Uma peça de chapa de metal começa como uma peça plana de metal com uma espessura uniforme.
Para fins de fabricação, os detalhes como raios da vergadura e tamanhos de alívio normalmente são os mesmos em toda a peça. Especifique os valores destes detalhes e, a seguir, o software os aplicará enquanto você criar o projeto. Por exemplo, ao criar um flange, a dobra é adicionada automaticamente.
Para fins de fabricação, é necessário converter o modelo dobrado em uma planificação. Em seguida, é possível alternar entre a vista dobrada do modelo e a vista planificada, confirmando o nó Modelo dobrado ou Planificação do navegador.
Importante:
- A massa e o volume de uma peça de chapa de metal são obtidos com mais precisão a partir da planificação. O momento de inércia deve ser calculado com base na forma dobrada final.
- É possível utilizar os métodos de projeto descendentes para criar vários corpos de chapa de metal em um único arquivo de peça. O comando Criar Planificação não está disponível para peças com vários corpos. É necessário usar o comando Criar Componentes ou Criar Peça para criar peças derivadas que possam ser aplainadas.
É possível adicionar operações à planificação para fins de limpeza. Essas operações costumam ser realizadas para dar suporte a práticas de fabricação específica de cada oficina. As operações adicionadas à planificação com os comandos disponíveis na guia Planificação não são exibidas quando você vê o modelo no estado dobrado.
Planificações ricas em informações de fabricação podem ser criadas e documentadas em desenhos com tabelas de furos, puncionamentos e dobras. Você pode exportar planificações para formatos padrão da indústria para a fabricação em CNC.
Ao utilizar peças de chapa de metal em modelos de montagem, os fixadores de chapa de metal estão disponíveis através do Gerador de componentes de conexões aparafusadas ou através do Centro de conteúdo.
Métodos para criar peças de chapa de metal
É possível criar peças de chapa de metal de várias formas.
- Crie uma peça de chapa usando o modelo de chapa de metal. O modelo utiliza as configurações para a espessura do material, o raio da vergadura e o alívio do canto. Use os comandos de esboço a fim de criar um perfil para uma face base ou um flange de contorno inicial. A seguir, saia do esboço e crie sua própria operação de chapa de metal e, a seguir, adicione as operações de chapa de metal adicionais necessárias para completar sua peça.
- Crie uma peça normal com uma espessura uniforme e, a seguir, converta-a em uma peça de chapa de metal. A especificação de uma peça como chapa de metal exibe a guia Chapa de metal e adiciona parâmetros específicos de chapa de metal à lista de parâmetros.
Também é possível converter a peça de chapa de metal em uma peça padrão. Esse procedimento fecha a guia chapa de metal e restaura os comandos e o ambiente de modelagem padrão de peças. A conversão de uma peça de chapa de metal em uma peça padrão exclui automaticamente a planificação de chapa de metal. Sempre que você excluir uma planificação em uma peça de chapa de metal, você também excluirá todas as vistas de planificação em desenhos associados.
Nota: Ao usar essa técnica, verifique se a espessura da folha modelada está de acordo com a configuração dos parâmetros de espessura do material. Depois de converter uma peça em chapa de metal, é recomendável substituir os valores de cotas e de parâmetros que controlam a espessura da chapa de metal pelo parâmetro Espessura. Por exemplo, em uma operação de extrusão, utilize Espessura como valor de extrusão com o método de extensão Distância. O parâmetro Espessura atualiza a espessura da peça quando você altera a regra de chapa de metal ou quando substitui a espessura manualmente na caixa de diálogo Padrões de chapa.
- Para criar uma peça de chapa de metal que siga um conjunto específico de condições, construa uma série de superfícies, costure-as juntas mais tarde e, depois, espesse-as.