Modificador de matriz

O modificador paramétrico Array permite criar matrizes usando quatro métodos Distribution. Seu conjunto de ferramentas expansivo inclui controles de transformação e randomização, além de parâmetros para ajustar IDs de material e dados de UV.

Com um conjunto de ferramentas expansivo e uma localização na pilha, o modificador Array fornece flexibilidade adicional não encontrada no comando Array. O mais importante é que esse modificador é paramétrico, permitindo ajustar parâmetros após uma matriz ter sido criada.

O modificador Array é especialmente útil em contextos de modelagem procedural. Por exemplo, é possível criar uma matriz para modelar rapidamente detalhes ou ornamentos:
Quando aplicado a uma malha ou spline, o modificador Array cria clones com base no método Distribution selecionado. Você pode optar por duplicar e distribuir clones usando os métodos a seguir:

Observações e dicas:

Para obter melhores resultados com o modificador Array, tenha em mente estes pontos:
  • Problema: Quando é usado o método de Distribuição de spline ou o método de Distribuição de superfície, a clonagem de uma matriz com o uso de Shift + arrastar produz resultados inesperados.

    Após a ação de arrastar, o clone não é colocado na localização do cursor. Em vez disso, ele é colocado na parte superior do objeto de matriz original, dificultando a distinção entre a matriz e o clone.

    Solução: crie um clone da matriz e outro da spline de referência. Selecione o clone da matriz e defina o da spline como sua referência.

  • Problema: Quando os objetos usam o modificador Matriz com referências a outros objetos (ou seja, usando o método de Distribuição de spline, o método de Distribuição de superfície ou quando o método de Distribuição de filotaxia está definido para usar uma Spline de distribuição), determinados usos do objeto na matriz podem produzir resultados inesperados.

    Por exemplo, Objetos compostos que usem objetos de matriz como subobjetos ou o modificador Booleano que use o objeto de matriz como operando podem fazer com que os elementos na matriz mudem de posição quando selecionados inicialmente ou quando a spline, a superfície ou o nó modificado pela matriz se movimentar no espaço.

    Solução alternativa: converta o objeto modificado pela matriz em Polígono editável ou Malha editável antes de usá-lo em um objeto Composto ou modificador Booleano.

Procedimentos

Os exemplos de fluxo de trabalho a seguir destacam os diferentes métodos Distribution: