e, em seguida, utilizada como plano de terminação para outras operações ou como ferramenta de divisão para uma peça dividida.
É possível utilizar um perfil aberto ou fechado para criar uma superfície, que poderá ser usada como superfície de construção ou para projetar formas complexas.
Para criar operações ou corpos de varredura, mova um corpo sólido ou um ou mais perfis de esboço ao longo de um caminho. Se você desejar usar vários perfis, eles deverão estar no mesmo esboço. O caminho pode ser um contorno aberto ou fechado.
Geralmente, uma operação de varredura de perfil requer um esboço de perfil e um esboço de caminho em planos que fazem interseção. O caminho pode ser um esboço não consumido ou uma aresta de modelo existente. Uma varredura sólida requer um corpo sólido e um esboço de caminho ou uma aresta de modelo para definir o caminho. Para controlar a orientação do perfil de varredura, você pode manter o perfil constante em relação ao caminho ou paralelo em relação ao perfil original. Para controlar a escala e/ou torção de um perfil de varredura, selecione uma superfície de guia ou trilho de guia. A imagem a seguir mostra uma varredura que usa apenas caminho (esquerda), caminho e guia (centro), e caminho e superfície guia (direita).
As varreduras de caminhos tradicionais são utilizadas para objetos que têm perfis uniformes varridos por uma trajetória, como, por exemplo, ranhuras de gaxetas e cabeamento ou tubulação em uma montagem.
As varreduras de guia são usadas para objetos que apresentam perfis não uniformes com escalas ou torções ao longo de uma trajetória, como uma alça complexa.
As varreduras de caminhos tradicionais são utilizadas para objetos que têm perfis uniformes varridos por uma trajetória não plana. A torção do perfil deve manter uma determinada orientação para uma superfície selecionada, como uma operação de usinagem em uma peça cilíndrica.
As operações de transição mesclam vários perfis, chamados de seções, e os transicionam para formas suaves entre perfis ou faces de peças. As seções podem ser curvas em esboços 2D ou 3D, arestas de modelo ou contornos de face. É possível utilizar guias, ou uma linha de centro e mapeamentos de pontos, para controlar a forma e evitar a torção. Para transições abertas, uma ou as duas seções de extremidade podem ser um ponto pontiagudo tangente. A elevação pode produzir corpos sólidos ou de superfície.
A elevação pode ser usada para criar formas orgânicas e complexas para os setores automotivo, marítimo e de produtos de consumo. Use Elevação para:
Uma espiral cria um corpo ou uma operação helicoidal, como uma mola ou roscas em uma superfície cilíndrica. Uma espiral pode ser um novo corpo em uma peça com vários corpos.
Para criar roscas, especifique um perfil de espiral que represente a forma da rosca e utilize o ponto central do cilindro para criar o eixo de rotação.
É possível usar a operação Espiral para criar molas. Para projetar modelos de mola reais por meio de cálculos, use geradores de mola, disponíveis na guia Projeto, painel Mola de montagens.
Use Nervura para criar nervuras (formas de suporte fechadas de paredes finas) e tramas (formas de suporte abertas de paredes finas) usando um perfil aberto ou fechado.
As nervuras podem ter uma espessura perpendicular ao plano do esboço e estender o material plano ao esboço. As nervuras também podem ter uma espessura plana com relação ao esboço e estender o material como perpendicular ao plano do esboço.
Defina a seção transversal de uma nervura ou trama usando um perfil aberto ou fechado. Você pode projetar o perfil para a face seguinte e definir sua direção (para especificar a forma de uma nervura ou trama) e espessura. É possível adicionar uma inclinação de faces ou operações de ressalto para tramas.
Para criar uma rede de nervuras, especifique vários perfis com ou sem interseção em um esboço. A mesma espessura (e a inclinação, se especificada) será aplicada em toda a rede.