Crie um conjunto de equipamentos mecânicos quando quiser usar bombas operando em condições paralelas. Para permitir um dimensionamento da tubulação mais preciso, o fluxo equivalente é calculado em duas ou mais bombas, com base no número das bombas em operação no conjunto.
Ao criar um conjunto mecânico, é possível especificar o número de bombas em operação e o número de bombas em espera. Essa informação é usada pelos cálculos de fluxo e de queda de pressão para o dimensionamento adequado das ramificações e do cabeçote do conjunto de bombas.
Se o conjunto de bombas paralelas incluir um cabeçote com tampas em ambas as extremidades, o fluxo em todo o comprimento do cabeçote será o mesmo que o fluxo do sistema. O cabeçote pode ser superdimensionado selecionando apenas os componentes no cabeçote e aplicando a ferramenta de dimensionamento com uma velocidade menor que a usada no resto do sistema.
O fluxo calculado do conjunto de bombas corresponde ao fluxo do sistema. A queda de pressão calculada do conjunto de bombas é igual à queda de pressão calculada do caminho crítico da tubulação de ramificação de bombas. Use o Navegador do sistema para ver informações sobre os conjuntos de bombas. As informações do conjunto de bombas também são exibidas no relatório de perda de pressão dos sistemas de tubulação.
Antes de criar um conjunto de bombas, certifique-se de ativar a análise das redes de tubulação hidrônicas de contorno fechado na caixa de diálogo Configurações mecânicas.
As bombas selecionadas são adicionadas ao conjunto de bombas.
Quando você cria um conjunto de bombas pela primeira vez ou quando adiciona bombas a um conjunto de bombas existente (mesmo que algumas estejam em espera), todas as bombas estão em operação.
Remova as bombas dos conjuntos mecânicos quando não forem mais necessárias. Ao remover bombas de um conjunto, você deve deixar, pelo menos, duas bombas no conjunto para que ele permaneça válido.
Ao remover uma bomba, todas as bombas restantes ficam em operação, mesmo que algumas já estejam em espera.