Implementação Operandos do modificador booliano

A implementação Operandos do modificador booliano fornece controles para editar e organizar seus operandos boolianos.

Interface

1 - Objeto base
O objeto base está no topo da lista de operandos e chama-se [Base Object]. É possível arrastar esse operando para outra localização na lista de operandos.
2 - Operação booliana
Altera a operação booliana do operando selecionado.
3 - Operando capturado ( )
Indica que o operando booliano é capturado como parte do modificador Booliano.
Os operandos capturados aparecem na lista Operandos e são indicados pelo ícone capturado . No exemplo a seguir, o Operando 2 é uma esfera. Clique na esfera na Pilha de modificadores para ajustar o raio da esfera e retornar ao modificador Booliano. Para obter mais informações sobre operandos capturados e referências dinâmicas, consulte o parâmetro Usar referência dinâmica na implementação Adicionar operandos do Modificador booliano.
A seleção de um operando capturado na lista Operandos faz com que ele apareça na pilha de Modificadores, onde uma linha separa o objeto base do modificador booliano do operando selecionado. Quando vários modificadores são aplicados a um operando, essa linha ajuda a destacar sua seleção. A linha é cinza quando o operando capturado ou seus modificadores são instanciados, caso contrário; ela é verde azulado.
Nota: Você deve recolher o modificador Booliano na pilha de Modificadores antes que ele seja arrastado e solto em uma nova localização na pilha.
4 - Lista de operandos
Os operandos adicionados à operação booliana são exibidos na lista.
É possível utilizar um grupo de objetos com o modificador booliano. Todos os objetos no grupo são adicionados à lista em uma pasta integrada. No exemplo a seguir, um grupo de três esferas chamado <Grupo 1> foi adicionado ao booliano ao mesmo tempo. Eles são aninhados em uma nova pasta com o mesmo nome:
É possível selecionar um ou vários operandos com a tecla Shift e arrastá-los para uma nova posição na lista Operandos, inclusive em uma pasta. Quando os operandos são reordenados, o booliano recalcula operandos usando a nova ordem.
Importante: A topologia da superfície dos operandos deve estar intacta. Quando um operando não está vedado, um indicador de triângulo de pontos aparece junto a ele na lista Operandos:
Clique com o botão direito do mouse em um operando para acessar o menu do operando com as seguintes opções:
  • Extrair operando: remove o operando selecionado da operação.
  • Extrair cópia do operando: cria uma cópia do operando selecionado, removendo-o da operação.
  • Renomear operando: abre a janela Renomear operando, permitindo inserir um novo Nome do operando.
  • Alinhar giro: alinha o giro do operando selecionado em relação ao objeto base.
  • Selecionar objeto: quando a opção Capturar operandos está desativada na implementação Opções, o clique nessa opção seleciona o objeto de referência do operando.
  • Cortar: remove o operando da cena e o copia para a área de transferência.
  • Colar: cola um booliano de corte em um local de outra lista de operandos.
  • Colar em novo modificador booliano: cola um operando de corte em outro modificador booliano.
  • Criar objeto a partir do resultado: cria um novo objeto com base no resultado booliano. No exemplo a seguir, embora haja quatro operandos, o novo objeto baseia-se no resultado dos operandos selecionados.
  • Criar forma a partir da junção: cria uma nova forma com base na junção do operando selecionado. No exemplo a seguir, a forma baseia-se na interseção entre o operando selecionado e o objeto base.
5 - Desativar/Ativar operando
Ativa ou desativa a visibilidade do operando. Quando desmarcada, o operando não fica visível na viewport. Quando você adiciona um novo operando, sua visibilidade é ativada por padrão.
6 - Criar uma pasta
Cria uma pasta na lista de operandos. Qualquer operando selecionado quando a pasta é criada é adicionado automaticamente a ela.
7 - Botão Manipular operandos
Ativa os manipuladores boolianos em cada operando. Cada manipulador é um círculo codificado por cores. Os manipuladores permitem selecionar rapidamente um determinado operando sem usar as implementações.
A cor da estrutura de arame e do manipulador do operando muda conforme o tipo de operação booliana executada. No exemplo a seguir, a cada operando é atribuída uma operação diferente para ilustrar esse recurso: Subtrair , Dividir , Inserir e Mesclar .

8 - Excluir operandos
Exclui os operandos e/ou pastas selecionados da lista de operandos.

Tópicos relacionados