Sobre o diálogo Nuvem de Pontos

Utilize o diálogo Nuvem de Pontos para visualizar e editar os detalhes de um item de Nuvem de Pontos.

Nota: A caixa de diálogo Nuvem de pontos somente está disponível durante a criação de inspeções para máquinas manuais e CNC.

Para exibir o diálogo, clique duas vezes na entrada do item na sequência de inspeção ou selecione sua entrada e pressione as teclas Alt+Enter.

O diálogo apresenta as seguintes configurações:

Nome — Insira um nome para o item. O nome é utilizado na sequência de inspeção, nas guias Relatório e Info, e ao referenciar o item em outros itens.

Sistema de coordenadas — Selecione o alinhamento relativo ao qual as medições do item devem ser reportadas.

Para especificar o alinhamento durante a inspeção, selecione <Alinhamento Ativo>. Você pode, então, selecionar o alinhamento na lista Alinhamento Ativo, ou adicionando um item de Alinhamento Ativo à sequência de inspeção.

Número de pontos — Especifica o número de pontos na nuvem de pontos.

Número de diâmetros únicos — Especifica o número de apalpadores diferentes utilizados para medir os pontos na nuvem de pontos.

Diâmetros de apalpador — Especifica o diâmetro dos apalpadores utilizados para medir os pontos na nuvem de pontos. Esse valor é utilizado para calcular o offset do centro do apalpador a partir da superfície do apalpador. Para especificar o diâmetro do apalpador para uma nuvem de pontos importada, clique em , insira o diâmetro na caixa Novo diâmetro do apalpador, e clique OK.

Saída no relatório — Selecione essa caixa de verificação para exibir o seguinte no relatório:

Visível — Selecione essa caixa de verificação para exibir a nuvem de pontos na tela CAD. Desmarque a caixa de verificação para ocultar a nuvem de pontos.

Comentários — Utilize essa caixa para registrar informações adicionais sobre a nuvem de pontos.

Pontos – Lista os detalhes de cada ponto na nuvem de pontos. Para remover pontos da nuvem de pontos, selecione suas entradas na lista e clique em Apagar Pontos.

Projeção — Mostra a distribuição de desvios com relação à nominal CAD.

Clique em:

Tolerâncias — Insira um valor na caixa Tol. Inf e na caixa Tol. Sup para especificar o intervalo dentro da tolerância para a nuvem de pontos. Quando você tiver especificado as tolerâncias para uma nuvem de pontos:

Offset — Especifica o offset de superfície dos pontos na nuvem de pontos. O offset é normal à superfície no ponto capturado, com valores positivos resultando em offset na direção do apalpador.

Ondulação — Ondulação descreve as irregularidades com grande espaçamento que podem resultar de problemas com o processo de manufatura, como por exemplo vibração da máquina. Para cada ponto, o PowerInspect calcula a diferença entre os pontos mais alto e mais baixo adjacentes dentro de um diâmetro especificado. Ele, então, reporta o número de diferenças dentro de um valor máximo especificado como uma porcentagem do total de pontos: quanto mais alto for o percentual de ondulação, mais suave será a superfície.

Nota: Para permitir que o PowerInspect calcule a porcentagem de ondulação, você precisa marcar a caixa de seleção Calcular ondulação na guia Ponto de Inspeção do diálogo Parâmetros de Medição.

Configure:

Clique OK para fechar o diálogo e salvar suas alterações.