Implementação Adicionar operandos do modificador booliano

Após um modificador booleano ser aplicado a um objeto base, é possível utilizar a implementação Adicionar operandos para executar uma operação booleana. Basta clicar em um dos botões de operação booliana e começar a selecionar operandos (objetos) na sua cena.

Nota: A ação de adicionar operandos a um modificador Booliano que crie dependência circular pode gerar resultados inesperados.
Nota: Vários elementos sobrepostos gerados pelo modificador Matriz podem ser usados como operandos no modificador Booliano.

Interface

União
Unifica o volume de ambos os objetos. A parte da interseção ou sobreposição da geometria é descartada. Os operandos com União aplicada são realçados em verde quando exibidos na viewport.
Nota: As operações de união são compatíveis com operandos coplanares (operandos com faces perfeitamente alinhadas, de modo que estejam em contato, mas não sobrepostas).
Interseção
Efetua a interseção com a sobreposição de volume comum a ambos os objetos originais. O resto da geometria é descartada. Os operandos com Interseção aplicada são destacados em amarelo quando exibidos na viewport.
Subtrair
Remove o volume de interseção do objeto base (originalmente selecionado). Essa operação também é conhecida como diferença. Operandos com a operação Subtrair aplicada são realçados com contorno azul quando exibidos na viewport.
Nota: As operações de subtração são compatíveis com operandos coplanares (aqueles com faces perfeitamente alinhadas, de modo que estejam em contato, mas não sobrepostas).
Dividir
Insere novas arestas no objeto base ao longo da interseção dos operandos.
Nota: As operações de divisão são compatíveis com operandos coplanares (aqueles com faces perfeitamente alinhadas, de modo que estejam em contato, mas não sobrepostas).
Mesclar
Faz a interseção e combina duas malhas sem remover nenhum polígono original. As novas arestas são criadas onde os objetos efetuam a interseção. Isso pode ser útil nos casos em que você precisa remover partes da malha de forma seletiva. Os operandos com a opção Mesclar aplicada são realçados em roxo quando exibidos na viewport
Anexar
Combina vários objetos em um, sem afetar a respectiva topologia; eles permanecem essencialmente separados dos elementos do objeto composto. Os operandos com a opção Anexar aplicada recebem um contorno na cor laranja quando exibidos na viewport.
Inserir

Subtrai a forma delimitadora do Operando B (o operando recém adicionado) do Operando A (o resultado atual), mantendo a forma do Operando B intocada pela operação. Os operandos com a opção Inserir aplicada são realçados em vermelho quando exibidos na viewport.

A ação Inserir trata o primeiro operando como um volume líquido, de modo que, se houver um furo no operando inserido ou alguma outra forma do “líquido” entrar no respectivo volume, ele o fará.

Usar referência dinâmica
Com essa opção desativada (padrão), incorpora a geometria do operando e transforma no modificador booliano. Em outras palavras, o operando é capturado. Como resultado, o operando fica oculto na cena e é removido do Explorador de cenas. O operando só pode ser acessado a partir da pilha do modificador. Quando os operandos capturados são adicionados à Lista de operandos, é exibido um ícone capturado junto ao nome do operando.
Com essa opção ativada, os operandos são tratados como referências dinâmicas. Neste cenário, a geometria referenciada do operando fica oculta na cena, mas se mantém acessível no Explorador de cenas, permitindo uma manipulação mais direta do objeto.
Importante: É preciso ativar ou desativar a opção Usar referência dinâmica antes de adicionar operandos. A caixa de seleção não tem efeito em operandos já adicionados à lista de operandos.
Se você tiver um booliano complexo com muitos operandos, o uso de referências dinâmicas poderá desorganizar o Explorador de cenas. Além disso, quando são incluídas referências dinâmicas na cena, a cada vez o booliano recalcula a necessidade de avaliar todas elas, possivelmente retardando o desempenho da cena. No entanto, as referências dinâmicas podem ser vantajosas em contextos de animação procedural nos quais seja preciso animar operandos específicos.
No exemplo a seguir, a opção Usar referência dinâmica é ativada antes de adicionar o operando Sphere001, que é subtraído de Box001. O Sphere001 ainda está acessível no Explorador de cenas após ter sido adicionado à lista de Operandos.
Ocultar referência
Oculta automaticamente os operandos adicionados à lista de operandos. Essa opção está ativada por padrão.

Tópicos relacionados